quarta-feira, setembro 28, 2005

Iraque

A situação no Iraque está muito longe de estar resolvida. Num país que está à beira (?) da guerra civil, importa tentar perceber o que aconteceu.

Saddam Hussein é claramente um ditador tirano e um assasíno. Não haja dúvidas de que isso é verdade.

A quem poderia caber a tarefa de o depôr? Quem ou que instituição tem hoje em dia (ou teve alguma vez no decurso da história) a legitimidade para depôr regimes deste tipo? Nenhuma, na minha opinião. Apenas aqueles que pela lei do mais forte - militar ou economicamente - podem aspirar a fazê-lo sem recear retaliações do resto do mundo.

Entram os E.U.A. em cena em clara retaliação pelos atentados do 11 de Setembro. Três motivos principais: ligações entre o Iraque e os terroristas árabes, o petróleo do Iraque e as alegadas armas de destruição maciça. Uma série de outras questões relacionadas com a dinamização da economia americana também deverão ter pesado na decisão.

Passado bastante tempo da intervenção, a situação no Iraque não melhorou, continua a morrer muita gente, os americanos ainda não conseguiram sair do Iraque e penso que é altura para tentarmos perceber (ainda que não se tenha concordado, que seja moralmente reprovável, etc., etc., etc.):

- Valeu a pena?
- Houve alguma melhoria para os iraquianos?
- Está a compensar para os americanos?
- As relações internacionais foram melhoradas?
- E para nós europeus? Ganhámos alguma coisa? E perdemos?
- Vai a actual situação no Iraque escalar e trazer mais retaliações dos terroristas árabes à Europa e E.U.A.?
- Conseguirá alguém manter a ordem naquela mescla de povos que se odeia que é Iraque?
- O mundo que estamos a forjar ainda tem como valor principal a liberdade?
- Enquanto Humanidade perdemos, ganhámos ou ficámos na mesma?