sexta-feira, julho 30, 2004

P.U.N.

Acabo de descobrir acidentalmente uma pérola, da autoria conjunta dos Gaiteiros de Lisboa e dos Vozes da Rádio, que não resisto a partilhar.

Começa assim:

Manifesto P.U.N.
O P.U.N. surge como um apelo à paz entre dois povos -Tripeiros e Mouros- olhando sempre Coimbra como uma alternativa politicamente correcta e descomprometedora. Pela união reeinvindicamos!


E depois vai por aí fora, com sugestões e reivindicações que, por vezes, roçam a genialidade, como esta:

Que, de uma vez por todas se institua o Bicalino como a designação nacional do café expresso, e o Pingaroto para designar Café com leite devendo, no Porto abandonar-se o termo Pingo-Cimbalino e em Lisboa o Garoto de máquina, para se passar a usar universalmente o termo Pingaroto de Bicalino.

Cidades Cantadas

A partir de hoje publicarei, de vez em quando, Cidades Cantadas por quem as tem entranhadas.

Começamos por Madrid e por Joaquín Sabina, que segundo a definição de um cozinheiro brasileiro louco (do restaurante El Sítio, no Môrro de S. Paulo, Bahia), é o mais genial cantautor bêbedo, drogado e mulherengo do mundo!

Quase que concordo com ele...

Pongamos que Hablo de Madrid
(Joaquín Sabina - Antonio Sanchez)

Allá donde se cruzan los caminos,
donde el mar no se puede concebir,
donde regresa siempre el fugitivo,
pongamos que hablo de Madrid.

Donde el deseo viaja en ascensores,
un agujero queda para mí,
que me dejo la vida en sus rincones,
pongamos que hablo de Madrid.

Las niñas ya no quieren ser princesas,
y a los niños les da por perseguir
el mar dentro de un vaso de ginebra,
pongamos que hablo de Madrid.

Los pájaros visitan al psiquiatra,
las estrellas se olvidan de salir,
la muerte viaja en ambulancias blancas,
pongamos que hablo de Madrid.

El sol es una estufa de butano,
la vida un metro a punto de partir,
hay una jeringuilla en el lavabo,
pongamos que hablo de Madrid.

Cuando la muerte venga a visitarme,
que me lleven al sur donde nací,
aquí no queda sitio para nadie,
pongamos que hablo de Madrid.

(Cuando la muerte venga a visitarme,
no me despiertes, déjame dormir
aquí he vivido, aquí quiero quedarme
pongamos que hablo de Madrid.)

quinta-feira, julho 29, 2004

Benchmarking

No último relato, as autoridades nacionais informaram sobre a existência de 35 fogos activos, que estavam a ser combatidos por 903 bombeiros e 128 viaturas, bem como 11 helicópteros pesados, 12 ligeiros e um avião espanhol.
 
Um dia antes, a França comunicou a Bruxelas que, dos cinco fogos existentes naquele país, quatro tinham sido extintos e o único existente estava a ser combatido por 950 bombeiros e 16 aviões.

Extraído do artigo:

O país a arder...
Portugal dispensa ajuda


Onde se pode ainda ler

«Portugal relatou que, após um exame minucioso da situação, concluiu que, pelo momento, a assistência oferecida pela Alemanha, Noruega, e Reino Unido não seria necessária»

e

Da ajuda internacional disponibilizada por cinco países europeus, as autoridades portuguesas aceitaram dois aviões Canadair gregos e um outro italiano, que chegaram terça-feira a Portugal e terão estado a operar durante a manhã desta quarta-feira.
A Alemanha ofereceu oito helicópteros, a Noruega um helicóptero e o Reino Unido um avião Lockhead Elektra L188, todos preparados com tanques de água para combater as chamas, na sequência do apelo feito por Portugal ao Centro de Informação e Monitorização da União Europeia, que está a coordenar a ajuda ao país.

 
Dispenso-me de fazer qualquer comentário adicional...

Santana, ainda tens muito que aprender...

O Fraga Iribarne, presidente vitalício da Galiza, há já muitos anos que se consegue manter na tona política, tendo mesmo sido ministro do Franco, executivo onde, entre outras áreas, controlava a informação. Essa longuíssima carreira política deve-se a várias razões mas uma das principais é a excelente gestão que consegue fazer da sua imagem e exposição mediática. Bem, se calhar ainda mais importante que isso é a Galiza ser um atraso de vida, cheia de velhinhas analfabetas vestidas de preto, mas essa questão já não é tão objectiva.

Eu confesso que em termos políticos o exagero me dá vontade de rir quando, dadas as posições ocupadas pelos comediantes, me deviam fazer chorar. Estou a lembrar-me do Alberto lá na Madeira ou da avalanche de inaugurações nas vésperas de eleições legislativas que ocorriam no nosso país até 1995, por exemplo. Como é que há pessoas que não vêem as coisas entrar-lhes pelos olhos dentro? Será que alguma vez vou ficar assim lorpa?

Cá vai mais uma notícia desse tipo

ESTUDIO DE AIDEKA E CCOO-GALICIA
TVG: maioría absoluta para Fraga
Do total de minutos dos que os líderes políticos gozaron nos informativos da Televisión de Galiza durante o período previo ás eleccións europeas do 13 de xuño pasado, o 70% do tempo era Manuel Fraga quen se dirixía ás cámaras. Fraga non só protagoniza os bloques electorais, senón que mesmo chega a aparecer algún día noutra media ducia de noticias do mesmo telexornal. Os datos saen do informe elaborado polo sindicato Comisións Obreiras en colaboración coa Asociación para a Investigación e o Desenvolvemento da Cultura Audiovisual.
 
In www.vieiros.com

quarta-feira, julho 28, 2004

Diálogos

O openDemocracy lançou uma nova iniciativa, muito interessante, chamada My America: Letters To Americans.

O conceito é simples - a partir de hoje e até às eleições presidenciais de Novembro (nos EUA, claro), vozes originais de todo o mundo (como eles lhes chamam) foram convidadas a escrever e enviar uma carta aberta a um cidadão americano por eles (os remetentes) escolhido, que, depois, lhes responde.

