terça-feira, fevereiro 28, 2006

Do carnaval só mesmo isto...(edição TTF)



segunda-feira, fevereiro 27, 2006

Os nossos beneméritos 3

Ao que parece, construir uma central nuclear em Portugal faz todo o sentido. Os defensores da proposta argumentam que os espanhóis espetaram com duas mesmo junto à fronteira e se já temos os malefícios também devíamos ter os benefícios. Óbvio não é?

Só não percebo uma coisita: mas afinal há malefícios, é? Eu pensava que as centrais nucleares até eram inócuas... Ele há com cada coisa!

domingo, fevereiro 26, 2006

Por que se odeia desde tão novo?

Na semana passada uma travesti foi assassinada no Porto por um grupo de putos. Vítima de exclusões múltiplas, à medida que se vão conhecendo os relatos do sucedido vai-se também percebendo que a Gis foi torturada e morta por ser travesti. Não se meteu com ninguém, não fez mal a ninguém. Mas era travesti. E isso pelos vistos para alguma gente é motivo suficiente para matar uma pessoa! Assim como para outros é insultar ou excluir.

Por que é que estas crianças e jovens odeiam tanto? Por que é que a nossa sociedade os ensinou a odiar a diferença? Ainda por cima uma diferença que não afecta a vida de ninguém. O que ensinam a estas crianças nos colegiozinhos que frequentam? Os rios e as linhas de comboio? Catequese? E que tal falarem-lhes de tolerância? Ou de como reagir perante a pressão de grupo? Ou até dos verdadeiros valores cristãos, já que se tratava de um colégio católico?

Os excertos da notícia do JN que seleccionei são horrendos. Mas quem seguir a ligação ficará ainda mais revoltado.

Enquanto alguns dos rapazes mantiveram-se em silêncio, outros terão admitido inclusive actos de agressão sexual com um pau, chegando mesmo ao ponto de amordaçar e infligir queimaduras ao homem. Ao que apurámos, quando o cadáver foi retirado ainda haveria alguns sinais disso.

As agressões, que terão envolvido cerca de uma dezena de jovens, terão ocorrido durante pelo menos dois dias (sábado e domingo), envolvendo pedras e paus, mas o corpo terá sido lançado para o fosso apenas na terça-feira, ou seja, no dia anterior à sua retirada do local por parte das autoridades. O travesti, um brasileiro de 45 anos, estava com as calças em baixo e era visível uma grande ferida em redor de uma nádega.

De acordo com fonte conhecedora do processo, existe a forte possibilidade de a morte ter sido causada por afogamento. É que o corpo de Gisberto estava totalmente submerso no fosso, a uma profundidade de cerca de três metros. Um indício de que a vítima terá sido lançada para a água, provavelmente inconsciente, mas ainda com vida. Se o travesti tivesse sido lançado para água já morto, o corpo estaria a boiar, uma vez que, sem respirar, não era possível a inundação das vias nasais e a submersão completa.


Texto do JN via Renas e Veados

sexta-feira, fevereiro 24, 2006

e por falar em condor metálico...

"Não é para assustar, mas quando o avião começa a deslizar na pista, se a intenção é levantar voo, é aplicada a força máxima aos motores do aparelho. O objectivo é que o monstro de várias toneladas ganhe velocidade suficiente para que o ar passe tão depressa por debaixo das asas que se assemelhe a um bloco compacto e não deixe o avião passar dali para baixo. Como se se estivesse em cima de uma massa sólida. Nisto, há um ponto de vista, chamado V1, que é onde o piloto avalia, consoante a velocidade que já atingiu, se o avião vai aguentar no ar ou não. É naquele ponto ou nunca que se aborta a operação. E é por isso que grande parte dos acidentes ocorrem nos primeiros segundos de voo."

[in Diário Económico de hoje]

claro que isto na realidade não é bem assim... mas pelo sim, pelo não... um padre é sempre um bom companheiro de vôo.

sem palavras. sem comentários. E, principalmente: sem medo da lágrima fácil.

Emocionem-se, meus amigos. Emocionem-se...







As misteriosas cidades de ouro. Se nós somos aquilo que vivemos ao longo da nossa vida, então aqui está uma considerável parte de mim.


Os nossos beneméritos 2

Patrick Monteiro de Barros, o novo salvador da Pátria, quer construir uma central nuclear para reduzir as emissões de CO2. Sim, esse mesmo Patrick Monteiro de Barros que há um mês atrás anunciou a construção de uma refinaria em Sines que vai produzir 2,5 milhões de toneladas de CO2 por ano!

