quarta-feira, dezembro 21, 2005

O combate

Ainda os jornalistas não tinham acabado de colocar a primeira questão e já Soares tomara conta do debate. Qual bulldozer, foi arrasando mito atrás de mito.

Mito n.º 1 – O Cavaco Sebastião
Soares explicou uma vez mais que o PR não tem uma função legislativa ou executiva e que uma eventual postura interventiva de Cavaco ia acrescentar uma crise institucional ao problema económico que o país já vive. Esperar que Cavaco resolva os problemas do país seria contraproducente porque criaria mais falsas expectativas numa população farta de promessas. Pumba.

Mito n.º 2 – O Cavaco Técnico (1985-1995)
Soares seguiu o caminho que Louçã tinha aberto com o objectivo de rebentar com o mito do grande técnico. Relembrou que Cavaco herdou umas finanças públicas relativamente equilibradas (esforço do próprio Soares e de Ernâni Lopes) e apanhou com uma enchente de dinheiro da CEE. E se é certo que a economia cresceu bastante em virtude destes factores não é menos verdade que Cavaco não aproveitou o momento para proceder às reformas estruturais de que tanto carecemos (e que naquele momento Felipe González punha em prática em Espanha abrindo espaço para o fenómeno de crescimento actual). Cavaco saiu e deixou um défice elevadíssimo para quem viesse a seguir. Aliás, e isto é uma nota pessoal, podem dirigir-se iguais críticas a Guterres. Estudei isto na faculdade já lá vão 7 ou 8 anos...

Mito n.º 3 – O Cavaco dos consensos
Há gente com lata que se farta e Cavaco é um deles quando vem com a conversa dos consensos. Cavaco não gosta de discutir, nunca se engana e raramente tem dúvidas. Soares lembrou que Cavaco sabe que não é consensual e por isso não se apresentou às eleições de 1995 deixando Fernando Nogueira a comandar o barco. Também não deixou passar o facto de Cavaco ter perdido as eleições de 1996 apesar de uma estratégia agressiva contra Sampaio. Cavaco divide os portugueses como poucos.

Mito n.º 4 – Cavaco, um homem do nosso tempo
A opinião corrente é que Soares está fora do nosso tempo. A breve discussão sobre a globalização demonstrou que sucede exactamente o contrário. À globalização económica de Cavaco, Soares contrapõe uma globalização mais abrangente que para além da componente económica, também é social e cultural. Soares esteve em Porto Alegre e em Davos. E Cavaco?

Mito n.º 5 - O Cavaco Estadista
Soares fez um esforço por demonstrar que um PR precisa de ser mais que um economista. Tem de ter uma dimensão cultural e de intervenção pública que Cavaco não tem. Que foi feito dele nos últimos 10 anos? Por onde andou? Interveio em quê? Opinou sobre o quê?

En passant Soares arruinou ainda com os mitos do “Cavaco Economista” e do “Cavaco Estadista” alinhando a aura de competência de Cavaco ao que de facto ela é: não é má mas também não é nenhum Prémio Nobel. Foi sempre a abrir. Aliás, rimo-nos mais lá em casa que em muitos programas ditos cómicos. Ah!, e não esqueçamos o mito do “Cavaco social-democrata”. O risinho mortífero de Soares praticamente dispensava a explicação de que Cavaco estava à direita quer em Portugal quer na Europa onde, como é sabido, alinha com o PPE.

O resultado final do debate deve-se unicamente ao desempenho de Soares e se não obteve uma vitória inquestionável deve-se ao facto de ter sido excessivamente grosseirão. Sobretudo na segunda parte em que ultrapassou os limites do aceitável e desferiu vários ataques pessoais inaceitáveis (embora cómicos). Soares sorria revelando os caninos, ameaçadores. Na costura dos lábios sangue. Cavaco estava tão atarantado que não conseguia reagir nem quando Soares lhe deixava a baliza aberta. O desempenho de Cavaco foi completamente indiferente porque pura e simplesmente não desempenhou nada. Sumido, assistia. E como não conseguia argumentar recomendava a leitura de uns livros manhosos que não devem estar à venda em lado nenhum. Ora, como já devia saber depois de tantos anos no ensino, ninguém lê a bibliografia acessória...

Discussão de ideias não houve. Por um lado porque Cavaco não parece ter muitas e vai repetindo consciente a sua cassete inconsistente. Por outro, porque Soares está mais interessado nesta fase do campeonato em demolir os mitos cavaquistas.

O resultado final não foi famoso e parte das culpas deve-se aos jornalistas que estiveram completamente ausentes. Vá lá Soares, da próxima porta-te melhor.

E sabem que mais? Acho que o Cavaco está velho!

11 Comments:

Blogger JTF said...

Eu também acho! Tem muitas brancas... no raciocínio, digo... que na cabeça são canas!

Mas quem está mesmo, mesmo, mesmo velha... é a Maria do Cavaco! Está até meio-curvada! Ela que era tão tesa e mandona!

6:27 da tarde  
Blogger tinyGod said...