O openDemocracy agarra nestas cartas abertas e publica-as a par, semanalmente, no seu site.

O primeiro par de cartas está já publicado. Chama-se China’s past, America’s future? e os intervenientes são Wei Jingsheng (dissidente chinês, exilado nos EUA) e Anne-Marie Slaughter (Dean da Woodrow Wilson School of Public and International Affairs, Princeton University).

A acompanhar.

O Resistente

Caros amigos,

Acabo de me envolver numa salutar discussão com um blogger amigo, no blog dele.

Como eu estou a gostar muito da discussão, apesar de ser acerca de um tema que eu tinha jurado a mim próprio não retomar, queria-vos convidar a acompanhá-la e a juntarem-se a ela.

O post em causa é este. Venham, tragam amigos, discutam, polemizem e construam!

AMARAMÁLIA

Antes que me esqueça...

Na passada Sexta-feira fui a Cascais ver mais uma fantástica actuação da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo. Desta vez o espectáculo chama-se AMARAMÁLIA e é uma homenagem à cantora de fado com o mesmo nome (mas sem o AMAR, claro!!!). Ao génio de sempre do coreógrafo, Vasco Wellenkamp, junta-se um grupo de bailarinos jovens e cheios de energia, uma boa música (música original de Carlos Zíngaro e fados de Amália Rodrigues), cenários, figurinos e iluminação catitas num espaço muito especial, o Parque Palmela.

O espectáculo é GRÁTIS e volta a estar em palco nos próximos dias 30 e 31, Sexta e Sábado, pelas 22 horas (embora seja conveniente chegar por volta das 21.30 para arranjar um lugar em condições). 'Tá no ir pessoal, tá no ir...

O Parque Palmela fica mesmo ao lado do Estoril-Sol, não tem nada que saber. Se as temperaturas descerem dá jeito levar um agasalho porque o auditório é ao ar livre.

 
Ficha técnica e artística (para que conste e para render homenagem a todos)
Coreografia - Vasco Wellenkamp 
Música  -  Música original de Carlos Zingaro e fados de Amália Rodrigues
Figurinos - Liliana Mendonça
Cenografia - Wilson Galvão
Luzes - Orlando Worm
Intérpretes:  São Castro,  Susana Lima, Rita Reis, Rita Judas, Catarina Carvalho, Cláudia Sampaio, Ana Maria Lucaciu, Liliana Mendonça, Patrícia Henriques, Danilo Mazzotta, Emílio Cervelló, Stephan Ehrlich, Gustavo Oliveira, Gúzman Rosado, José Roman, Ricardo Teixeira.

Como diz que disse?

Na sequência do enunciado no Programa do Governo:

1. O programa do XVI Governo Constitucional que agora se apresenta à Assembleia da República assenta na continuidade das políticas desenvolvidas pelo XV Governo Constitucional.

A legitimidade democrática que lhe dá origem é a mesma. A maioria parlamentar permanece intacta. O compromisso com os eleitores não se altera. A avaliação que deverá ser feita, pelos portugueses, no final da legislatura, não será de partes separadas, mas sim de um todo. Será o resultado da acção dos dois governos, do que já foi feito e do que ainda será realizado, que o país julgará.

Deste modo, não podemos, nem queremos, deixar de nos referir, neste novo programa de governo, a muitos dos compromissos assumidos e já cumpridos.

 
Santana Lopes proferiu hoje o seguinte comentário acerca dos incêndios:

Pedro Santana Lopes reconheceu esta tarde que o país não tem meios para enfrentar a vaga de incêndios, e que o Governo anterior deixou muito trabalho por fazer.
 
E digo eu: 'tá bem, pá! Percebi-te!

terça-feira, julho 27, 2004

PP no PPE

O PP (Partido Popular ou Paulo Portas, nos tempos que correm é indiferente) foi readmitido no grupo parlamentar do PPE (Partido Popular Europeu). Pelos vistos não vai destoar muito. Ora vejam a notícia que se segue (escrita segundo um acordo ortográfico diferente do que usamos normalmente em Portugal mas inteligível).

DENUNCIA DOS GRUPOS DA ESQUERDA NO PARLAMENTO EUROPEO
 
A nova presidenta da comisión de Dereitos da Muller da UE opina que a homosexualidade "é unha enfermidade" 
 
Homófoba, antifeminista, contra o dereito ao aborto, tendo cualificado a homosexualidade de "defecto da saúde", denunciada no seu país por colectivos en defensa das liberdades ... O currículo da médica eslovaca Anna Zaborska non foi impedimento para que o Partido Popular Europeo a escollese como candidata a presidir no Parlamento Europeo à comisión de Dereitos da Muller. O acordo entre populares e socialistas para repartírense o poder na eurocámara facilitou a ausencia destes últimos, servindo os votos conservadores para que Zaborska ocupase o cargo, malia a encendida protesta de Verdes e Esquerda Unida.
 
In www.vieiros.com

The Blog that came from Hell! #2

Mais uma evidência de que este blog está possuído: depois de horas e horas de luta infrutífera com a sidebar, acabei por desistir. Achei que se ela tinha ido lá para baixo e, contra tudo e contra todos, insistia em lá ficar, era porque tinha um papel a cumprir lá em baixo! Apesar de eu não o descortinar, algum motivo transcendental a impelia a ficar por lá.

E quando já tudo me parecia claro... ela voltou para cima! Sozinha! Sem que tivesse feito nada! Esta barra lateral quer-me enlouquecer! Mas não o conseguirá! Estás-me a ouvir, oh barrazeca!... Não o conseguirás! Nem que tragas toda a tua família para me atormentar!

Aaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhh!!!...

