sexta-feira, setembro 03, 2004

Profissão: português

Há uns tempos atrás vi um documentário sobre a censura antes do 25 de Abril. A certa altura entrevistava-se um cineasta que tinha tido de alterar o título de um documentário sobre a emigração portuguesa em França a que tinha chamado "Profissão: português". O título é genial porque diz tudo, nem sequer precisa do documentário para nada. Por isso é que foi censurado.

Vem esta posta a propósito da anterior, sobre os "professores a mais", mas também de uma reportagem que vi ontem à noite na SIC Notícias sobre os emigrantes portugueses na Irlanda do Norte. É chocante mas o principal produto de exportação português continua a ser mão-de-obra desqualificada (embora a qualificada também comece a dar à sola). Muitas das entrevistas feitas aos portugueses que estão a chegar à Irlanda do Norte podiam ter sido feitas em França nos anos 60.

Estou-me a borrifar para a bandeira parola pendurada no carro ou na janela. Fico chocado, triste, sobretudo envergonhado por haver pessoas que tenham de continuar a sair do país por razões económicas. Um dos momentos em que mais vergonha passei na vida foi numa aula de Política Económica em Barcelona em que se comparavam os salários de diversos profissionais em vários países da Europa e os níveis de preços nesses mesmos países. Confesso que nem sabia onde me meter porque todos sabiam que eu era português e toda a sala me olhava enquanto a professora comparava salários e preços. Todos olhavam o pobrezinho. A bandeira tinha dado jeito, sim, mas era para me cobrir.

Assim sendo, até pode ser que o anúncio do Piaget até faça sentido. Mas enquanto a educação for tão pouco valorizada em Portugal e não houver uma ruptura nesta visão não. Para já vamos continuar a ver imagens de portugueses a ter de sair para poder ter uma vida melhor. Boa sorte!

1 Comments:

Blogger Delfim said...

Há uns anos atrás participei num torneio de basquetebol europeu. Espanha estava representada pela selecção da Catalunha. No desfile de encerramento o porta bandeira espanhol arrastava a sua bandeira pelo chão. Perguntei-lhe porque não levantava a bandeira do seu país(!). Respondeu-me com cara feia: 'Não. Isto não é a bandeira do meu país. Sou catalão, não sou espanhol!'...

Tive pena. A nação catalã nunca conseguiu ter o seu próprio país. E os catalães tinham vergonha da bandeira do seu país.

Pobrezinhos.

PC

7:34 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home