Ainda bem que estamos "todos" contentes com o estilo "grosseirão" do Soares!
Que motivo de alegria ter um candidato à PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA PORTUGUESA que ultrapassa os "limites do aceitável"!
Que bom para Portugal (e para a sua imagem) eleger um Presidente a quem lhe falta o básico...

Sendo um senhor, e já tendo desempenhado tantos cargos públicos de enorme importância, Soares desfaz-se agora numa diarreia de arrogância, com argumentos de baixo nível, com mentiras, enfim, mediocridades!... Soares ontem mostrou o seu lado mais mesquinho e podre, dando um belo exemplo daquilo que não deve ser uma "pessoa"...

Mas ainda há alguém que acredita nestes mitos Cavaquistas... Ninguém! Só as cabeças alucinadas de uma esquerda recalcada por 10 anos de Governos Cavaco!
Mas falemos de mitos… O mito que Soares será o próximo PR. O mito de que Soares não voltará a adormecer em cerimónias oficiais. O mito de que Soares é um Jovem!

Soares já não faz mossa… Ele sabe disso, e por isso anda louco! Tal é o seu estado de loucura que se candidatou depois de ter dito "BASTA!", que vai aos debates da TV numa postura de peixeira sonsa, que não percebe que perde toda a sua dignidade com esta forma de combate político…

Diria que ontem foi a melhor mostra do quão SENIL está o candidato Soares… Só lhe faltaram os pequenos apontamentos de catarro compulsivo e de surdez do debate com Alegre!

A continuar assim, o seu estilo de comediante só servirá para os programas da Marina Mota… Pois para Portugal, está visto, que já não serve!

7:40 da tarde  
Blogger Unknown said...

Não se chateiem, quem vai ganhar é o Manuel Alegre! Eu espero.
É do que Portugal precisa! E já agora Boas festas e não bebam muito. Saudações Alegres

9:43 da tarde  
Blogger JTF said...

Oh tiny! Controla-te! Pareces aqueles velhotes do comboio a gritar "Isto precisava era de dois salazares, que com um já não vai lá!..."! Eheheh

11:51 da manhã  
Blogger Delfim said...

Pelo contrário JTF: de Soares e Salazares estamos nós fartos! Estamos fartos de velhos caquéticos que pensam que podem tratar os portugueses como mentecaptos. Já não somos o povo saloio de Salazar nem o ordinário de Soares.

12:19 da tarde  
Blogger ttf said...

What's wrong with you guys?! O Soares isto, o Cavaco aquilo...convinhamos que, neste momento, não temos nenhum candidato que se possa considerar bom para o cargo.
Parem os apoiantes de Cavaco...não há volta a dar! Cavaco não tem perfil para PR. Não tem. Apoiem-no, votem...ele vai ganhar. Mas esse facto não lhe conferirá perfil. Cavaco vai meter o bedelho...vai querer interferir na governação...é o que sabe fazer. Cavaco não sabe moderar, senão orientando para o seu lado. Cavaco será um mau PR. Tenho tantas dúvidas quanto a isso, como quanto ao facto de ele ser o próximo PR.
Quanto a Soares, o facto de Cavaco ser um mau PR, não o tornaria melhor.
É tão errado pensar em Soares como um bom presidente para Portugal tendo em conta a "quadratura" de Cavaco, como pensar em Cavaco como ideal porque Soares é mal-educado.
Neste momento, nenhum deles é, na minha opinião, bom para ocupar o cargo de PR.
E Alegre...? Se calhar está melhor colocado que Soares nas sondagens...mas de ideias...? Já alguém lhe ouviu alguma?
Louçã e Jerónimo? Dissolveriam a AR num abrir e fechar de olhos, esquecendo a base de legitimidade que o governo actual possui.
Moral da história:

"O empresário chega a casa, vira-se para a mulher e diz:
Querida, recebi uma intimação das finanças a respeito do atraso da
entrega da declaração do IRS! Achas que devo comparecer na repartição de jeans ou de fato e gravata?

Bem, querido... Digo-te a mesma coisa que a minha mãe me disse quando lhe perguntei se, na noite das nossas núpcias, eu deveria usar uma cuequinha de rendas ou uma cuequinha de seda!

E o que foi que a tua mãe te disse?

Tanto faz. Ele vai-te f*/%# na mesma!"

"Que comment mais estéril", dirão...pois...é como vejo a situação eleitoral: São maus e não me lembro de melhor.
Sem volta a dar.

1:59 da tarde  
Blogger JTF said...

Vota Vieira!

Tem vídeo novo e tudo!

3:40 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

TinyGod,
Essa sua prosa faz lembrar os acessos de indignação dissimulada que os cavaquistas tiveram depois do debate. À falta de argumentos, agarraram-se ao pouco que resta: a vitimização.

I.
Os debates entre candidatos pretendem ser isso mesmo: debates. E os debates são, por natureza, vivos, dinâmicos onde a sagacidade é premiada. Se assim não fosse, organizavam-se entrevistas. Ou então umas conversas de comadres durante o Fátima Lopes.