Submarinos

Apesar de as pessoas estarem convencidas do contrário, a influência da "política" (entre aspas precisamente porque não me apetece explicar pormenorizadamente o significado do termo para mim, remeto para a noção de política mais comum) no nosso quotidiano é muito importante. Dos salários aos impostos, do ordenamento do território às políticas de saúde, da segurança à cultura, toda a nossa vida é afectada, e de que maneira!, pelas decisões dos "políticos". O que me parece óbvio a mim não estou em crer que o seja para uma grande maioria da população portuguesa.

Vem este paleio todo a propósito dos incêndios que mais uma vez vão queimando as matas nacionais, qual rotina estival. Nos últimos 20 anos foram-se plantando eucaliptos e pouca gente quis saber. Nos últimos 20 anos não houve um plano de ordenamento da floresta capaz e pouca gente se importou. O investimento em meios de combate, nomeadamente em meios aéreos, tem sido insuficiente, e vou ouvindo na TV que há um incêndio não circunscrito em Carquejais da Serra com 20 Km de frente que está ser combatido por 10 carros, 20 bombeiros e um helicóptero da TVI. "Isso são lá coisas dos políticos", até que um dia o fogo nos chega à porta.

Assim, só me apetece perguntar: oh Portas, não podes mandar os submarinos combater os incêndios? É que ao preço a que foram era suposto servirem para alguma coisa para além de sacar uns guitos, não? Pelo menos podiam mandar uns esguichos do Sado para a Serra da Arrábida que continua a arder pelo terceiro dia consecutivo...

segunda-feira, julho 26, 2004

Anno I



Copos ao alto! Brindemos aos próximos!

O Fumo, o Fogo e o Rescaldo

Está um calor insuportável e as minhas parcas capacidades de reflexão e escrita estão no modo "Utilizar apenas em caso de emergência".

No entanto há coisas que não podem ficar para depois.

Ontem, ao entrar no mar, olhei para o alto da Arrábida e vi fumo. Ao sair do mar, já não precisei de olhar para cima para ver todo o céu negro e sentir o cheiro e o alento quente do fogo, que destruía a beleza que habitava aquela serra.

Quase tão forte como a sensação de perda e ainda mais revoltante que pensar que aquele foi mais um fogo posto, é saber que durante aquelas duas horas e a hora que se seguiu, nenhum meio aéreo sobrevoou o local para ajudar a acabar com as chamas, naquele local de impossível acesso terrestre.

Tudo isto vem na sequência da catástrofe do ano passado e das baboseiras repetidas ao longo do ano acerca de como este ano íamos estar preparados para tudo.

Será que dá para acoplar umas mangueiras aos submarinos do Paulinho das Feiras?

P.S. Declarações como esta, em vez de me acalmarem, agravam-me a revolta:

Confrontado com as críticas da Associação para a Conservação da Natureza, pela alegada falta de meios aéreos (no incêndio da Arrábida está apenas um helicóptero ligeiro) para travar a propagação das chamas, Nuno Magalhães escusou-se a fazer comentários.
«A resposta a essas questões já foi dada pelo presidente do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil», disse o secretário de Estado da Administração Interna.
O presidente do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC), Paiva Monteiro, admitiu domingo a possibilidade de muitos dos fogos que deflagraram em todo País terem tido origem criminosa, pelo facto de serem simultâneos, e defendeu que os meios disponíveis teriam sido suficientes se não tivessem ocorrido tantos fogos simultâneos.


E se não houvesse nenhum incêndio teriam até sobrado!!!

Quando tudo estiver queimado, pode ser que a abordagem ao tema mude...

P.S.2: Enquanto olhava para o fogo, um amigo espanhol dizia-me que na pequena e remota cidade onde vive, há uns dias, um tractor incendiou-se e, minutos depois, um helicóptero sobrevoava o local para apagar o fogo e evitar que se estendesse aos campos de cereais vizinhos. Dizia ele que não entendia como é que num país desenvolvido como Portugal não se limpavam os campos e florestas e se deixava um Parque Natural arder durante horas até se ver alguma resposta...

Confesso que não lhe consegui explicar...

sexta-feira, julho 23, 2004

Movimento Perpétuo

Morreu Carlos Paredes - «Chorai, guitarras chorai»

Morreu um homem simples ("«As pessoas gostam de me ouvir tocar guitarra, a coisa agrada-lhes e eles aderem. Não há mais nada», disse ao Público em Março de 1990."), que muito fez pela música portuguesa. Acabaram 11 anos de sofrimento.

Julgo recordar que existia a ideia de procurar que a Guitarra Portuguesa fosse declarada Património Mundial (posso estar enganado, mas creio recordar algo relativo a isto...). Se algum dia o for, muito deverá ao homem que deixou guitarristas como Eric Clapton estarrecidos. Seria uma bela e merecida homenagem.

Até lá, que soem as guitarras!

Caracterização

Pessoal! Quero ver todos os nossos leitores (ou seja, as 2 ou 3 pessoas que passam aqui uma vez por ano) a caracterizarem-se políticamente!

Para isso, peço-vos que façam o teste disponível em www.politicalcompass.org e que ponham nas Brasas o resultado (p.e. Economic Left/Right: -4.12; Authoritarian/Libertarian: -7.33) ou que enviem o gráfico para queimadonomomento@hotmail.com

Desde já avisamos que isto não é um estudo de mercado e que não pensamos fazer qualquer adaptação ao nosso discurso em função dos resultados.

Para a semana, nós próprios publicaremos o nosso gráfico (apesar de o Miguel não saber que eu estou a fazer isto, mas fica já entalado! :D)

Para os preguiçosos, existe um outro teste, muito mais curto, mas, consequentemente, muito mais vago e impreciso: http://www.theadvocates.org/quiz.html

Ainda os Secretários de Estado

Jornal de Negócios Online :: Opinião de Sérgio Figueiredo -: "Podia ser uma crónica de humor. Se o assunto não fosse sério. Podia ser uma paródia. Não se tratasse do Governo da República. Podia ser uma comédia. Mas continua a ser ministro de Estado. Enfim, podia ser uma brincadeirinha, um «fait divers», só que é mau demais para ser verdade."

