sexta-feira, setembro 03, 2004

Piaget - profissões de futuro

Todos os anos por esta altura assistimos ao mesmo drama: as colocações de professores fazem com que milhares fiquem de fora e tenham de procurar uma alternativa de emprego (este ano o drama foi agravado pela confusão provocada pelo novo sistema informático desenvolvido pelo Ministério da Educação mas isso é outro assunto).

Nos últimos tempos tem sido dado especial ênfase na comunicação social ao desemprego de licenciados. Parece, olha a novidade!, que os mais afectados são os "encanudados" em Ciências Sociais e Humanas (felizmente a Economia não é afectada por este problema do mesmo modo). Vai daí, o Ministério da Ciência e do Ensino Superior decidiu criar um programa que, entre outras medidas, contempla a possibilidade de reciclar licenciados nas áreas cuja empregabilidade é menor. Mas, e aqui é que está a piada, nem uma palavra acerca da redução do numerus clausus nesses mesmos cursos. Ou seja, quem entrar este ano para Sociologia, por exemplo, corre o sério risco de dentro de 4 ou 5 anos estar a ser reciclado para técnico de turismo ou outra coisa qualquer. Chamo a isto bom planeamento!

Por mais que digam que há professores a menos e que as empresas deviam contratar mais profissionais nas áreas de ciências sociais e humanas a verdade é que não contratam. E se nisto é o mercado que manda...

É por isso que me rio cada vez que ouço aquele reclame do Instituto Piaget que diz que "Portugal precisa e precisará sempre de educadores e professores (blá, blá, blá) profissão de futuro". Por mais vezes que o ouça rio-me sempre, mais ainda agora que vai a confusão que se sabe.

1 Comments:

Blogger Nuno said...

Desta vez, estou plenamente de acordo contigo. Abraço!

1:01 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home