E agora, será que vai propor alguma coisa para contrabalançar o nuclear?

Qualquer dia levas uma comenda do Presidente da República e tudo pá!

Os nossos beneméritos

A Ordem dos Engenheiros realizou esta semana uma "conferência" para impingir o nuclear a Portugal. E se digo impingir e o termo "conferência" vai entre aspas é porque no dito evento não houve qualquer discussão sobre o nuclear mas apenas uma apresentação de argumentos por parte de quem quer ganhar uma comissão com a venda de equipamentos. Comportamento grave vindo de uma ordem que deveria ser imparcial!

A acção de branqueamento foi tão bem planeada que vários órgãos de comunicação social se limitaram a papaguear a (des)informação que lhes deram sem realizar qualquer tipo de reflexão ou trabalho paralelo, o que é um muito mau serviço aos leitores.

Ficámos assim a saber que querem tirar o país da crise construindo uma central nuclear! Jão nos bastava uma hiper-poluente refinaria em Sines e uma fábrica de papel (= + eucaliptos) ainda nos vêm com mais esta.

Portugal, o caixote do lixo da Europa?

Festa de CARNAVAL


Imagem gamada ao vida-agridoce

A ILGA Portugal vai realizar no próximo Sábado uma festa de carnaval no centro comunitário gay e lésbico de lisboa.

O DJ IrmãoLúcia, "um homem de fé", vai animar a malta com êxitos dançáveis dos anos 70, 80 e 90 até aos dias que correm. Nada da bimbalheira brasuco-carnavalesca que impera nesta época. A Quaresma só começa na Quarta-feira de Cinzas, não é preciso sofrer de antemão...

A receita é garantida e os fãs que o seguem são prova disso. Aliás, e como já lhe disseram, para hetero até põe boa música... :-)

Recomendo uma vista de olhos ao blogue do nosso DJ cada vez mais residente clicando AQUI

A entrada para a festa é livre, o disfarce NÃO é obrigatório. As bebidas são bem servidas e baratuchas. Aí a partir das 11, 11 e pouco parece-me ser uma boa hora para chegar.

O centro comunitário fica na rua de são lázaro, 88. A rua de são lázaro é a rua que sobe do martim moniz para o campo mártires da pátria. É relativamente fácil arranjar estacionamento.

Tod@s são bem-vind@s!

Centro Comunitário Gay e Lésbico de Lisboa
Rua de S. Lázaro, 88
1150-333 Lisboa
Metro: Martim Moniz
Autocarro: 100
Telefone: 218 873 918

quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Podcast

Ah pois é... Olha só o QnM a dar cultura ao povão!

Poscasting é a emissão de programas de rádio (ou outros) na net. Os programas ficam alojados num servidor e podem ser descarregados, para o PC ou para o iPod a qualquer altura. Parece-me uma óptima ideia que está a ganhar cada vez mais relevo.

No SpotCast está o único podcaster que eu conheço em carne e osso. Vão lá dar uma ouvida de orelhas para perceberem melhor o conceito.

Vários podcasters podem ser conhecidos ainda aqui.

quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Do carnaval só mesmo isto... (edição Khibli)

Do carnaval só mesmo isto... (edição JTF)

Do carnaval só mesmo isto...

terça-feira, fevereiro 21, 2006

E algures no mundo pode ler-se...:

"Teoria é saber tudo, embora nada funcione
Prática é tudo funcionar, sem que se saiba porquê.
Aqui aliamos a teoria à prática:
Nada funciona e ninguém sabe porquê.".

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

A ler inteirinho, do princípio ao fim, ao mesmo tempo que se assobia discretamente para o lado

Aqui ficou...

Ontem, na companhia de JTF e sua beloved one, ouvimos uma frase que se mantém na minha cabeça desde então.

É com ela que começo a minha semana.

“Envelhecer é um conjunto de efeitos secundários decorrentes do facto de estar vivo.”.

sexta-feira, fevereiro 17, 2006

7.000 assinaturas

Ontem a ILGA Portugal foi à Assembleia da República entregar uma petição com 7.000 assinaturas pedindo a revisão do Código Civil por forma a permitir o casamento de pessoas do mesmo sexo.

