terça-feira, julho 20, 2004

Analfabetismo funcional

De acordo com o relatório do IDH de 2004 (disponível aqui), 48% dos portugueses com idades compreendidas entre os 16 e os 65 anos são analfabetos funcionais.
 
Hoje de manhã fui à estação de correios dos Anjos levantar uma carta registada. Eram 8h36, muitíssimo cedo, a essa hora costumo estar a tirar remelas dos olhos enquanto vejo o Santana Lopes a dizer qualquer coisa na televisão. Eu era o 10º da bicha. Passaram 4 minutos e a única senhora que estava a fazer atendimento chamou a segunda pessoa enquanto a primeira preenchia uns papéis. Fiz os cálculos (uma estimativa de 3 minutos por pessoa vezes 10 pessoas...) e decidi vir embora. À minha frente havia uma chusma de viúvas com papéis nas mãos para levantar a pensão, pagar a luz, pagar o telefone, pagar o gás, pagar a água e chatear em geral... felizmente não têm televisão por cabo porque as pensões são baixas. Porra, por que é que não tratam das coisas por internet??? E o Multibanco? Quando o Multibanco apareceu será que elas já eram velhas? E porquê às 8 e meia da manhã? Se eu fosse velha não saía da cama antes das 11 da matina.
 
Enquanto houver tantos analfabetos funcionais na sociedade portuguesa a Caixa Geral de Depósitos e os Correios não se safam...