É a loucura!

quinta-feira, julho 22, 2004

Trás-os-Montes resiste

Há uma aldeola asterixiana na estrada entre Chaves e Vila Real. Apesar de todo o país estar ocupado... Todo o país? Não, ali resistem, para eles o Sampaio já foi! Para mim também, mas ainda não mandei fazer a placa.

Aliás, pelo que ouvi comentar para aquelas bandas não estão sequer interessados em receber Ministérios ou Secretarias de Estado, "Não precisamos, já cá temos o Café Central que tem as melhores sandes com paio do distrito", dizia um popular, "Até os comemos!", acrescentou outro.

Aproveito a posta para lançar uma sugestão de férias agora que estamos em Julho: Trás-os-Montes! Não vos ides arrepender.

Boa viagem!

Já faltou mais!...



Obrigado, Miguel, pela foto e obrigado LN pelo apoio logístico!


Ainda o Muro

Primeiro foi a decisão da ONU

Primeiro, foi o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) a considerar que a barreira é ilegal por atravessar terras palestinianas. Agora, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou uma resolução onde pede claramente a Israel para destruir o muro em construção na Cisjordânia – documento aprovado por 150 países, apenas seis votaram contra, entre eles os EUA..., e dez se abstiveram.

Depois a reacção israelita

"Israel não vai parar a construção nem abdicar do seu inalienável direito à auto-defesa", declarou o conselheiro Ra'anan Gissin, que considerou ainda que a aprovação, na terça-feira, da resolução "significa a bancarrota das Nações Unidas".

E finalmente a retaliação

"Quando receber Solana, o primeiro-ministro deverá explicar-lhe que ao votar na ONU uma resolução palestiniana parcial e que nega o direito legítimo de Israel à auto-defesa, a UE não pode esperar jogar um papel activo na região", afirmou à agência AFP um alto responsável israelita, que pediu o anonimato. ... "Esta resolução prova mais uma vez que, para a ONU, a vida dos judeus, que a barreira de segurança protegerá, não vale nada", disse a mesma fonte.

Não percebo... Há umas semanas estive a ver O Pianista. No filme, que mostra como um pianista judeu sobreviveu aos vergonhosos anos da II GM, vemos, entre outras coisas, um Muro, construído pelos Nazis e que servia basicamente para confinar o espaço em que os judeus se podiam movimentar (ou acotovelar) no seu dia-a-dia.

Eu sei que este Muro não é igual... mas será assim tão diferente?

Estaremos perante uma nova forma de Síndrome de Estocolmo?

P.S. Os EUA votaram contra; a decisão da Assembleia Geral da ONU, como o parecer do TIJ, não são vinculativos - vinculativa é apenas a decisão do Conselho de Segurança, onde os EUA têm direito de veto...

E numa prisão em si
Não saindo do que é seu
Foi esquecido
Adormeceu

À procura do amanhã
Andam homens inseguros
Erguem escadas
Partem muros

A nós os montes imundos
Dêem-nos os vales profundos
Sítios onde vê
Impossível ir
Ergam escadas
Partam Muros

 

Primeiro eram os túneis...

Já 'tá!

Durão Barroso eleito presidente da Comissão Europeia

Bolas! Confesso que tive esperança de o ver na fila do subsídio de desemprego...

Voltaram a Flexibilidade e a Polivalência

Late Night Blogging

Estou há 1 hora à porrada com a sidebar... nada feito! Não sobe, não sobe, não sobe!...

Enfim...

Esta noite fui ao Antigo Presídio da Trafaria ver A Noite dos Assassinos, peça encenada por Manuel Coelho e interpretada por 3 alunos da Escola Profissional de Teatro de Cascais - Bruno Coelho, Cláudia Semedo e Rosinda Ribeiro.

Gostei. Gostei e recomendo!

A peça, escrita por José Triana, um escritor cubano que começou fascinado pela revolução e acabou a fugir daquilo em que ela se tornou, revela-nos 3 irmãos e a sua visceral fuga da realidade.

Não quero falar muito sobre a peça, porque prefiro instigar-vos a ir vê-la e a aproveitarem para ver Lisboa do lado de lá do Tejo, com uma cervejinha e umas amêijoas a ajudar à descoberta.

Mas quero falar sobre uma frase que li no Libretto da peça (cuja compra recomendo vivamente e custa apenas 1€) e que explica em breves palavras aquilo em que eu acredito e que até hoje não tinha vislumbrado:

Solo creo en lo que está vivo y cambia
 
A frase é de um outro autor cubano (Abelardo Estorino) e surge numa outra peça - La Casa Vieja. Pretende o autor com esta frase criticar a forma dogmática como o socialismo estava a ser implementado em Cuba nos anos 60 e para os perigos que daí poderiam advir.

O que me agrada na frase, no entanto, é o sentido que ela faz em quase todas as situações da nossa vida.

Já há uns anos tinha sido literalmente esmagado por uma outra frase simples, de Bento Jesus Caraça:

Se não receio o erro, é porque estou sempre pronto a corrigi-lo
 
A frase que descobri hoje veio completá-la.
 
E com elas me vou deitar. Hasta...

quarta-feira, julho 21, 2004

Não consigo fazer melhor

Hoje estou sem muito tempo para escrever. Mas basta passar os olhos pelo Público que surge logo o que colocar na rede. Bem, eu não consigo redigir nada mais divertido que isto. A sério, é mesmo engraçado...