Ao ver o telejornal da noite fiquei a saber, entre outras coisas, que uma tartaruga tinha sido operada a um tumor na barbatana (pela primeira vez em Portugal!!!). Mas se não fosse por ter participado no processo de recolha de assinaturas não sabia de nada do que tinha ocorrido em São Bento.

É esta a prioridade das notícias no nosso país. Será que uma petição subscrita por 7.000 cidadãos não é importante? Ainda para mais quando está relacionada com Direitos, Liberdades e Garantias Fundamentais? Se calhar é por isso que não. E ainda há uns patarecos que vêm falar do lóbiguei...

quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Hoje fui aos Correios!

Pois é... não consegui evitar... tive mesmo que ir aos Correios!

E logo eu que não gosto de «ir» a nenhum desses sítios... bancos, correios, conservatórias, notários, finanças... tanto faz... não gosto! Eu gosto de ir à Internet ou que esses sítios venham até mim! Nem de ir à Loja do Cidadão eu gosto, mesmo sendo uma «cena bué à frente»!

Mas hoje teve mesmo que ser...

É que encomendei lá para casa um telefone sem fios, daqueles a cores e tudo, e como as entregas dos pacotes são àquelas horas bacanas em que só a minha avó é que está em casa (na dela, não na minha... porque se estivesse na minha eu não tinha que ter ido aos Correios... hum... tenho que pensar melhor nisso!), lá me deixaram um papelinho no correio (no da porta da rua... que eles nunca se dão ao trabalho de tocar para pôr nas caixas individuais!!! Não!... Para quê?!... alguém há-de pegar e distribuir... e a correspondência de pessoal que já não lá mora, lá fica... em cima das caixas à espera que um dia o carteiro entre e as leve de volta...) a dizer que tinha que ir buscar a encomenda naqueles horários em que só a minha avó é que lá poderia ir (mas mora longe... hum... tenho mesmo que pensar nisso...).

E pronto... tive mesmo que lá ir!

E fui! Duas vezes!

Duas vezes?!

Sim... duas vezes... é que a estes sítios quando tens que «ir», raramente evitas voltar a «ir»... eu explico...

Decidido a ir buscar o novo gadget, acordei, meti-me no duche e fui-me mentalizando que lá ia... que ia correr tudo bem... não havia qualquer motivo para pensar que não... afinal, os Correios estão-se a modernizar... verdade seja dita, sempre foram razoavelmente eficientes... as cartas nunca demoram mais que um ou dois dias... aliás, quando vivi em Espanha, os Correos eram bem piores...

Embrenhado nos meus pensamentos, ia ficando cada vez mais optimista! Desta é que ia ser! Ia correr tudo bem! Antes de sair de casa, verifiquei que tinha o aviso, que estava em meu nome, confirmei que tinha o BI, parei e pensei "pára! estás a ser paranóico! porque é que não há-de ser simples ir aos Correios?!" e arranquei! Deixei as minhas coisas no carro e fui a pé direitinho aos Correios, confiante, de cabeça erguida e de aviso no bolso!

Ao entrar, tudo pareciam bons prenúncios: só tinha uma pessoa à minha frente! Com tanta sorte aparente, não pude evitar um "Eh lá!" mental, que ninguém ouviu, mas que na minha cabeça até fez eco! Entretanto, enquanto aguardava a minha vez, comecei a reparar que os esforços de rentabilização da rede de balcões já atingiram níveis que eu nem suspeitava: além dos UZO, do pagamento de telefones, águas, luz e outros que tais, os CTT vendem DVD's, t-shirts, ursos de peluche, livros e tantas outras coisas, que nem percebi se ainda vendem selos e postais!!! "Epá... isto só pode ser um bom sinal... tanto empenho em diversificar as receitas tem que se traduzir numa boa qualidade de serviço!". Agora sim, estava mais confiante que nunca! Isto apesar de que, com tanta coisa distribuída tão aleatoriamente pelo balcão, ser quase impossível diferenciar aquele espaço de qualquer barraquinha da Feira de Carcavelos... Mas isso, pronto... deve ser uma questão de tempo... tantas mudanças originam sempre alguma confusão...

