sexta-feira, novembro 18, 2005

Serviço público... mas só de Lisboa ao Porto



Este fim-de-semana vou até Viana e, como não tenho companhia, não vou levar carro. Se quiser ir de comboio ou saio de Santa Apolónia às 16.55 e demoro 5h40 ou às 20.55 e chego às 02.12... Há já vários anos que a CP vem desencontrando os horários das linhas do Norte e do Minho tornando o comboio uma solução muito pouco prática a quem quer viajar entre estes dois destinos. A solução é viajar até ao Porto e cravar os papás para me irem buscar ou ir de autocarro.

Aqueles que utilizavam o comboio para se deslocar dos arredores de Viana para irem trabalhar para o centro também há muito que deixaram de o poder fazer. Os meus colegas de escola que entravam às 08.15 agora teriam de chegar à estação central às 07.37 (muito cedo) ou às 09.27 (muito tarde).

Os novos horários previstos para 11 de Dezembro vêm agravar a situação porque, ao que parece, vai deixar de haver comboios directos entre Viana e o Porto. Vão, finalmente, conseguir fazer as velhinhas desistir de andar na CP. Sobretudo as que andam carregadas com malas e sacos.

Isto é pura incompetência ou querem fechar a linha do Minho? Como é que uma empresa que tem uma boa estratégia comercial na linha do Norte pode ter uma tão má na do Minho? Será pela falta de potenciais clientes? Os Censos de 2001 indicam que viviam no concelho de Valença 17.069 indivíduos, em V. N. de Cerveira 8.852, em Caminha 17.069, em Viana 88.631, em Barcelos 122.096 e em V. N. de Famalicão 127.567, ou seja, um total de 381.284. Se calhar é pouco! As empresas de camionagem, em todo o caso, agradecem o péssimo serviço da CP. Os clientes é que não. E o ambiente também não.

Adenda:

Acabei por descobrir que uma colega ia para o Porto na Sexta-feira e fui de boleia com ela. Saímos de Lisboa às 5 da tarde e não apanhei o autocarro Porto-Viana das 8 porque pensei que saísse da Trindade quando o ponto de partida ficava na Boavista. Assim sendo, apanhei o metro e fui para Campanhã. Azar... Saí no comboio das 20.36 com destino a Braga que parava em todas as estações e apeadeiros e em Nine apanhei um outro comboio, às 21.35, que deveria seguir até Viana e onde estava previsto que chegasse às 22.35. São 119 minutos para 70 km de distância, ou seja, a CP oferece um serviço a 35 km por hora. Na era da auto-estrada qualquer diligência os bate!

Mas o final do percurso acabou por não ser Viana! A uns 20 km do destino o comboio imobilizou-se porque uma árvore tinha caído em cima de uma locomotiva interrompendo a linha. A azáfama na pequena estação era grande: contactavam com Lisboa para tentar encontrar uma alternativa de transporte. Às 11 da noite, e vendo a vida a andar para trás (onde é que iam desencantar um autocarro àquela hora para transportar 50 ou 60 pessoas que apesar de tudo utilizam aquele péssimo serviço?), liguei ao meu pai rogando-lhe que me fosse buscar a Tamel. Mas onde fica Tamel? O GPS também não sabia. Uma passagem nos bombeiros esclareceu a situação (algures entre Barcelos e Barroselas, para os mais curiosos) e lá consegui chegar a casa... à meia-noite.

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Eres tan viajero como Pedro Madera de la COPE.

1:29 da tarde  
Blogger Nuno said...

Obrigado por escreveres um post que eu já andava para escrever há algum tempo. Assim só tenho que "linkar".

7:36 da tarde  
Blogger Rui Carlos Sá said...

A cidade de Viseu, 100 mil habitantes tem a estação de comboio mais próxima a uns 30-40 Km. Até +/- uns 8-10 anos atrás, havia uma ligação em autocarro da CP, Viseu-Nelas, em horário coordenado com os horários dos comboios... Depois, nada. Uma ligação privada em autocarro, mas a horas que não têm nada a ver com os principais comboios. E isto acontece enquanto a CP fazia investimentos diversos de modernização na linha da Beira Alta.
Pior exemplo ainda é a Linha da Figueira da Foz, a linha do Oeste...

11:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

El Dr. Durao Barroso inauguró la moderna estacion ferroviaria de Nine.

11:01 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Deviam escrever e descrever as cidades mais conhececidas com muitos comboios mas nao comecem já, só em 2012.
Gostei de ver este site!!!

2:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vou de viajem.
Continuem a dizer caminhos para os sitios mais fixes, mas só para as férias!!!

2:38 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home