terça-feira, novembro 30, 2004

Hã?!

Telemóvel cem por cento biodegradável transforma-se numa flor depois de plantado

Se estes gajos fossem mesmo inteligentes, usavam sementes de milho e incluiam no telefone um botão de emergência para fazer pipocas! Assim, se um tipo se perdesse no deserto e não tivesse rede para pedir ajuda, comia o telemóvel!

quarta-feira, novembro 24, 2004

Continua o circo...

Ontem, Gomes da Silva, em nome do Governo PPD/PSD-CDS/PP (que bem se aplica aqui a expressão «é chato e comprido!»), criticou a pergunta elaborada para o referendo sobre o Tratado da União Europeia criada e aprovada pelo PPD/PSD-CDS/PP-PS (a que se poderia chamar Bloco Central com Desvio na Coluna), proporcionando uma emocionante reviravolta num tema já de si tão divertido!

Aproveitando a onda de acusações de intromissões do Governo na Comunicação Social, António José Seguro acusou Gomes da Silva de "uma tentativa infantil de intromissão" na esfera de poderes do Parlamento, assegurando a presença do PS no chorrilho de disparates dos últimos dias...

Paralelamente, depois do afastamento de Rodrigues dos Santos da RTP, por defender que a nomeação de correspondentes no exterior era matéria da competência da Direcção de Informação, assistimos ontem ao início do processo de entrada de Luís Marinho para o lugar, o qual defende que a nomeação de correspondentes é competência da Administração, mas a escolha é da Direcção de Informação, havendo necessidade de chegar a consenso. No presente caso, presumo que o consenso fosse a Direcção de Informação escolher o primeiro classificado do concurso, mas mudar a escolha para o quarto classificado, dado que a Administração não quis nomear nenhum dos 3 primeiros...

sábado, novembro 20, 2004

Do Silenciamento, do Caos, e de Como o Jorge nos entalou e foi dar uma volta!

Primeiro foi Gomes da Silva a mandar calar Marcelo.

Depois alguém calou Rodrigues dos Santos.

A seguir foi a Alta Autoridade para a Comunicação Social que foi mandada calar e acusada de não ter credibilidade (ver Morais Sarmento: conclusões da Alta Autoridade têm "falta de credibilidade" e Governo e PSD Não Reconhecem Legitimidade à Alta Autoridade).

O cliente seguinte foi Miguel Cadilhe - Ministro das Finanças de Cavaco Silva, invocado por todos os líderes do PSD sempre que precisam de credibilizar alguma medida económica -, que defendeu a regionalização e Arnaut mandou-o calar e trabalhar (ver "Ouço sempre Miguel Cadilhe com muito gosto, mas, como cidadão, preferia ouvi-lo falar dos investimentos que, como representante da API, trouxesse para Portugal").

Finalmente, Bagão e Morais Sarmento vêm mandar calar o Governador do Banco de Portugal (ver Bagão Acusa Banco de Portugal de Ter Favorecido Governos PS e Morais Sarmento acusa Banco de Portugal de excesso de zelo)

No meio de tudo isto continua ainda a confusão do costume, com anúncios de medidas avulsas à saída do autocarro, que são desmentidas na semana seguinte, com Santana a demarcar-se de declarações de ministros seus, com ministros a demarcarem-se de declarações de Santana ou ainda com ministros a usar o direito ao Contraditório para desautorizar outros ministros em matérias da competência dos últimos. O último caso é este: IRC Divide Bagão e Barreto: Ontem, o ministro adjunto para as Actividades Económicas declarou que, caso seja possível, a taxa de IRC deveria descer em 2006 para 20 por cento. O ministro das Finanças defendeu que, antes de descer a taxa, ter-se-ia de averiguar se houve vantagens na descida já verificada de 30 para 25 por cento. "Se não houve, temos de parar, reflectir e não nos precipitarmos", concluiu. (isto no dia da discussão do Orçamento!!!)