E foi embrenhado nestes pensamentos que ouvi a senhora chamar-me - tinha chegado a minha vez! Aí, confesso, voltei a ficar um pouco nervoso... meio atabalhoadamente procurei tudo o que precisava enquanto lhe dava os bons dias e tentei que nada lhe faltasse: passei-lhe o aviso, assinei-o e juntei o B.I.! Com um ar satisfeito com a minha proactividade, a senhora afastou-se para ir procurar a minha encomenda e eu fiquei a pensar no que é que ainda poderia correr mal... de repente...´"é isso! o pagamento!". O telefone ainda custava cerca de 70€... "será que... sim... claro que sim... estes tipos vendem tanta coisa aqui... até vendem telemóveis!... de certeza que se pode pagar com multibanco! nem outra hipótese faria sentido!". Já em stress com esta hipótese, vi que a senhora se aproximava com o meu embrulho e saquei ostensivamente do meu cartão! Foi aí que ouvi o que mais temia: "só com dinheiro ou cheque..." (ler em tom simpático e solidário)! "Mas... mas... não têm multibanco? Cartão de crédito?..."... "Não... ainda não..."! Eu sabia!!! Não podia correr bem!!! A resposta à segunda pergunta ainda era pior... caixa de multibanco só ao lado de minha casa! Toca a fazer o caminho todo de volta... Eu sabia!!!

Pelo caminho não conseguia pensar noutra coisa... como é que é possível querer tornar o balcão dos CTT um ponto de venda de bens e serviços de terceiros e não aceitar os meios de pagamento mais populares? Como?! Então se eu tenho uns cartõezinhos plastificados que me cabem na carteira, que, por sua vez, me cabe no bolso, estão à espera que eu ande sempre carregado de dinheiro e com um livro de cheques que, comparado com o bolso das calças, mais parece em formato A4?! Não pode ser!!! Mas é... infelizmente é...

E foi assim que, pelo segunda vez na mesma hora, eu tive que ir aos Correios...

E fui...

P.S.: Isto fez-me lembrar outra aventura que tive com os Correios, no ano passado, também com uma encomenda. Mas esta era Expresso e só podia ser entregue em mão... bom... mas isso fica para outro post...

Notícias da tanga (2 que o de ontem já conta)

Gripe das aves: Comissão Europeia apoia plano de vigilância português com 71.600 euros

Note-se que se eu em vez de comprar a minha casa oferecer a guita ao estado passo a apoiar o plano de vigilância com mais do que os míseros 50% da UE.

Os jornalistas que escrevem estas trampas são patrocinados por alguém no governo?

O problema é a liberdade (d)e(x)pressão e acabou a puta da conversa!!!

«“Eles” assumiram uma postura extremista!»
«“Eles” não deviam reagir assim!»
«“Eles” têm de perceber o que é liberdade de expressão!»
«Não podemos ceder agora, porque senão “Eles” vão achar que têm influência cá dentro!»
«“Eles” têm homens-bomba!»
«“Eles” não respeitam as mulheres!»
«“Eles” rebentam-te os miolos sem pensar duas vezes!»
«Achas que se justifica o que “Eles” andam a fazer para lá?!»
«Tu já viste bem como é que “Eles” reagem?! Quer dizer, qualquer dia não podemos dizer que não sei quê, porque vêm “Eles” estoirar 14 cidades de seguida!!!»
«Mas tu achas que se aquilo fosse cá, nós fazíamos o que “Eles” estão a fazer?!»
«Tu não brinques comigo…»
«E ainda vem aquele cabrão do Freitas falar como meu representante, assumindo uma espécie de papel de defensor d'"Eles"? Ele não pode dizer o que quer...ele representa um conjunto de pessoas, pá!!!!"»

PORRA!!!!!!!!!!!!!!! Mas será que não se percebe que tentar relativizar uma puta duma discussão, defendendo uma opinião…

”Oh…é a tua opinião…”…

FODA-SE!!! CLARO QUE É A MINHA!!!! QUERIAM QUE FOSSE A DE QUEM?! A DO BADARÓ?!
Agora, o que eu acho é que…

”Ah ‘tá bem…claro…eles é que são os coitadinhos e nós somos os mauzões…claro…pois…”

GRRRRRrrrrrrrrrrrrrrrrraaaaaaaafhosdhfosdd!!!!! Não é isso que eu estou a dizer…é claro que não concordo com a onda de violência que se gerou…é evidente que não acho aceitável desatar a matar pessoas e a destruir cidades para reagir a uma coisa com a qual não se concorda…agora, também acho que…

“Olha…para mim tem que ver com liberdade de expressão e acabou a puta da conversa!!!!! Para ti é viva o terrorismo, não é?! Pronto…temos opiniões diferentes…”.


