sábado, fevereiro 11, 2006

Templo do Mijo Dourado





Em Outubro estive em Londres e num dos dias fui a um daqueles pubs que fechavam às onze da noite (como o tempo passa). Além do bom ambiente e da excelente música o que mais me chamava a atenção era o corropio para uma das casas de banho.

Segui os "aflitos" e rapidamente descobri o que se passava: era o Templo do Mijo Dourado! Numa das casas de banho, totalmente revestida a folha de ouro, havia em diversas prateleiras, por cima do autoclismo, por todo o lado, imagens da virgem maria com o menino ao colo. Cada virgem maria, cada menino ao colo, todos aqueles bonecos estavam dotados de um desproporcionado caralhão revestido a folha de ouro (ver as imagens com atenção e se necessário ampliá-las com um clique).

O autor da instalação caralhística era um chinês. Choque de civilizações? Ou liberdade de expressão? E eu, deverei divulgar as imagens? Ou estarei a insultar alguém? Será que uma religião é algo de tão redutor que se resume a um boneco de pau ou será mais que isso, pergunto-me eu que não acredito em nada dessas coisas. Reencontrei as imagens por acaso e achei que eram adequadas ao momento que vivemos. Viva a liberdade!