quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Hoje fui aos Correios!

Pois é... não consegui evitar... tive mesmo que ir aos Correios!

E logo eu que não gosto de «ir» a nenhum desses sítios... bancos, correios, conservatórias, notários, finanças... tanto faz... não gosto! Eu gosto de ir à Internet ou que esses sítios venham até mim! Nem de ir à Loja do Cidadão eu gosto, mesmo sendo uma «cena bué à frente»!

Mas hoje teve mesmo que ser...

É que encomendei lá para casa um telefone sem fios, daqueles a cores e tudo, e como as entregas dos pacotes são àquelas horas bacanas em que só a minha avó é que está em casa (na dela, não na minha... porque se estivesse na minha eu não tinha que ter ido aos Correios... hum... tenho que pensar melhor nisso!), lá me deixaram um papelinho no correio (no da porta da rua... que eles nunca se dão ao trabalho de tocar para pôr nas caixas individuais!!! Não!... Para quê?!... alguém há-de pegar e distribuir... e a correspondência de pessoal que já não lá mora, lá fica... em cima das caixas à espera que um dia o carteiro entre e as leve de volta...) a dizer que tinha que ir buscar a encomenda naqueles horários em que só a minha avó é que lá poderia ir (mas mora longe... hum... tenho mesmo que pensar nisso...).

E pronto... tive mesmo que lá ir!

E fui! Duas vezes!

Duas vezes?!

Sim... duas vezes... é que a estes sítios quando tens que «ir», raramente evitas voltar a «ir»... eu explico...

Decidido a ir buscar o novo gadget, acordei, meti-me no duche e fui-me mentalizando que lá ia... que ia correr tudo bem... não havia qualquer motivo para pensar que não... afinal, os Correios estão-se a modernizar... verdade seja dita, sempre foram razoavelmente eficientes... as cartas nunca demoram mais que um ou dois dias... aliás, quando vivi em Espanha, os Correos eram bem piores...

Embrenhado nos meus pensamentos, ia ficando cada vez mais optimista! Desta é que ia ser! Ia correr tudo bem! Antes de sair de casa, verifiquei que tinha o aviso, que estava em meu nome, confirmei que tinha o BI, parei e pensei "pára! estás a ser paranóico! porque é que não há-de ser simples ir aos Correios?!" e arranquei! Deixei as minhas coisas no carro e fui a pé direitinho aos Correios, confiante, de cabeça erguida e de aviso no bolso!

Ao entrar, tudo pareciam bons prenúncios: só tinha uma pessoa à minha frente! Com tanta sorte aparente, não pude evitar um "Eh lá!" mental, que ninguém ouviu, mas que na minha cabeça até fez eco! Entretanto, enquanto aguardava a minha vez, comecei a reparar que os esforços de rentabilização da rede de balcões já atingiram níveis que eu nem suspeitava: além dos UZO, do pagamento de telefones, águas, luz e outros que tais, os CTT vendem DVD's, t-shirts, ursos de peluche, livros e tantas outras coisas, que nem percebi se ainda vendem selos e postais!!! "Epá... isto só pode ser um bom sinal... tanto empenho em diversificar as receitas tem que se traduzir numa boa qualidade de serviço!". Agora sim, estava mais confiante que nunca! Isto apesar de que, com tanta coisa distribuída tão aleatoriamente pelo balcão, ser quase impossível diferenciar aquele espaço de qualquer barraquinha da Feira de Carcavelos... Mas isso, pronto... deve ser uma questão de tempo... tantas mudanças originam sempre alguma confusão...

E foi embrenhado nestes pensamentos que ouvi a senhora chamar-me - tinha chegado a minha vez! Aí, confesso, voltei a ficar um pouco nervoso... meio atabalhoadamente procurei tudo o que precisava enquanto lhe dava os bons dias e tentei que nada lhe faltasse: passei-lhe o aviso, assinei-o e juntei o B.I.! Com um ar satisfeito com a minha proactividade, a senhora afastou-se para ir procurar a minha encomenda e eu fiquei a pensar no que é que ainda poderia correr mal... de repente...´"é isso! o pagamento!". O telefone ainda custava cerca de 70€... "será que... sim... claro que sim... estes tipos vendem tanta coisa aqui... até vendem telemóveis!... de certeza que se pode pagar com multibanco! nem outra hipótese faria sentido!". Já em stress com esta hipótese, vi que a senhora se aproximava com o meu embrulho e saquei ostensivamente do meu cartão! Foi aí que ouvi o que mais temia: "só com dinheiro ou cheque..." (ler em tom simpático e solidário)! "Mas... mas... não têm multibanco? Cartão de crédito?..."... "Não... ainda não..."! Eu sabia!!! Não podia correr bem!!! A resposta à segunda pergunta ainda era pior... caixa de multibanco só ao lado de minha casa! Toca a fazer o caminho todo de volta... Eu sabia!!!

Pelo caminho não conseguia pensar noutra coisa... como é que é possível querer tornar o balcão dos CTT um ponto de venda de bens e serviços de terceiros e não aceitar os meios de pagamento mais populares? Como?! Então se eu tenho uns cartõezinhos plastificados que me cabem na carteira, que, por sua vez, me cabe no bolso, estão à espera que eu ande sempre carregado de dinheiro e com um livro de cheques que, comparado com o bolso das calças, mais parece em formato A4?! Não pode ser!!! Mas é... infelizmente é...

E foi assim que, pelo segunda vez na mesma hora, eu tive que ir aos Correios...

E fui...

P.S.: Isto fez-me lembrar outra aventura que tive com os Correios, no ano passado, também com uma encomenda. Mas esta era Expresso e só podia ser entregue em mão... bom... mas isso fica para outro post...

1 Comments:

Blogger Delfim said...

Mas se os correios se parecem cada vez mais com a feira de carcavelos, que esperavas tu? Na feira de carcavelos usas MB?!?...

De qq modo evitavas bem essa canseira se colocasses na morada de destino a da tua avó. E ela até havia de gostar de ter lá o neto para lanchar quando fosses buscar a encomenda...

4:28 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home