Arnaut "Despeja" Ambiente da Rua do Século
Por ANA FERNANDES
Quarta-feira, 21 de Julho de 2004

O novo ministro das Cidades, José Luís Arnaut, ocupou o Ministério das Cidades e do Ambiente, na Rua do Século, impedindo que o titular da outra pasta, Luís Nobre Guedes, pudesse instalar-se no gabinete ministerial.
Assim que tomou posse, no sábado, o social-democrata rumou ao Bairro Alto, entrou no gabinete até então de Arlindo Cunha, e começou a colocar tudo o que dizia respeito ao Ambiente porta fora, isto é, para os corredores. Na segunda-feira, Nobre Guedes arriba à Rua do Século e descobre que tem de se amanhar com um dos gabinetes antes ocupados pelos secretários de Estado. Até ontem, estava sentado à secretária que já foi de José Eduardo Martins.
Segundo os funcionários desta instituição, a confusão é geral. Arnaut terá argumentado com Nobre Guedes que, como o Ministério se chamava, nos últimos dois anos, das Cidades, do Ordenamento do Território e do Ambiente, a prioridade é dele. E também lembrou ao ministro do CDS que ele - Arnaut - era mais antigo no Governo. O pior é que, neste momento, ninguém sabe onde está nada já que toda a documentação que estava na posse de Arlindo Cunha - e que, portanto, se referem a processos pendentes - foram despejados do gabinete sem lei nem ordem.
As questões ambientais estão na Rua do Século desde o início da década de 80, ou seja, há mais de 30 anos. O Ministério das Cidades, como tal, tem três dias. A pasta do poder local estava sob a alçada do responsável pelo Ambiente desde 1999, dos tempos de José Sócrates. A designação "Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente" foi da autoria já do Governo de Durão Barroso, quando, em 2002, Isaltino Morais assumiu a pasta.
Fala-se, agora, em mandar Nobre Guedes para a Casa do Ambiente e do Cidadão, na Rua de S. Domingos à Lapa, um palacete que está ocupado por vários serviços. A outra alternativa são as antigas instalações do Ministério da Economia, na Rua da Horta Seca, um edifício que está na lista do património do Estado a alienar pelas Finanças, razão pela qual todos os serviços lá instalados se tinham mudado no início do ano para o antigo prédio da Tabaqueira, na Rua Laura Alves.
Ou seja, todos os departamentos que funcionam na rua do Século há 30 anos têm de se mudar, com todas as despesas que isso acarreta.
Quem também procura local para instalar o seu novo ministério é Telmo Correia, ministro do Turismo. Até aqui, o Turismo era uma secretaria de Estado integrada no Ministério da Economia. Já o seu secretário de Estado deve instalar-se no Algarve
.

terça-feira, julho 20, 2004

Bem vindo, Miguel

Como já devem ter reparado, o Queimado no Momento ganhou um novo Queimador - o Miguel.
 
Antes deste Blog arrancar, nós e alguns outros amigos estivémos a tentar arrancar com um outro Blog, mais abrangente, com mais gente a publicar comentários e com uma filosofia mais intimista... mais de troca de opiniões entre amigos.
 
Infelizmente o projecto revelou-se prematuro, dado que, conforme todos os envolvidos reconheceram, a motivação não era igual para todos.
 
Hoje, no entanto, este Blog ficou mais rico, com a passagem a um papel mais activo do Miguel, que desde o primeiro dia contribuiu com comentários regulares.
 
No futuro, quiçá outros se motivem (o Baldassare, por exemplo!)...
 
Abraço, Miguel!

Analfabetismo funcional

De acordo com o relatório do IDH de 2004 (disponível aqui), 48% dos portugueses com idades compreendidas entre os 16 e os 65 anos são analfabetos funcionais.
 
Hoje de manhã fui à estação de correios dos Anjos levantar uma carta registada. Eram 8h36, muitíssimo cedo, a essa hora costumo estar a tirar remelas dos olhos enquanto vejo o Santana Lopes a dizer qualquer coisa na televisão. Eu era o 10º da bicha. Passaram 4 minutos e a única senhora que estava a fazer atendimento chamou a segunda pessoa enquanto a primeira preenchia uns papéis. Fiz os cálculos (uma estimativa de 3 minutos por pessoa vezes 10 pessoas...) e decidi vir embora. À minha frente havia uma chusma de viúvas com papéis nas mãos para levantar a pensão, pagar a luz, pagar o telefone, pagar o gás, pagar a água e chatear em geral... felizmente não têm televisão por cabo porque as pensões são baixas. Porra, por que é que não tratam das coisas por internet??? E o Multibanco? Quando o Multibanco apareceu será que elas já eram velhas? E porquê às 8 e meia da manhã? Se eu fosse velha não saía da cama antes das 11 da matina.
 
Enquanto houver tantos analfabetos funcionais na sociedade portuguesa a Caixa Geral de Depósitos e os Correios não se safam...

Isto está a correr mal...

Como se não bastasse a sidebar com problemas existenciais profundos e o Telmo Correia ter chegado a Ministro, estacionei o carro num parque da EMEL e alguém me meteu a porta dentro!
 
E, claro, começou uma odisseia:
 
- A EMEL não se responsabiliza;
- O Polícia com quem falei não pode fazer nada e mandou-me ir a determinada esquadra;
- Liguei para essa esquadra e fui informado que não era nessa era noutra;
- E do Seguro (CONTRA TODOS!!!) contaram-me a história abaixo...
 
Existe um organismo chamado Fundo de Garantia Automóvel. Este Fundo pode ser accionado em dois tipos de casos:
 
- Quando temos um acidente provocado por alguém que não tem seguro (paga danos corporais e materiais com uma franquia de 300€);
- Quando temos um acidente com fuga e em que não é possível identificar o provocador (paga apenas danos corporais).
 
Ora, como o meu carro estava estacionado e o animal que me bateu na porta (que deve ser um daqueles selvagens que fogem aos impostos, ultrapassam as velhinhas que estão na fila do autocarro para conseguirem ir sentados e violam metodicamente todos os outros princípios de sã convivência em sociedade) deu de fuga sem se dignar a deixar um papelinho com o seu contacto a culpabilizar-se, parece que sou eu o responsável por não haver identificação do bicho.
 
Sendo assim, caso participe o problema para accionar o Seguro CONTRA TODOS que pago há não sei quantos anos, a minha bonificação vai ser reduzida (ou seja, o seguro vai ficar mais caro).
 
Resumindo:
 
- estaciono o carro num parque da EMEL em vez de o deixar em cima de um passeio qualquer;
- batem-me no carro e fogem;
- se participar o ocorrido à companhia de seguros, tenho que pagar do arranjo pelo menos os 300€ da franquia e passar a pagar mais mensalmente.
 