Ok…temos...se tu o dizes...

terça-feira, fevereiro 14, 2006

Petróleo vs. Nuclear vs. Energias Renováveis

Bom... como é que hei-de pôr as coisas sem nos sentirmos todos demasiado envergonhados?...

Sei dizer que a Suécia tem, pasme-se, uma Ministra do Desenvolvimento Sustentável e que, vejam bem, a senhora diz coisas como isto:

"Our dependency on oil should be broken by 2020," said Mona Sahlin, minister of sustainable development. "There shall always be better alternatives to oil, which means no house should need oil for heating, and no driver should need to turn solely to gasoline."

Além disso, note-se a audácia, eles planeiam as coisas que vão fazer e, horror dos horrores, seguem o que planearam!!! Tipo, em 1980 fizeram um referendo (sim... um referendo... não... não foi sobre temas de consciência... foi mesmo sobre orientações estratégicas do país!) ao nuclear em que se decidiu abandonar esse tipo de energia e ainda hoje eles têm esse plano de abandono a correr! (sim... é possível abandonar um caminho sem ser à pressa e desenvolvendo em simultâneo o caminho alternativo!). Mais: este plano para tornar toda a economia sueca dependente apenas de energias renováveis é um plano a 15 anos (sim... parece que há por lá eleições também... e parece que mesmo com mudanças de Governo, este tipo de questões estratégicas são respeitadas e têm continuidade!)!

Bom... eu nem sei que mais vos diga... o melhor é mesmo ler o artigo e fazer umas pesquisas extra sobre o tema (nesta mesma página há uns links bastante úteis)... espero que muita gente em todo o mundo se envergonhe também e que mais iniciativas como esta surjam em tempo útil (ou seja, antes de rebentarmos com tudo - ambiente e economia!).

Pergunta de nível zero

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Match Point


Gostei. Gostei bastante. Mas saí do cinema e só pensava:

Allen?!


Ou Allen meets Hitchcock?!


Como? Porquê? Será a andropausa? Terão acabado a obsessão com o sexo e a baixa auto-estima? Terão perdido o sentido a psicanálise e a catarse pública? Eu fico feliz por ele, mas... e eu?! E as minhas gargalhadas?!... Hã?!...

QED

A discussão estéril à volta de qual deve ser a postura a adoptar relativamente aos impactos causados pelas caricaturas é a prova de que:

1 - há muita gente sem nada para fazer;
2 - ironicamente parece ser necessário ser contra os mouros para defender a liberdade de expressão;
3 - a liberdade de expressão, quando é exercida por partidos de extrema-direita legais, não pode ser assim tão livre;
4 - num país onde não os problemas sociais relacionados com a emigração são relativamente diminutos há sempre arautos do xenofobismo em casa alheia, nem que para isso seja necessário defender a liberdade de expressão.

sábado, fevereiro 11, 2006

Templo do Mijo Dourado





Em Outubro estive em Londres e num dos dias fui a um daqueles pubs que fechavam às onze da noite (como o tempo passa). Além do bom ambiente e da excelente música o que mais me chamava a atenção era o corropio para uma das casas de banho.

Segui os "aflitos" e rapidamente descobri o que se passava: era o Templo do Mijo Dourado! Numa das casas de banho, totalmente revestida a folha de ouro, havia em diversas prateleiras, por cima do autoclismo, por todo o lado, imagens da virgem maria com o menino ao colo. Cada virgem maria, cada menino ao colo, todos aqueles bonecos estavam dotados de um desproporcionado caralhão revestido a folha de ouro (ver as imagens com atenção e se necessário ampliá-las com um clique).

O autor da instalação caralhística era um chinês. Choque de civilizações? Ou liberdade de expressão? E eu, deverei divulgar as imagens? Ou estarei a insultar alguém? Será que uma religião é algo de tão redutor que se resume a um boneco de pau ou será mais que isso, pergunto-me eu que não acredito em nada dessas coisas. Reencontrei as imagens por acaso e achei que eram adequadas ao momento que vivemos. Viva a liberdade!

