quarta-feira, dezembro 14, 2005

Mil amanhãs cantarão – 2

O editorial de ontem do DE ainda traz mais uma pérola.

A saúde é um bem público que merece ser preservado – justamente na sua vertente pública. Ora, os habitantes da Lisboa antiga largaram as suas casas e os seus filhos moram agora nas periferias (...) E não é segredo que essa velha Lisboa, quando requalificada, não vai atrair lisboetas de baixo rendimento. Vai chamar os mais ricos. Que podem pagar, se não o total, grande parte dos seus gastos com saúde.

E o que se entende disto? Que Martim Avillez Figueiredo defende que o Serviço Nacional de Saúde devia ser para os pobres e os hospitais privados para os ricos? Sim. Mas só? Não! Também lhe parece normal (desejável?) que Lisboa venha a ser só para os ricos, remetendo as famílias de mais baixos rendimentos para o subúrbio. Com efeito, políticas públicas que promovam o acesso das famílias com menor rendimento a habitação no centro da cidade (como em muitas cidades europeias), evitando a criação de guetos, não são prescritas pelos neoliberais.

E sempre lhe dá para escrever mais uns editoriais quando houver revoltas sociais.

São tipos destes que relativizam os radicais de tempos idos.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Nesse fabuloso texto desse verdadeiro icone do pensamento económico moderno ainda poderemos encontrar outra pérola:
"(...)É verdade: para qualquer estudo pode produzir-se um contra-estudo. Pode. Mas o papel de um político sério é ouvir especialistas e aceitar ou recusar as suas recomendações técnicas (...)"
Em que é que ficamos?.... ou é essa estratégia que permite que comentadores económicos possam, também eles, depois de ouvidos os técnicos e tomadas as decisões politicas (estejam elas de acordo ou não com as opiniões técnicas)fazerem as afirmações que entenderem recorrendo à vez à argumentação técnica ou ao teor da decisão ou, quem sabe, a outros obscuros interesses sem parecerem que perdem a decência?

3:15 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home