Mas o que é que se passa com esta gente? É desorientação? É mau ganhar? Será fair-play? Estarão a tentar a auto-imolação por considerarem injusta a decisão de quem lá os pôs? Quererão eleições? Ou será que estão mesmo a fazer o melhor que podem? E o ex-Presidente da República Jorge Sampaio que ia andar em cima deles onde é que anda? Ainda não voltou do passeio? Quanto tempo mais temos que aturar este desnorte?...

sexta-feira, novembro 19, 2004

O Buba

O Buba, que tem quase 82 anos e é o avô do Ivan (o dono d' A Praia, um dos meus blogs favoritos), escreve, embora irregularmente, algumas das mais belas estórias da blogosfera. Não acreditam? Vejam esta, esta ou esta! A espera por nova estória torna-a até mais saborosa. Obrigado, Buba!

quarta-feira, novembro 17, 2004

Links a destacar

Recentemente, acrescentei 3 links ao A Queimar, que gostava de destacar. São 3 blogs diferentes dos restantes que habitam a coluna da direita, quase literários e que se vêm juntar ao Baby Lónia, até agora único na categoria. Eu gosto muito de todos eles e por isso os recomendo. Espero que mais gente goste e desejo que as tágides (ou as ninfas do Douro, porque, curiosamente, parece-me que pelo menos alguns dos autores dos 3 blogs são do Porto e/ou arredores) acompanhem os seus autores e lhes iluminem o teclado!

A Fadiga da Ladeira

Das Vidas de Conchita M. e Paco Flores

Sonhar em Português

Cidades Cantadas #2

A pedido de várias famílias, fica aqui uma tentativa de reiniciar aquilo que esteve para ser um «serial post», ou «posta em série».

Há uns anos atrás, mais precisamente em 1993 (chiça! estou velho!...), em plena adolescência, um trabalho de uma banda portuguesa ocupou algum espaço na minha mente: Mutantes S.21, dos Mão Morta. Era um som diferente e um disco inteiro sobre viagens a cidades que, umas mais que outras, tinham um lugar no imaginário de todos nós. As letras das músicas, mais que falarem sobre as cidades, provocavam em mim a sensação de entrar pelo ambiente local dentro, de forma quase violenta (casos de Lisboa, por entre as sombras e o lixo, de Amsterdão, have big fun ou de Istambul, um grito). A letra que escolhi pôr aqui é mais descritiva e impressiona, sobretudo, pela forma como nos agarra e nos leva em poucos segundos para a Medina de Marraquexe (e pelo final abrupto, claro!). Os cheiros, o calor e as formas quase que se materializam e a vontade de ir a Marraquexe aumenta. Espero que gostem:

MARRAQUEXE
pç. das moscas mortas

[Adolfo Luxúria Canibal / Carlos Fortes]

Ainda corria o vento quente vindo do deserto
No terreiro a que chamam Jamâa El Fna, o acender dos lumes iniciou a montagem de dezenas de restaurantes ambulantes, com o cheiro adocicado das especiarias a invadir toda a praça.
Vindos das sombras da Medina, encantadores de serpentes, contadores de histórias, comentadores do Corão, malabaristas, trapezistas, músicos e toda a sorte de batoteiros atraíram uma multidão ociosa, que se arrastava indolente.
Em minutos, Jamâa El Fna deixou de ser uma inóspita praça escaldante e empoeirada para passar a fervilhar de actividade, entre o fumo das cozinhas improvisadas, as luzes das lanternas acabadas de acender, o vozear da turba delirante, o batuque dos tambores ou a melopeia encantatória das flautas...
Era o momento de pôr à prova a destreza de mãos e surripiar umas carteiras!

terça-feira, novembro 16, 2004

Patriot Act - Como tirar vantagem da sua existência?