sexta-feira, fevereiro 10, 2006

10 de Fevereiro

EVENTOS HISTÓRICOS

1763 - Assinado o Tratado de Paris, entre a Inglaterra e a França, que põe fim à Guerra dos Sete Anos.
1840 - Casamento da Rainha Vitória do Reino Unido com Alberto de Saxe-Coburg-Gotha.
1879 - Fundação do Condado de Chaffee.
1912 - Promulgada a Lei Sáenz Peña na Argentina de reforma eleitoral.
1931 - Nova Deli torna-se a capital da Índia
1938 - Para prevenir a formação do governo com membros da organização ultra-nacionalista Guarda de Ferro, o rei Carol II da Romênia o dissolveu e instituiu uma ditadura real de vida curta.
1947 - Concluído o Tratado de Paz com a Hungria, determinando, entre outras coisas, que a fronteira húngara, com pequenas modificações voltaria a ser a de antes de 1938.
1962 - O piloto espião americano Francis Gary Powers é trocado pelo espião soviético Rudolf Abel
1963 - Kitakyushu recebe o estatuto de cidade.
1965 - Fechamento da Panair do Brasil sob a alegação de que estava devedora da União e de fornecedores.
1967 - Fundação da Universidade de Caxias do Sul.
1980 - Fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) - Partido político brasileiro.
1980 - Nascimento do LN
1994 - Criação da Agência Espacial Brasileira.
1998 - Adotado o Hino nacional da Bósnia-Herzegovina pelos seus nacionais.
2005 - Anunciado pela Casa Clarence que o Carlos, Príncipe de Gales e Camilla Parker Bowles iriam casar-se em 8 de abril daquele ano numa cerimônia civil.
2005 - O governo norte-coreano admite ter armas nucleares "para defesa".

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

a vida com i no fim

quando vi o meu sonhado

spaghetti alle cozze e ai gamberini in padella con un filo de vino bianco

transformar-se numa insípida

massa com mexilhão congelado e mini-camarão Modelo regada a vinho branco rasca, de pacote 0.375l,

percebi que não é só de boa gramática e vocabulário apurado que vive a arte da gastronomia italiana.

terça-feira, fevereiro 07, 2006

Queres ver?!

sexta-feira, fevereiro 03, 2006

Teresa e Lena, liberalismo e moralidade

Este post já deveria ter sido escrito há alguns dias. No entanto, a seriedade que o tema me merece e a falta de tempo que tenho tido para o fazer, levaram a que só agora lhe possa pegar.

Para começar, deixemos algumas coisas bem claras:

1. Não sendo propriamente católico, acho importante deixar bem claro que toda a minha educação é de base católica (quer familiarmente, quer pela escola que frequentei);

2. Por ter esta formação, alguns dos valores que mais arreigados tenho em mim, são precisamente a solidariedade, o respeito pelo próximo e o amor aos meus semelhantes (começa aqui a perigosidade lexical... será que eu percebi mal quando me ensinaram e semelhantes significa não a espécie humana por inteiro, mas só alguns?!);

3. Ainda pelo mesmo motivo, aprendi que a relação com Deus é muito mais individual que colectiva e que não devemos julgar moralmente ninguém, nem como indivíduo, nem, muito menos, como membro de um suposto grupo homogéneo (like if there was such a thing...);

4. Apesar de ainda estar na introdução, já estou a sentir que me vai fugir a mão e que, provavelmente, vou acabar por ofender muita gente - as minhas desculpas por adiantado, mas há coisas que ou se dizem de forma crua e agressiva, ou caem em saco roto.

Feita a introdução, passemos à vaca-fria.

Eu tenho andado um pouco distraído e nem me apercebi que algures no final do mês passado, duas mulheres corajosas chamadas Teresa e Lena, tinham decidido tomar o seu destino em mãos e ir a uma Conservatória pedir a um Conservador que respeitasse a Constituição, ignorasse o Código Civil e as casasse!

Ao que parece, fartas de obstáculos e humilhações, quiseram dar o passo que lhes permitisse ser ambas mães da filha de Lena (em vez de uma ser mãe e a outra encarregada de educação), poderem ambas visitar a filha no Hospital se esta estiver doente e só puderem entrar familiares, poderem contrair um empréstimo em conjunto e por aí fora... Coisas que qualquer heterossexual dá por adquirido...

Além de ter os mesmos direitos, Teresa e Lena querem também ter os mesmos deveres que qualquer casal, ou seja, "formar uma sociedade familiar que integre todos os seus bens" e "celebrar um compromisso mútuo de respeito, fidelidade, coabitação, cooperação e assistência".

