terça-feira, setembro 14, 2004

Pucela

De regresso a Valladolid, na Feria de Dia, com o Resistente, a Mesazul e muitos amigos mais, além da saudade e da nostalgia, voltou a curiosidade acerca do nome alternativo pelo qual a cidade é conhecida: Pucela!

Já quando lá vivi perguntei a todos os «indígenas» que conheci e ninguém sabia de onde veio o nome...

Assaltado pela dúvida recorri desta vez à Internet e 4 respostas me surgiram:
  1. Que no tempo dos romanos a cidade se chamou Pucela Augusta;
  2. Que procede do árabe e que significa cruzamento de caminhos;
  3. Que uns cavaleiros vallisoletanos, no século XV, foram para França lutar ao lado de Joana D'Arc, a Donzela de Orleans. Como donzela, em castelhano antigo se dizia Pucela, quando estes regressaram à sua cidade ficaram conhecidos como os Pucelanos e daí o nome;
  4. Segundo Celso Amuiña, professor da Universidade de Valladolid, tem que ver com o facto de a cidade estar construida na convergência dos rios Esgueva, Pisuerga, Douro e do Canal de Castilla, o que significa que está numa poça. De poça (poza, em castelhano) derivaria Pucela.
Ou seja, fiquei na mesma! Em 3 resultados da pesquisa, 4 teorias! Aparentemente, a 2 e a 4, de alguma maneira, são convergentes, mas...

Enfim! A dúvida subsiste e a investigação continua. Se alguém tiver teorias a acrescentar, ou souber a resposta, não se faça rogado!

Até lá: AUPA PUCELA!

1 Comments:

Blogger Ghibli said...

Meu caro linguísta:

Achei a tua pesquisa fascinante e gostaria de te poder ajudar. Tambem eu, imbuída da tua curiosidade, pesquisei no google mas cheguei mais ou menos aos mesmos resultados que tu. Portanto não tenho grandes novidade para ti. No entanto, e segundo o meu mega dicionario italiano a origem terá vindo de pulzella - pulicella (lat.falado) cuja origem é incerta mas que significa, como tinhas dito, donzela, virgem...mas o mais engraçado é que há mesmo uma expressão "pulzella d'Orléans" que se refere precisamente à Jeanne D'Arc!! Por isso a teoria 3ªteoria nem me parece muito estranha. Por outro lado, no mesmo dicionário diz que a origem da palavra é incerta (no latim era apenas falada) por isso tambem é possível que ela tenha vindo efectivamente do árabe antes de ser utilizada pelos romanos. Agora só faltava saber é porque é que a palavra para virgem e donzela teria vindo de "cruzamento de caminhos"??!! Ou isso ou a história da Joaninha é tanga e a cidade chamava-se mesmo Pucela Augusta, nome que tinha vindo do Árabe "cruzamento de caminhos". Ou seja, visto que não parecem haver grandes certezas de nada, escolhe a que mais te agradar e começa a divulgá-la como se fosse uma verdade óbvia. Vais ver que na nossa próxima ida à Pucela já terás convertido o próprio Amuiña!
Continuação de boas pesquisas!

4:04 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home