quarta-feira, julho 21, 2004

Não consigo fazer melhor

Hoje estou sem muito tempo para escrever. Mas basta passar os olhos pelo Público que surge logo o que colocar na rede. Bem, eu não consigo redigir nada mais divertido que isto. A sério, é mesmo engraçado...

Arnaut "Despeja" Ambiente da Rua do Século
Por ANA FERNANDES
Quarta-feira, 21 de Julho de 2004

O novo ministro das Cidades, José Luís Arnaut, ocupou o Ministério das Cidades e do Ambiente, na Rua do Século, impedindo que o titular da outra pasta, Luís Nobre Guedes, pudesse instalar-se no gabinete ministerial.
Assim que tomou posse, no sábado, o social-democrata rumou ao Bairro Alto, entrou no gabinete até então de Arlindo Cunha, e começou a colocar tudo o que dizia respeito ao Ambiente porta fora, isto é, para os corredores. Na segunda-feira, Nobre Guedes arriba à Rua do Século e descobre que tem de se amanhar com um dos gabinetes antes ocupados pelos secretários de Estado. Até ontem, estava sentado à secretária que já foi de José Eduardo Martins.
Segundo os funcionários desta instituição, a confusão é geral. Arnaut terá argumentado com Nobre Guedes que, como o Ministério se chamava, nos últimos dois anos, das Cidades, do Ordenamento do Território e do Ambiente, a prioridade é dele. E também lembrou ao ministro do CDS que ele - Arnaut - era mais antigo no Governo. O pior é que, neste momento, ninguém sabe onde está nada já que toda a documentação que estava na posse de Arlindo Cunha - e que, portanto, se referem a processos pendentes - foram despejados do gabinete sem lei nem ordem.
As questões ambientais estão na Rua do Século desde o início da década de 80, ou seja, há mais de 30 anos. O Ministério das Cidades, como tal, tem três dias. A pasta do poder local estava sob a alçada do responsável pelo Ambiente desde 1999, dos tempos de José Sócrates. A designação "Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente" foi da autoria já do Governo de Durão Barroso, quando, em 2002, Isaltino Morais assumiu a pasta.
Fala-se, agora, em mandar Nobre Guedes para a Casa do Ambiente e do Cidadão, na Rua de S. Domingos à Lapa, um palacete que está ocupado por vários serviços. A outra alternativa são as antigas instalações do Ministério da Economia, na Rua da Horta Seca, um edifício que está na lista do património do Estado a alienar pelas Finanças, razão pela qual todos os serviços lá instalados se tinham mudado no início do ano para o antigo prédio da Tabaqueira, na Rua Laura Alves.
Ou seja, todos os departamentos que funcionam na rua do Século há 30 anos têm de se mudar, com todas as despesas que isso acarreta.
Quem também procura local para instalar o seu novo ministério é Telmo Correia, ministro do Turismo. Até aqui, o Turismo era uma secretaria de Estado integrada no Ministério da Economia. Já o seu secretário de Estado deve instalar-se no Algarve
.