terça-feira, outubro 26, 2004

Conjuntura económica

Os economistas (e os outros todos) que querem mandar umas bocas sobre o clima económico costumam recorrer a dados como a variação do PIB per capita, da taxa de desemprego, da taxa de juro, do nível de confiança dos consumidores e dos industriais, das exportações e das importações, da compra de veículos novos, da produção industrial...

Proponho que se passe a incluir a emigração neste rol de indicadores. Assim sendo, cá vai mais uma má notícia:

Imigração: comunidade portuguesa na Suíça foi a que mais cresceu este ano

2 Comments:

Blogger Delfim said...

Não é para ser do contra, mas agora que mudaram o nome dos comentários para contraditórios, não tenho contraditórios a apontar mas antes dúvidas...

Mas será que podemos colocar a emigração ao lado desses indicadores?

É preciso não esquecer que hoje pertencemos a uma comunidade com livre circulação de pessoas. A Suiça, não pertencedo à UE, facilita bastante a entrada de cidadãos de países da UE.

E como explicar que 'o segundo maior aumento de estrangeiros na Suiça ocorreu na comunidade alemã (mais 10.521 pessoas - número semelhante ao da comunidade portuguesa), seguida da francesa (mais 2136 pessoas)'?
E que as comunidades estrangeiras que mais pessoas viram sair da Suiça foram a espanhola e a italiana?

PC

8:03 da tarde  
Blogger Miguel Pinto said...

Caro Delfim

A proposta de análise dos números da emigração como forma de avaliar a conjuntura económica era feita num tom de provocação ainda que não me pareça totalmente despropositada. As vendas de veículos novos, por exemplo, têm-se revelado um excelente indicador com a vantagem de que as oscilações num determinado trimestre dão indicação do que está para acontecer nos trimestres seguintes, ou seja, não surgem a posteriori, são preditivas.

Outra informação que o artigo traz diz respeito às variações das diferentes nacionalidades. Infelizmente um alemão na Suíça não quer dizer o mesmo que um português. Vejamos o que se passa em Portugal.

Uma das maiores comunidades estrangeiras residente no nosso país é a inglesa, sobretudo reformados que procuram o sol do Algarve. Ora, nós não os colocamos no mesmo saco que os cabo-verdianos ou os ucranianos. E não se trata de uma questão de racismo: é que uns vêm ganhar a vida e os outros vêm gastar a que lhe resta.

Infelizmente parece-me que os portugueses que demandam a Suíça vão à busca de melhores salários e condições de vida e não de pistas de esqui e SPAs.

Pode ser que daqui a uns anitos...

:-)

2:56 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home