No fundo, Teresa e Lena querem deixar de ser companheiras e passar a ser um casal, da mesma forma que muitos heterossexuais podem optar por viver toda a vida como companheiros ou como casais. E em vez de ficarem comodamente sentadas à espera que a sociedade mude, que os partidos lutem por elas, ou que morram sem que nada aconteça, decidiram levantar-se, meter-se no carro e provocar a mudança! Só por isso, já são exemplo para todos nós!

A minha distracção relativamente ao tema acabou no dia em que, por acaso do destino, sintonizei a TSF no momento em que decorria o Forum sobre o sucedido. E o panorama foi ainda mais assustador do que eu alguma vez imaginei... Comentários como "espero que os nossos governantes não façam uma lei tão... tão... porca!" foi do mais soft que por ali se ouviu... Depois havia também a repetição ignorante de coisas como "nã... não vamos agora estar a alterar a Constituição [nota JTF: que nem precisa de ser alterada... basta o Código Civil...] porque essas duas se querem casar..." ou "basta ler a imprensa dos países em que fizeram isso, para ver as aberrações que agora andam a acontecer... isso correu mal em todo o lado...".

Ora, que Portugal é um país de beat@s racistas e xenófob@s, eu já tinha alguma noção... o que me choca é que sejam também acrític@s e incoerentes!

Como disse na introdução, o respeito e o amor pelo próximo são valores fundamentais do catolicismo que eu ainda hoje guardo, independentemente do caminho que percorri desde os meus dias de aluno de um colégio religioso até ao presente. Creio que hoje é mais ou menos unânime dizer que a Inquisição e a carnificina decorrente das Cruzadas e de outros movimentos de conversão de «infiéis», foram opções erradas e, na maior parte dos casos, bárbaras e criminosas! Com isso aprendemos, ou deviamos ter aprendido, que a fé não se impõe e que a moral não é universal nem igual para todos!

O facto de vivermos num Estado de Direito Democrático, com o Estado bem separado (?) da Religião e onde tod@s são iguais ante a Constituição, tem que significar mais que mera retórica!

Um Estado como o que por aqui concebemos baseia-se na Diversidade (por oposição à homogeneidade e ao unanimismo) e na defesa de um conjunto de Valores consensualizados que definem a matriz em que nos movimentamos.

Ao contrário do que disseram a maior parte dos reaccionários que participaram no Forum, o facto de vivermos numa democracia não significa que a maioria impõe, manda e desmanda, mas sim que a maioria lidera com respeito pelas minorias. Ou seja, não se trata de uma ditadura de 50 mais 1, mas sim de um sistema em que os 50 menos 1 são respeitados e ouvidos na definição das soluções.

É por isto que a «Democracia é o pior de todos os sistemas com excepção de todos os outros».

É que não se trata de proibir os heterossexuais de casar, nem de obrigar os homossexuais a fazê-lo! Trata-se apenas de garantir a universalidade e a igualdade na aplicação dos nossos deveres e dos nossos direitos.

Artigo 12º
(Princípio da universalidade)
1. Todos os cidadãos gozam dos direitos e estão sujeitos aos deveres consignados na Constituição.

2. As pessoas colectivas gozam dos direitos e estão sujeitas aos deveres compatíveis com a sua natureza.


Artigo 13º
(Princípio da igualdade)

1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.

2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.

Nada disto vai acabar com a discriminação de facto, aquela que homossexuais e lésbicas sentem e sentirão todos os dias na rua, em casa, no trabalho, etc., mas, pelo menos, pode acabar com a discriminação praticada pelo Estado no relacionamento com os cidadãos que o constituem!

É que, convenhamos, se passamos a discussão para o plano da moral vigente, basta recordar que a tradição até muito recentemente se baseou bastante nos defeitos privados, virtudes públicas: o bom chefe de família batia na mulher e nos filhos e ia às putas às quintas à noite, sem ser discriminado e humilhado por isso, desde que conseguisse manter alguma discrição! É esta a fachada que queremos manter?

As leis existem e são para todos! Se o heterossexual quer casar, casa; se não quer não casa! O homossexual e a lésbica não (a não ser que casem um com o outro, dirão logo os reaccionários mais espirituosos...)! São situações diferentes? São instituições diferentes? São o que quiserem! Mas que não podem ser fiscalmente diferentes, nem podem ser motivo para discriminação no relacionamento com o Estado (hospitais, escolas, etc.), isso (digo eu...) não podem!