Aparentemente, ainda devia ficar satisfeito porque existem companhias de seguros onde ao primeiro sinistro é retirada toda a bonificação, enquanto na minha apenas a reduzem!
 
Alguém me explica para que é que serve o dinheiro que eu gastei no seguro nos últimos 4 ou 5 anos?
 
E alguém me explica porque é que eu tenho a culpa de me terem batido na porta de um carro estacionado convenientemente num parque de estacionamento gerido por uma empresa municipal (empresa que eu interpelei para saber a que esquadra me devia dirigir para participar o ocorrido e me respondeu "a EMEL não se responsabiliza pelo que acontece dentro do parque", em vez de me dizer a que esquadra é que eu devia ir...)?
 
E porque é que a grande besta cobarde não me deixou pelo menos um papel a dizer "Lixei-te a porta e nunca me hás-de apanhar, oh palhaço!". Juro-vos que o respeitaria muito mais e estaria muito menos irritado!
 
Enfim... já purguei um pouco do que me vai na alma (o que significa que o perigo de me tornar um perigoso psicopata está temporariamente afastado), mas cheira-me que vêm aí mais uns quantos posts sobre este assunto...
 
Até lá!

The Blog that came from Hell!

Não há nada a fazer.
 
Já tentei tudo: mudar o template; mexer no código; pedir ajuda a terceiros; falar-lhe ao ouvido; fazer-lhe umas festas; ameaçá-la de formas diversas; levei-a até à psicanalista do Tony Soprano... Mas nada feito... A barra lateral recusa-se a voltar para o lugar dela e insiste em ficar no fundo do ecrã! 
 
Resta-me aguardar pela intervenção dos experts da Blogger.

segunda-feira, julho 19, 2004

LN

Ajuda aí!
 
Vê a source e vê lá se percebes porque raio é que a barra lateral insiste em ir lá para baixo!...
 
Gracias!

A Música do Acaso

Ok... Estou quase recuperado do choque!...
 
Eu estava a tentar evitar o tema do novo Governo e da crise política instalada o mais possível. Mas há situações que são incontornáveis: então não é que inventaram mais um Ministério, para o entregar ao Telmo Correia?
 
O Telmo Correia Ministro?!?!?! Ai... estou a entrar em colapso outra vez... é uma imagem demasiado terrível!...
 
Todo o Governo parece (roubando o título ao Paul Auster) composto como uma "Música do Acaso", mas a existência de um Ministro como o Telmo Correia roça o domínio do paranormal!...
 
Bagão nas Finanças; Morais Sarmento tipo Ministro sem pasta (o que é que faz concretamente um Ministro do Estado e da Presidência? conversa todos os dias com o Jorge Sampaio, para agradecer o jeitinho?); Fernando Negrão na Segurança Social; Nobre Guedes no Ambiente e Ordenamento do Território; o Mar junto com a Defesa em vez de estar com a Economia; as Cidades e o Desenvolvimento Regional separados do Ordenamento do Território e do Ambiente... Não eram já brincadeiras suficientes? Era mesmo necessário ir mais a fundo na piada e tornar o Telmo Correia Ministro? Mas eles não sabem que explorar demasiado uma piada tem o efeito contrário? Isto assim passou de anedótico a sinistro!!!
 
Ai o meu pâncreas!... Que dores que isto tudo me provoca!...

sexta-feira, julho 16, 2004

Ops...

A barra lateral foi parar lá abaixo!
 
Eu juro que não fiz nada...
 
Blogger! Help!
 
P.S. É nestes momentos que eu penso que devia ler umas coisas sobre HTML...

Em paz com o Ferro!

Há alguns dias pedi ajuda para perceber por que carga de água o Ferro se tinha demitido.
 
Ontem um amigo explicou-me - foi o primeiro argumento que me convenceu e teve o mérito de voltar a deixar-me em paz com o Ferro.
 
Aproveito a ocasião para vos apresentar o meu amigo, que passará a deixar alguns contributos para discussão, sempre Queimados no Momento, para não secarem...
 
Estes comentários, obviamente, podem ou não reflectir a minha opinião sobre o tema, mas contribuirão seguramente para gerar discussões relevantes! Ou então não!...
 
«Por tudo isto só podia demitir-me. Fi-lo por imperativos de consciência, como um gesto de solidariedade para com todos os portugueses que discordaram daquela decisão e para que a nova direcção do PS possa, nos próximos 2 anos, restabelecer um diálogo político e institucional com o Presidente da República. Com ele, Ferro Rodrigues, isso já não seria possível».

Foi deste modo que Ferro Rodrigues concluiu a sua intervenção na Comissão Política Nacional do PS. Uma vez mais, realço a nobreza do gesto de Ferro e o sentido de oportunidade política com que o fez. Discordo em absoluto daqueles que dizem que a sua decisão foi precipitada e emotiva, tal como todo o seu mandato à frente do PS.

Por outro lado, acho bom para o PS que o Ferro deixe de ser seu líder. Repito: tenho grande respeito pelo Féfé, mas é demais evidente que ele não tinha perfil para líder. Nesse aspecto, o Sócrates é bem melhor: é um bom comunicador e reconheço-lhe alguma competência técnica. Parece-me que o PS com o Sócrates pode causar muito mais mossa no Governo do que um PS com o Ferro. Claro, que pagamos o preço político, dado que o Sócrates está mais à direita que o Ferro, mas não acho isso muito grave. A experiência ensinou-me a não confiar nos socialistas, sobretudo nos de esquerda. Geralmente, falham nos momentos flagrantes. O exemplo do Sampaio é perfeito. O do Soares é outro.

Por Baldassare

quinta-feira, julho 15, 2004

Liberdade Cultural

PUBLICO: "Portugal ocupa 26º lugar na lista dos países mais desenvolvidos do Mundo"

Ou seja, perdemos 3 lugares...

