terça-feira, fevereiro 14, 2006

Petróleo vs. Nuclear vs. Energias Renováveis

Bom... como é que hei-de pôr as coisas sem nos sentirmos todos demasiado envergonhados?...

Sei dizer que a Suécia tem, pasme-se, uma Ministra do Desenvolvimento Sustentável e que, vejam bem, a senhora diz coisas como isto:

"Our dependency on oil should be broken by 2020," said Mona Sahlin, minister of sustainable development. "There shall always be better alternatives to oil, which means no house should need oil for heating, and no driver should need to turn solely to gasoline."

Além disso, note-se a audácia, eles planeiam as coisas que vão fazer e, horror dos horrores, seguem o que planearam!!! Tipo, em 1980 fizeram um referendo (sim... um referendo... não... não foi sobre temas de consciência... foi mesmo sobre orientações estratégicas do país!) ao nuclear em que se decidiu abandonar esse tipo de energia e ainda hoje eles têm esse plano de abandono a correr! (sim... é possível abandonar um caminho sem ser à pressa e desenvolvendo em simultâneo o caminho alternativo!). Mais: este plano para tornar toda a economia sueca dependente apenas de energias renováveis é um plano a 15 anos (sim... parece que há por lá eleições também... e parece que mesmo com mudanças de Governo, este tipo de questões estratégicas são respeitadas e têm continuidade!)!

Bom... eu nem sei que mais vos diga... o melhor é mesmo ler o artigo e fazer umas pesquisas extra sobre o tema (nesta mesma página há uns links bastante úteis)... espero que muita gente em todo o mundo se envergonhe também e que mais iniciativas como esta surjam em tempo útil (ou seja, antes de rebentarmos com tudo - ambiente e economia!).

2 Comments:

Blogger melena said...

a diferença é que:

os suecos já são adultos na sua cidadania e democracia.

nós ainda andamos de fraldas.
e com a nossa irresponsabilidade ainda acabamos com o país

2:20 da tarde  
Blogger tinyGod said...

Aqui se pode ver o atraso entre Portugal e a Suécia... Nós estamos confrontados com o dilema de total dependência do petróleo, estudamos a remota hipótese do Nuclear e (finalmente!) semeamos as primeiras torres eólicas...Na Suécia, já têm um plano para acabar com a produção de energia nuclear...

11:14 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home