terça-feira, outubro 26, 2004

Cubano sofre

Em Cuba circulam 3 moedas:
- o peso,
- o dólar dos states e
- o peso convertível, que se troca à taxa de 1 por 1 contra o dólar americano.

Na maioria das lojas onde existem produtos à venda (as outras estão vazias ou quase) apenas se aceitam dólares e pesos convertíveis. O turismo e as remessas dos emigrantes fazem com que o dólar seja a moeda mais utilizada e, por razões óbvias, a preferida (o peso convertível não vale um tostão fora da ilha).

A partir de 8 de Novembro as lojas deixam de aceitar dólares e trocá-los por pesos convertíveis vai estar sujeito a uma taxa de 10%. No entanto, a posse de dólares não vai ser penalizada. Na verdade trata-se de apenas um imposto de 10% sobre a emigração e o turismo. Cubano sofre.

A notícia completa:

Le dollar n'aura plus cours à Cuba

(revisto)

3 Comments:

Blogger JTF said...

Curioso... eu acabo de ouvir na TSF que o Dólar já não é aceite na economia (formal) cubana e que foi trocado pelo Euro... Sabes alguma coisa sobre o assunto?

11:36 da manhã  
Blogger mfc said...

Acho que a medida pode ser entendida políticamente ao confirmar-se a substituição do dólar pelo euro.
Saddam já o tinha feito quanto à referência monetária do preço do barril de petróleo...

7:01 da tarde  
Blogger Miguel Pinto said...

Eu estive em Cuba há dois anos e o euro tinha começado a ser aceite em Varadero mas de uma maneira geral era o dólar que dominava. Aliás, lembro-me de me terem pedido na rua para trocar euros que tinham por dólares de que precisavam. Imagino que por várias razões:
- o euro tinha menos de um ano de circulação;
- o dólar é a moeda mais presente naquela zona e as remessas dos emigrantes fazem-se maioritariamente em dólares;
- já havia moedas a mais a circular;
- o câmbio que se fazia era 1:1 e o euro já na altura valia muito mais que o dólar (e 20% a mais é muito dinheiro...).

O meu irmão esteve em Cuba em Julho e o SFM em Agosto e nenhum dos dois (ou dos quatro, porque não foram sozinhos) me fez referência à aceitação do euro. Possivelmente é mesmo por fazerem o câmbio a 1 euro - 1 dólar e os turistas (maioritariamente europeus) não estarem para isso porque Cuba já é um país caro para caraças (quando comparado com outros produtos turísticos semelhantes).

10:52 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home