Mais curiosa é a desvalorização feita deste facto:

"Ainda no âmbito da apresentação do relatório, a responsável desvalorizou a queda de três lugares de Portugal na lista dos países mais desenvolvidos do mundo, ocupando este ano o 26º lugar. "O simples facto de haver um número maior de países a integrar a lista altera os dados", explicou, acrescentando que este ano Timor e a Palestina entraram para a lista de 177 países analisados pelo PNUD."

Estou a ler mal ou isto só servia de justificação se tivessem entrado países para lugares mais à frente do nosso?

Dados obviamente mais preocupantes:

"crise profunda na África Sub-saariana"

"Existem países com 40 por cento da população infectada com sida e com grandes problemas de seca"

"financiamento ao desenvolvimento não está a aumentar como deveria"

"Existem muitos países "concentrados no financiamento das lutas no Iraque e no Afeganistão", o que faz com que se apliquem "recursos nesses dois países em detrimento da África Sub-saariana""

Ou dados mais curiosos:

""Em 200 países existem cerca de seis mil línguas e em mais de cem países existem minorias étnicas que perfazem 25 por cento da população", indicou a responsável para exemplificar a diversidade cultural existente."

Desenvolvimento Sustentável

in Público - Portugal aponta pistas para crescimento solidário: "A Estratégia Nacional para o Desenvolvimento Sustentável está concluída e foi ontem divulgada. As fragilidades, as ameaças, os pontos fortes e as oportunidades que o país apresenta estão na base de um documento onde se apontam pistas para um futuro competitivo, socialmente justo e respeitador do ambiente.
O documento integra as questões económicas, sociais e ambientais e estabelece metas para que Portugal trilhe um caminho que permita um crescimento não destrutivo. Mas já soaram as críticas, que esperavam ver apontados objectivos mais concretos. "

Independentemente dos méritos e deméritos do documento, acho que o devemos ler, com sentido crítico e, se for caso disso, criticar, discutir, repensar, refazer, etc.

Mas importante mesmo é interiorizar a necessidade de documentos de reflexão sobre este tema existirem e sairem do papel para a nossa realidade.

Nunca é demais lembrar que tudo tem um fim e que o melhor é sempre não o precipitar...

Para já vejo:

Sinal Mais - A existência do documento e o debate que (espero) gerará.
Sinal Menos - Glup!... É mesmo o Prof. Vasconcellos e Sá que está na equipa de trabalho, não é?...

Compras Pensadas

A Bola: "Adani à espera de dívida do Inter para rumar a Nyon"

Este é sem dúvida uma boa contratação! Pelos vistos já está habituado a dívidas, pelo que vem já com a integração feita! Não vai ter qualquer problema de adaptação ao Benfica!

quarta-feira, julho 14, 2004

Há males que vêm por bem! #2

Os editoriais de José Manuel Fernandes passaram de intoleráveis (como durante a crise no Iraque) a [glup] indispensáveis!

O problema é que não estou habituado a concordar tantas vezes com ele, o que me leva a questionar 3 vezes por dia todas as minhas convicções!

Primeiras Impressões sobre os Primeiros Rumores

A acreditar na notícia avançada pela TSF/SIC, Morais Sarmento volta a surpreender e a mostrar-se astuto políticamente: terá rejeitado ser o Ministro das Obras de Públicas do Governo de Santana Lopes, o que equivale a dizer que não quer ficar conhecido como o Ministro das Obras de Santa Engrácia (ou Inacabadas), como são todas as obras em que Santana Lopes se mete...

Aparentemente, o Ministro será José Luís Arnaut, que confirma que cai em qualquer ilusão de protagonismo e vai atrás daquele que será certamente um dos Ministérios mais «on the spotlight» do Executivo do Homem das Construções Megalómanas.

A notícia avança ainda a possibilidade de o Ambiente e a Juventude serem Secretarias de Estado a extinguir, o que, a confirmar-se, mostra que, com Santana, o que se diz em entrevistas («quero um Governo do século XXI») e a realidade (total desvalorização de problemas do século XXI como o Ambiente e a Juventude) são realidades paralelas, que não se cruzam nem no infinito!

terça-feira, julho 13, 2004

A Parábola do Santana e da Tartaruga

Enquanto suturava uma laceração na mão de um velho lavrador (ferido por um caco de vidro indevidamente deitado na terra), o médico e o doente começaram a conversar sobre o Santana Lopes.

E o velhinho disse:
- Bom, o senhor sabe... o Santana é uma tartaruga num poste...

Sem saber o que o camponês queria dizer, o médico perguntou o que era uma tartaruga num poste.

A resposta foi:
- É quando o senhor vai por uma estradinha e vê um poste da vedação de arame farpado com uma tartaruga equilibrando-se em cima dele. Isto é uma tartaruga num poste...

O velho camponês olhou para a cara de espanto do médico e continuou com a explicação:
- Você não entende como ela chegou lá;
- Você não acredita que ela esteja lá;
- Você sabe que ela não subiu lá sozinha;
- Você sabe que ela não deveria, nem poderia estar lá;
- Você sabe que ela não vai conseguir fazer absolutamente nada enquanto estiver lá;
- Então tudo o que temos a fazer é ajudá-la a descer de lá!


Obrigado Lena!

Economia Ilustrada

Em que medida é que Crescimento e Desenvolvimento são conceitos diferentes?

O Crescimento pode-se ilustrar da seguinte forma: PIB chinês cresce 10,5% no semestre

A falta de Desenvolvimento é cabalmente ilustrada de outras formas: O médico chinês que denunciou o escândalo da pneumonia atípica e, em Março passado, ousou pedir ao governo a revisão do massacre dos protestos pró-democracia de Tiananmen continua detido, para reeducação!

Acho que não restam muitas dúvidas sobre qual devemos tentar atingir...

Quizz: Qual dos conceitos aqui explicados está mais presente no discurso político sempre que se faz um balanço anual ou de legislatura? Pois é...

Há males que vêm por bem!

