segunda-feira, dezembro 05, 2005

Os furados da Madeira

Passei os últimos 4 dias na Madeira e vi dezenas de túneis: túneis em espiral, túneis grandes, túneis sobrepostos, tuneizinhos, túneis em paralelo, vias rápidas em túnel, caminhos em túnel, túneis onde chovia, túneis em curva, túneis escavados na rocha, túneis com vista para o mar, túneis em cimento, túneis secos, túneis rectos, túneis inclinados, túnel-ponte-túnel e ainda mais túneis em construção.

Na Madeira chamam furados aos túneis. Mas os verdadeiros furados da Madeira são os madeirenses. Não é preciso um grande afastamento dos principais pontos de interesse turístico para encontrarmos a miséria. A generalidade das localidades – exceptua-se o centro do Funchal – oferece um cenário que se aproxima da favela latino-americana: uma paisagem totalmente desordenada de casas pobres, inacabadas, muitas em tijolo ou em cimento, misturadas com lixo, postes de electricidade, painéis publicitários e habitadas por pessoas ostensivamente pobres, que denunciam falta de instrução, sem expectativas.

O tio Alberto ainda não percebeu que por mais túneis ou equipamentos – mesmo sociais – que se construa e betão que se encavalite na Madeira o desenvolvimento reside nas pessoas. Nos furados da Madeira.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Se fores falar com os jovens que nasceram nessas " favelas" constatarás que muitas deles têm 12º ano or curso superior! E tu meu menino onde é que pensas que vives: em New York????, no el Burg el Arab?????.
Antes de falares nos outros, olha primeiro para ti!

9:13 da tarde  
Blogger Fernando Belim said...

O Sr. que chama furados aos Madeirenses,foi á Madeira pra ver o que era um TUNEL. Pois na terra dele não existe. ainda se caminha por veredas em VEÌCULOS DE TRAÇÃO ANIMAL,acreditem. E chama favela ao FUNCHAL????!!!! Coitado...conheceu mesmo mal uma das cidades mais LINDAS e mais LIMPAS de Portugal.

6:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

iuyd

12:23 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Oh jovem, ao que parece tens uma visão muito retrogada sobre a ilha da Madeira. "favelas" ?! Certamente enganaste-te no destino, e julgaste-te no bairro de xelas, Bela vista, zana velha de lisboa, Bairro da Amadora, entre outros muitos mais, e isto apenas em lisboa. Aqui se nao queres ver e passar nos tuneis, tens sempre outras alternativas por sinal lindas. Ao falares da Madeira convem que tenhas presente o conceito "desemvolvimento sustentado", não será ao acaso que o Funchal é 3.ª Cidade mais desenvolvida do País e uma das mais limpas e "verdes" da Europa.

P.S:És retrogada ao ponto de não querer ver aquilo que toda a gente Vê?!!

Ass: Osvaldo Freitas

12:04 da tarde  
Blogger António C said...

Caríssimo
Não deve ter visitado a ilha da Madeira. É por toda essa pobreza que mantêm o tio alberto no poder. Não nos venha dizer que ele obriga o pessoal a votar nele. só mesmo para rir. o voto sendo secreto rapidamente o tiravam de lá. é fácil detectar um ou outro que possa mudar o seu voto e têm de ser do meio do alberto. o povo anónimo é só mudar....mas querem? claro que não...sabe porquê? porque ...talvez...vivam na miséria, nas favelas, etc etc. vc foi à madeira já com ideias preconcebidas e depois dá nisto.
o alberto teve mto dinheiro? teve. roubou-o? NÃO. levou aquilo que tinha direito face à lei que existia. outros levaram o mesmo ou mais e o que fizeram pelas suas terras? NADA. quantos no continente se orientaram com os dinheiros vindos da UE e do governo central? muitas rotundas foram feitas e o povo sem proveitos nenhuns. na madeira vê-se obra. eu, se fosse madeirense, votava em alberto. se ele vier a ser um lider do partido para governar portugal já não votarei nele. porquê? ele é bom a defender e a desenvolver a terra dele. e que bem que faz.

cumps.

8:28 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home