Um velho árabe muçulmano, de origem iraquiana, a viver há mais de 40 anos nos EUA, quer plantar batatas no seu jardim, mas cavar a terra já é um trabalho demasiado pesado para ele. O seu filho único, Ahmed, está a estudar em França, e o velhote envia-lhe a seguinte mensagem:

«Querido Ahmed: Sinto-me mal porque este ano não vou poder plantar batatas no jardim. Já estou demasiado velho para cavar a terra. Se tu estivesses aqui, todos estes problemas desapareceriam. Sei que tu remexerias e prepararias toda a terra.
Beijos
Papá»

Poucos dias depois, recebe a seguinte mensagem:

«Querido pai: Se fazes favor, não toques na terra desse jardim. Escondi aí umas coisas.
Beijos
Ahmed»

Na madrugada seguinte, aparecem no local a polícia, agentes do FBI, da CIA, os S.W.A.T., os Rangers, os Marines, Steven Seagal, Silvester Stallone e alguns mais da elite estadunidense, bem como representantes do Pentágono, da Secretaria de Estado, do Mayor, etc. Removem toda a terra do jardim procurando bombas, ou material para as construir, antrax, etc..

Não encontram nada e vão-se embora, não sem antes interrogarem o velhote, que não fazia a mínima ideia do que eles buscavam.

Nesse mesmo dia, o velhote recebe outra mensagem:

«Querido pai: Certamente a terra já está pronta para plantar as batatas. Foi o melhor que pude fazer, dadas as circunstâncias.
Beijos
Ahmed»

sexta-feira, novembro 12, 2004

Arafat e a Palestina

Um excelente artigo de opinião de Jimmy Carter e duas coberturas multimédia fantásticas: Death of a Palestinian Leader e Palestine Lost. Um bom exemplo do valor acrescentado que o meio Internet pode trazer aos media tradicionais. Tudo do New York Times, claro!

quinta-feira, novembro 11, 2004

O regresso do autocolante amarelo

Santana Quer Explicar OE Aos Eleitores

O primeiro-ministro, Pedro Santana Lopes, está a equacionar a possibilidade de escrever uma carta aos portugueses a explicar o Orçamento do Estado para 2005. Segundo São Bento, esta é uma possibilidade. O objectivo do primeiro-ministro é explicar as medidas de forma directa "ao maior número possível de pessoas". "Está a ser feito um trabalho para se tentar traduzir o Orçamento numa linguagem acessível à maior parte das pessoas", refere um elemento do gabinete.
Ontem, o ministro das Finanças, Bagão Félix, revelou que os efeitos da descida da taxa de IRS para famílias de mais baixos rendimentos só será visível em 2006, ano em que se realizam as próximas eleições legislativas. O ministro disse que nunca tinha esclarecido esse impacto porque não foi questionado sobre isso mais cedo.


Recomendação do Queimado: Não espere nem mais um minuto! Proteja-se já!

O governinho sem sentido de Estado diverte-se

Ontem vinha na A5 na faixa da esquerda a fazer uma ultrapassagem quando se aproxima por trás um grande carro a dar sinais de luzes e que por baixo do pára-brisas emitia umas outras luzinhas azuis. Não era ambulância, nem carro dos bombeiros ou da polícia. Estava bem de ver o que era. Como é óbvio, não o deixei passar, teve de esperar que eu acabasse a minha ultrapassagem como qualquer outro automobilista. BMWs pretos não eram veículos prioritários quando tirei a carta e penso que continuam a não sê-lo.

Ao chegar ao Tagus Park o trânsito estava todo parado e demorei 5 minutos a fazer os 1.000 metros que vão da entrada ao núcleo central. Em contramão, atrapalhando o trânsito, iam subindo carrões pretos iguais àquele que eu já tinha encontrado antes. Ao chegar a cima estacionavam à campeão. Os GNRs presentes não faziam a mínima, limitando-se a fazer festinhas aos muitos cães que os acompanhavam.