Gato Fedorento: "GATO FEDORENTO. ERA UMA VEZ UM BLOG: O blog Gato Fedorento fez um ano há uns meses. A blogosfera em peso, connosco à cabeça, teve a sensatez de ignorar a data. A razão é evidente: a um começo vigoroso, em Abril do ano passado, seguiu-se um período em que outros projectos condenaram esta página ao abandono. Até que, hoje, Santana Lopes foi indigitado como primeiro-ministro. Confesso que estive presente em manifestações contra o homem - mas a contragosto: para quem escreve textos humorísticos, esta era, sem dúvida nenhuma, a melhor solução. Não se surpreendam, portanto, se o blog retomar a actividade dos primeiros tempos. Que diabo, Santana Lopes está no poder. Alguns posts escrevem-se praticamente sozinhos.
Até já. RAP"

Diz-se...

VISAOONLINE: "Jorge Sampaio parece um menino bem educado que, no meio de uma zaragata, repete a ameaça: «Agarrem-me, senão mato-o.»"

Rui Costa Pinto, na Visão Online

segunda-feira, julho 12, 2004

The silly season...

... is getting sillier than ever!

Hail the Silly Season!

'Tá tudo a ficar baralhado...

Acabo de ouvir o Bernardino Soares na SIC Notícias afirmar que o PCP vai apresentar uma moção de rejeição ao novo Governo por este Governo, seja ele qual for, ser o mesmo Governo que o anterior, embora com uma remodelação que atingiu até o Primeiro Ministro. Acrescentou ainda que, apesar de não se conhecer o programa do Governo, ele será seguramente igual ao anterior, dado que as políticas essenciais serão certamente as mesmas.

O Governo é o mesmo... o programa é o mesmo... o que é que será que isto quer dizer?

Será que o PCP, numa espectacular inversão estratégica, está a tentar legitimar a posição do "Presidente de Todos os Portugueses", de forma a não lamentar o apoio que lhe deu na eleição?

Se não é isto o pretendido, então onde é que esta argumentação o leva?...

Porque é que não se aproveita a onda e se remodela também o PCP?

Quizz PSL #2

Gato Fedorento: "A NATUREZA HUMANA: Que tipo de pessoa chora quando está a condecorar jogadores de futebol mas não verte uma única lágrima quando condena dez milhões de almas a serem governadas por Santana Lopes? RAP"

Esta é muito fácil! Não há prémios...

A demissão de Ferro Rodrigues

Ainda perplexo (e ainda boquiaberto, apesar de já ter a boca toda seca...), fui ao site do PS ver se encontrava alguma pista que me ajudasse a perceber porque raio é que o Ferro Rodrigues se demitiu.

Além de não ter encontrado nada sobre o assunto, vi que na página do maior partido da oposição há um banner que diz:

Um ano de governo de direita - Portugal está a perder

Pergunto:

Onde é que eles têm andado?
Será que Ferro Rodrigues se demitiu quando leu no jornal que a coligação está há dois anos no Governo e ficou lixado por ninguém o ter avisado?
Alguém me explica porque é que o homem se demitiu?

P.S. (salvo seja...): Este banner está por baixo de um outro que diz PS - Ideias de Futuro

P.S.2: Note-se que este banner está na página das Notícias, onde não se encontra nenhuma notícia, além de uma breve menção ao facto de o Secretário-Geral ter afirmado que o Governo português se associou a uma acção ilegítima, ao alinhar-se com os Estados Unidos em relação ao Iraque, sem o aval das Nações Unidas (notícia extremamente actual, aliás).

Quizz PSL #1

Quantas entrevistas na TV dará hoje o Indigitado?

a) Apenas 2 porque está a controlar a sua exposição pública;
b) Não respondo porque não sei quantos canais tem a TVCabo;
c) O que é que quer dizer Indigitado?

O vencedor será agraciado com uma Volta a Portugal com uma paragem de 1 dia em cada Ministério da era PSL.

Nota 1 - Dependendo do número de Ministérios, o usofruto do prémio poderá ter que ser parcelado em dois anos, dado que o período de férias normal é de 22 dias/ano. Caso os Ministérios sejam reformulados antes de acabar a visita, voltaremos ao início. Se pretender desistir da Volta, apenas o poderá fazer após a terceira remodelação, caso contrário terá que indemnizar a organização do concurso pelo dobro do valor dispendido no seu prémio, com um limite de 100.000€.

Nota 2- No caso dos Ministérios localizados na Madeira e Açores (caso se confirme a sua existência), a estadia será de dois dias e incluirá pequeno-almoço.

P.S. Se houver algum americano a concorrer a isto, saiba que é a brincar: não existe nenhum concurso e não existe nenhum prémio! Se concorrer, por favor não me processe! Obrigado.

O Muro

Para não ter que pensar no já chamado estado a que isto chegou (leia-se Portugal), falemos antes do Muro:

O Estado de Israel rejeita totalmente o parecer do TIJ. Trata-se de um parecer unilateral e que apenas contém considerações políticas. [...] Há uma hora, uma israelita foi assassinada por criminosos terroristas palestinianos. [...]. Esta morte é a primeira cometida sob o patrocínio do parecer do Tribunal Internacional de Justiça de Haia

Ariel Sharon, ontem, comentando mais um atentado bombista em Telavive

Mas quem é que cala este animal?

Depois do histórico parecer do Tribunal de Haia, o próximo passo é a Assembleia Geral da ONU. E aí teremos uma oportunidade histórica de observar o comportamento dos Estados Unidos ante algo tão vergonhoso como foi o Muro de Berlim ou o Apartheid na África do Sul! Aguardemos...

P.S. Entretanto, o saldo está em 4.177 pessoas mortas desde o início da Intifada de Setembro de 2000, onde se incluem 3.180 palestinianos e 926 israelitas. E a malta continua alegremente a olhar para o lado...

Ainda estou boquiaberto!

Querem ver que ainda vou ter que apoiar o Freitas do Amaral?...

sexta-feira, julho 09, 2004

Blogando

O Verão avança, o muro não cai e as eleições não chegam... Bloguemos, pois!