quinta-feira, outubro 28, 2004

1961

O ano de 1961 foi negro para Salazar, tanto nas colónias como na metrópole. A revolta iniciada no norte de Angola pela UPA inaugurou a guerra colonial que havia de se estender por 3 frentes. O Daomé (hoje Benim) ocupou São João Baptista de Ajudá. A União Indiana acabava com 450 anos de presença portuguesa na Índia.

Por cá houve também dois acontecimentos relevantes: foi desviado um avião que serviu para distribuir propaganda contra o regime nos céus de Lisboa e foi tomado de assalto um navio, o Santa Maria, com o objectivo de chamar a atenção da comunidade internacional para a situação política que se vivia em Portugal. Hoje já ninguém tem pachorra para aturar estas coisas mas parece que foi a primeira vez que meios de transporte foram desviados com estes propósitos.

Hoje à noite vai ser transmitido no DocLisboa um documentário sobre o Santa Maria. É às 21 na Culturgest. Acho que não vou poder ir mas se alguém for que me conte.

28, quinta-feira
21H00 > Grande Auditório

Santa liberdade [CI]
87’. Espanha. 2004, real. Margarita Ledo Andión

Em 1961, o paquete Santa Maria é ocupado por um comando armado ibérico que pretende denunciar as ditaduras de Franco e Salazar. O navio passa a chamar-se Santa Liberdade e converte-se em cenário da história. Três membros do comando reencontram-se pela primeira vez neste filme.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Adenda:

Afinal fui ver o documentário. Esperava melhor (os da Universidade Aberta ao fim-de-semana de manhã na RTP2 são mais bem feitos) mas ainda assim valeu a pena.

3:34 da tarde  
Blogger JTF said...

E eu vi um, razoávelzinho, na RTP 1, sobre Salazar e Franco. Interessante.

3:38 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home