O que se diz no post é que o Cavaco perdeu o debate porque não se defendeu de qualquer acusação e não teve a capacidade de o virar a seu favor. Qualquer jogador com inspiração tinha conseguido roubar a bola ao adversário e tomar conta do jogo. Não o fez, e não foi por opção!
Educação, superioridade moral e urbanidade foram apenas más desculpas para uma evidência: mediania.

O Cavaco foi acusado de só falar de economia e o que fez? Respondeu com estatísticas; Foi acusado de se armar em salvador da pátria e o que fez? Acenou com a crise e atemorizou o país com o futuro dos nossos filhos (estranho que esta demagogia não o indigne); Foi acusado de não ser social-democrata e o que disse? Gemeu qualquer coisa.

Deixou-se cair na armadilha que o Soares criou (e que os jornalistas consentiram) e por lá ficou, a implorar piedade. ‘Tadinho!

II.
O Tiny arrepia-se todo porque o Soares perdeu o verniz no ataque político, mas não se coíbe de recorrer ao ataque pessoal soez para qualificar o candidato. O que faz desconfiar que essa capa de cidadão bem educado não passa de pretexto para um mal disfarçado incómodo.

É grosseira e boçal a sistemática referência à idade do Soares que tem sido usada na campanha. A velhice não é sinónimo de invalidez, e usá-la como arma política é nojento. A desvalorização social dos velhos tem de ser revertida, e esta campanha podia muito bem ter sido usada para fazer a pedagogia.
Andam por aí muitos jovenzinhos de crista levantada e peito cheio com mais sinais de senilidade que os velhos.

III.
Já agora, tinyGod, pode explicar-me os requisitos mínimos para se ser uma pessoa? Com ou sem aspas, deixo à descrição.

Faço colecção de sentenças simplificadoras, de preferência com uma pitada de moralidade bacoca.

5:32 da tarde  
Blogger tinyGod said...

Caríssimo Anónimo.

Não quero que lhe falte o prazer de ler uma resposta ao seu comentário.

Não há ainda nenhuma ciência que permita averiguar com clareza quem ganha e perde debates, e quando existir, com toda a certeza não premiará a falta de nível intelectual que assolou a jovem cabeça de Soares.

O jogo político resvala muitas vezes para o campo da agressividade na oratória, e é isso que atrai muitas pessoas nos debates. Mas há limites! Ou não?!
De facto, Cavaco não soube capitalizar a seu favor a fraca prestação de Soares, mas também não cometeu a asneira de pisar a sua armadilha. Antes pelo contrário, usou a sua inteligência emocional e conteve-se, pois prezou a manutenção de um debate sério... Talvez fosse bom pensar o que seria se Cavaco respondesse à letra a tão ridículas insinuações... Faça esse exercício de imaginação e relate-me as suas conclusões!

Quanto às acusações do meu comment, e à inquietude que lhe causei, sinto-me lisonjeado por estar preocupado com a hipotética influência dos meus comentários nos restantes leitores do QnM. Não foi intencional ferir as susceptibilidades destes, assim como, não estou ao mesmo nível dos candidatos presidenciais, pelo que me é permitido alguma maleabilidade na escrita ou não? Não se esqueça que eu ainda sou um “jovem de crista levantada”! Grave seria se já tivesse sido Primeiro Ministro, Presidente da República, Parlamentar Europeu (e quasi-Presidente desse Parlamento) e ainda estivesse a trautear algumas rábulas num debate televisivo. Cada planta em seu vaso!

Refere que é grosseira a referência sistemática à idade do candidato, como que pretendendo insinuar que não tem capacidades para ser PR. Pois eu digo-lhe com toda a clareza e sem nenhuma espécie de insinuação que acredito piamente que o lugar de Soares não é de todo passar mais 5 anos em Belém. Não porque esteja incapaz, mas porque o seu papel na sociedade portuguesa é outro. Soares está noutro plano e parece que a idade não lhe conferiu a nitidez para se aperceber que o seu capital histórico e de experiências lhe confere um estatuto inigualável na sociedade. Se isto não é senilidade...

Finalmente, deixarei à sua consideração a enumeração dos seus requisitos mínimos para se ser uma pessoa digna e respeitosa. O seu senso comum poderá aqui dar-lhe uma ajuda.

Ah! Permita-me ainda que o felicite pela sua colecção. Junte-lhe mais este comment e não se esqueça de adicionar algumas das pérolas do último debate... Serão com toda a certeza uma mais valia para si.

1:43 da manhã  
Blogger ttf said...

Miguel, como te sentes? Isto não foi um post...foi um rastilho!!!! Gosto disto...está dinâmico, o QnM, hen?
Só é chato logo pela manhã ter de andar a limpar os espirros de sangue que salpicam os cantos desta página...tinygod e anonymous, cheira-me a que não votar na mesma pessoa...

11:19 da manhã  
Blogger Miguel Pinto said...

Pois é, nem sei que diga.

O debate acabou por ficar refém da forma e não se tem discutido muito o conteúdo. Mas a culpa é do Soares que podia ter facilmente arrasado o Cavaco de forma elegante. Optou por fazê-lo recorrendo a truques baixos. E perdeu (ou pelo menos não ganhou votos).

Mas olha, pelo menos quer dizer que há gente que nos lê...

3:05 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home