terça-feira, julho 27, 2004

Submarinos

Apesar de as pessoas estarem convencidas do contrário, a influência da "política" (entre aspas precisamente porque não me apetece explicar pormenorizadamente o significado do termo para mim, remeto para a noção de política mais comum) no nosso quotidiano é muito importante. Dos salários aos impostos, do ordenamento do território às políticas de saúde, da segurança à cultura, toda a nossa vida é afectada, e de que maneira!, pelas decisões dos "políticos". O que me parece óbvio a mim não estou em crer que o seja para uma grande maioria da população portuguesa.

Vem este paleio todo a propósito dos incêndios que mais uma vez vão queimando as matas nacionais, qual rotina estival. Nos últimos 20 anos foram-se plantando eucaliptos e pouca gente quis saber. Nos últimos 20 anos não houve um plano de ordenamento da floresta capaz e pouca gente se importou. O investimento em meios de combate, nomeadamente em meios aéreos, tem sido insuficiente, e vou ouvindo na TV que há um incêndio não circunscrito em Carquejais da Serra com 20 Km de frente que está ser combatido por 10 carros, 20 bombeiros e um helicóptero da TVI. "Isso são lá coisas dos políticos", até que um dia o fogo nos chega à porta.

Assim, só me apetece perguntar: oh Portas, não podes mandar os submarinos combater os incêndios? É que ao preço a que foram era suposto servirem para alguma coisa para além de sacar uns guitos, não? Pelo menos podiam mandar uns esguichos do Sado para a Serra da Arrábida que continua a arder pelo terceiro dia consecutivo...

1 Comments:

Blogger pedro vieira said...

caro Miguel esse tipo de comentários não é nada patriota. O povo arde mas temos mas não quebra, com as suas bandeiras à janela. E temos um português a ganhar umas comissões europeias. Haja calma.

10:46 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home