Deixemo-nos pois de falsos moralismos e entendamos a realidade como ela é: o casamento religioso tem as regras que tem e que não estão a ser contestadas; o casamento civil enquanto relação contratual entre duas pessoas a quem são conferidos direitos e deveres por o celebrarem, deve existir em conformidade com a Lei Geral. Pelo menos é o que o meu lado liberal me sussurra ao ouvido...

P.S.: Aqui e aqui estão os blogs do Luis Grave Rodrigues, o advogado que apoia a Teresa e a Lena. Além do acompanhamento do tema, pode-se ler o recurso interposto no Tribunal Cível de Lisboa.

P.S.2: Alterei o título, porque não gostava dele... continuo sem gostar muito, aliás, mas foi o melhorzinho que me ocorreu... Além disso, deixo aqui mais uns links de bons sítios para acompanhar a evolução da coisa: Igualdade no Casamento, ILGA, Os Tempos que Correm e o Renas e Veados.

Os burros pelos nomes

Quero que se fodam os fanáticos religiosos que pensam que podem calar quem quer que seja.

O Maomet foi caricaturado? Pois muito bem é assim a vida. Muitas caricaturas de outros ícones, pessoas e deuses foram feitas anteriormente - se não conseguem encaixar vão todos para o cara&%$. A vida é assim, feita de gajos que concordam comigo e de gajos que não concordam e que ainda por cima gozam. É uma chatice, mas é assim: nada a fazer...

Se fossem ameaçar mas era a vossa tia faziam melhor porque, seus badamerdas, há um princípio sagrado de vida que qualquer pessoa tem de acatar. Se não gostam assobiem para o lado.

Muita pena tenho que o esforço de todas as pessoas pacíficas que se viram para Meca a pedir um mundo melhor seja conspurcado por bandalhos que muito provavelmente nunca tinham lido um jornal dinamarquês.

quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Realmente...

A realização do casamento de Lena e Teresa foi hoje recusada.
Independentemente da opinião que tenhamos sobre o tema, há uma coisa em que temos de estar todos de acordo…sabendo da delicadeza do tema, há coisas que são evidentes…
ENTÃO QUEREM CASAR E VÃO PEDIR AUTORIZAÇÃO A UM GAJO QUE É CONSERVADOR?!

Ó-ó…olhem que eu, palavra de honra…! Não estava bom de ver?

Consolos de alma

Farto-me de ouvir que "duas rectas paralelas são duas rectas que só se encontram no infinito"...

É mentira. É como o pai natal, um embuste.

Lamento ser eu a dar esta informação, mas duas rectas paralelas nunca se encontram. São as duas infinitas mas vão sempre lado a lado. Bem sei que o dia dos namorados está perto e se calhar podia ter escolhido uma melhor altura para falar disto, mas a verdade, verdadinha, é que vão sempre a par, mas nunca se tocam, nem lá no infinito para grande desilusão dos mais lamechas....

quarta-feira, fevereiro 01, 2006

(t)Rampa da Rampa...

As estações da CP na linha de Cascais têm um novo mistério…quer dizer…uma nova curiosidade.

Há uns tempos colocaram nas plataformas das estações ferroviárias da linha tiazoca, umas rampas com duas entradas que (dizem os entendidos) servem para as pessoas que só podem deslocar-se de cadeira de rodas poderem entrar no comboio de forma fácil e segura, contornando, assim, o problema da distância entre a plataforma e a porta do dito.
A ideia louvável só tem um senão…quando tiver oportunidade para tirar uma foto, tudo se tornará claro, mas para já fica a ideia!
É que afinal estas rampas só servem para as pessoas que andam de cadeira de rodas, mas que sejam podres de ricas!! É verdade…
Ao que consegui apurar, um físico dinamarquês afirma haver uma possibilidade de se conseguir entrar no comboio estando naquelas rampas….basta conjugar as leis e regras da física quântica e da cinética com as do monopólio e as do uno. Aí, munidos de uma cadeira equipada com propulsores, é possível estar na rampa, accionar as turbinas, arrancar paralelo à ferrovia e, logo de seguida, travar bruscamente enquanto se curva a cadeira para o lado esquerdo (ou direito, depende se vamos no sentido Cascais/Lisboa, ou Lisboa Cascais).
É que, meus amigos…o comboio pára quase sempre numa posição em que a tal rampa amiga fica entre as duas portas da carruagem!!!!!!!

Parafraseando a já tão célebre estrela big brotheriana: “Olha, ca ca ca fod*#&+!!!!