O quadro estava feito: era o Santana que vinha pela terceira vez ao Tagus Park, rodeado como sempre de dezenas e dezenas de polícias, falar de Ciência e Tecnologia e da sua importância para o desenvolvimento do país que ele está a enterrar (não se importou, por exemplo, de fazer com que todos os trabalhadores de “Ciência e Tecnologia” chegassem tarde ao emprego).

A notícia, apesar de sair no jornal de hoje, já está gasta, já toda a gente a ouviu, mas não viu, ninguém com juízo se acredita.

Governo vai dar mais verbas para inovação

O toque trágico-cómico é dado pela caixa que se segue. Aos nossos governantes não bastava serem mal-formados, mal-educados, incompetentes, pouco democráticos e pensarem que estão acima dos restantes cidadãos como são parolos. Mesmo muito parolos.

Aparato

Dez ministros e vinte secretários de Estado...

A apresentação da estratégia para a Sociedade da Informação reuniu uma autêntica parada de governantes, no Tagus Park. Com ampla cobertura mediática, ali 'desfilaram' dez ministros e vinte secretários de Estado, além de presidentes de câmara, associações e afins. Atentos estavam também presidentes e directores de empresas de diversos sectores, que ouviram Santana Lopes prometer «uma dedicação sem precedentes do Governo» a esta área. A Sociedade da Informação tem sido, de resto, uma paixão de vários executivos. Até hoje, porém, nunca acabou em casamento.

quarta-feira, novembro 10, 2004

O vizinho do Norte

A This Magazine, auto-intitulada the leading alternative Canadian magazine of politics, pop culture, and the arts, demonstrando uma tremenda generosidade, descobriu e lançou a solução que poderá levar à salvação de 50 milhões de americanos:

Marry an American: No Good American Will Be Left Behind!

O que se propõem fazer? Casar cidadãs e cidadãos liberais canadianos com americanas e americanos que queiram fugir de mais 4 anos de Bush, facilitando o processo de emigração.

The idea behind Marry An American is simple: You have the power to rescue a progressive American from four more years of George W. Bush, should he be re-elected.

Americans, sick of the political climate of their homeland, have long sought refuge within Canadian borders. And let's face it, when compared to the United States, Canada is a liberal utopia & we have universal healthcare (in two languages!), gay marriage, free marijuana for everyone, and we don't like guns.

Already, our American counterparts are fleeing the U.S. in droves and buying up land along our borders. We envision a movement where everyone wins: Freedom of expression and a politically convenient marriage with love and igloos for all.

Canadian singles, tired of the dating scene, are willing to act for love or just plain pity. Let's drop our borders/inhibitions/commitment issues, set a date, pick out our china patterns and wed a sexy American liberal.

O Queimado no Momento está já a desenvolver contactos com diversas entidades espanholas no sentido de desenvolver uma iniciativa semelhante que nos deixe a todos precavidos no improvável caso de Santana Lopes vir a ganhar as eleições legislativas daqui a 2 anos. Como homem prevenido vale por dois, eu já fui adiantando serviço...

O Muro

Ontem comemoraram-se os 15 anos da queda do Muro de Berlim.

Porque é que só hoje falo disso? Porque ao mesmo tempo que um pouco por todo o lado se falava e comemorava o assunto, militares e operários israelitas prosseguiam a construção de um outro muro que me faz perder a vontade de comemorar...

Post que eu gostava de ter escrito #2

O olhar irónico da Laranja Amarga sobre a morte cerebral de Arafat.

Provavelmente o meu blog favorito.

terça-feira, novembro 09, 2004

As histórias não contadas

The Mission of Project Censored is to educate people about the role of independent journalism in a democratic society and to tell The News That Didn't Make the News and why.

Project Censored is a media research group out of Sonoma State University which tracks the news published in independent journals and newsletters. From these, Project Censored compiles an annual list of 25 news stories of social significance that have been overlooked, under-reported or self-censored by the country’s major national news media.

Quem quiser ficar a saber mais ("a maior parte dos estadounidenses saben máis dos intentos de roubo de Wynona Ryder en grandes almacéns que sobre a presenza do exécito en Afganistán ou Iraq") e ler as 25 histórias não contadas do ano dê um saltinho a http://www.projectcensored.org/.

NOTA: Informação obtida via www.vieiros.com como se depreende da citação anterior.

segunda-feira, novembro 08, 2004

O segundo mandato

Irão as dificuldades gramaticais e ortográficas de Bush ser tão decisivas nas tão faladas mudanças que se esperam no segundo mandato, quanto foram na determinação das medidas tomadas no primeiro? E se forem, será legítimo esperar algum tipo de mudança?




Resta-nos esperar que já tenham contratado alguém que escreva por ele...

sexta-feira, novembro 05, 2004

Porque é que eu não gosto do Bush?

Esta manhã, no Metro, a caminho do trabalho, um jovem sentado à minha frente, espreitava por cima e por baixo do meu Público, a tentar ler algo que eu não percebia o que era.

Estando a chegar ao meu destino, guardei o jornal.

O jovem, com um olhar impaciente e preocupado, perguntou-me: «O Arafat já morreu?...». Expliquei-lhe que, aparentemente, só aguardavam o momento certo para o comunicar, porque parecia estar em coma, em estado de morte cerebral e que, aparentemente, não havia retorno possível. A impaciência diminui, mas o ar preocupado agravou-se. Agradeceu-me, despedimo-nos e saí.

No pequeno trajecto a pé dei por mim a pensar: o jovem era preto (ou de cor, ou negro, como as pessoas que se sentem desconfortáveis com a diferença gostam de dizer...) e estava-me a perguntar pelo estado de saúde do líder palestino. Nos EUA, existe uma lei, feita pela administração Bush, que defende que eu deveria alertar as autoridades para este «estranho e potencialmente perigoso» comportamento...

Esta é a Razão #1 (por ser a primeira que me lembrei e não por ser a principal) para eu não gostar de Bush. Existem mais. Talvez um dia as ilustre aqui.

quarta-feira, novembro 03, 2004

Facto Político da Semana

Históricos da ETA apelam ao abandono das armas

Seis dos principais dirigentes históricos da ETA endereçaram à actual direcção da organização uma carta, subscrita por outros 100 etarras presos, onde apontam para o esgotamento do actual modelo de actuação e preconizam o fim da violência.

Consideram que o movimento está mais fragilizado que nunca, que foi submetido pelo inimigo e que está actualmente incapacitado de obter uma posição relativa que lhe permita negociar com o poder central.

Afirmam mesmo que "A luta armada que hoje desenvolvemos não serve, isto é morrer a fogo lento".

No entanto, consideram que "deve ser a esquerda abertzale [radical e afim aos etarras], com os instrumentos da sua organização política, quem deve definir a estratégia e táctica para alcançarmos os nossos objectivos como povo".

É uma janela que se abre inesperadamente e que espero que represente o início do fim da violência e o nascer de uma nova era de progresso social, tolerância e multi-culturalismo na sociedade espanhola.

Aguardemos com esperança novos desenvolvimentos!

P.S. Não... o facto político da semana, em meu entender, não são as eleições desta noite... o povo americano escolheu ignorar o mundo e eu, socorrendo-me do princípio do contraditório, escolho ignorar as eleições americanas. Toma!
Caso alguém da blogosfera nacional tenha o pouco saudável hábito de ler este blog, o que não é muito provável, aqui fica o repto para todos fazermos o mesmo! Até podiamos pedir ao Barnabé para desenvolver um banner de protesto!

Mas por outro lado...

Vou tentar não comentar

Eleven states 'shun gay marriage'

PS: Já me ocorreram vários comentários mas vou deixar a notícia mesmo assim. Pode ser que volte ao tema depois.

Vou já atestar o depósito antes que o gasóleo volte a subir