sexta-feira, setembro 23, 2005

Mudança rápida de humor


Antes de entrar

Marinheiro

Já sei que há quem tenha mais estilo a nadar, já sei...

Longe de imaginar o que nos ia acontecer já a seguir

Um dos elementos mais presentes na paisagem costeira da África Oriental é o dhow e eu não voltava das férias satisfeito se não desse uma volta num desses barquinhos de vela triangular de origem árabe. Num dos dias em que estivemos na Ilha de Moçambique sem nada para fazer abordámos um pescador que se encontrava na praia em frente ao hotel e combinámos uma volta à Ilha para a manhã seguinte por 300.000 meticais (cerca de 10 euros).

A viagem teve a duração aproximada de duas horas e pode dividir-se em dois momentos bem distintos. O primeiro foi idílico. As fotografias dão uma boa noção disso. O segundo foi horroroso e nunca nenhuma imagem o conseguiria retratar. Na altura em que saímos do canal que separa a ilha do continente e passámos para o mar alto, o tempo virou: o céu ficou cinzento e o mar revolto. Em menos de cinco minutos fiquei todo zonzo e pedi ao pescador que aportasse na praia mais próxima (eu já estava a ver que ia morrer ali).

Não me tinha apercebido mas a praia mais próxima ficava já no sul da Ilha. Acontece que os areais dessa zona não têm como finalidade o lazer mas a satisfação de necessidades básicas. No sul da Ilha ir à praia não é sinónimo de ir apanhar sol; ir à praia quer dizer ir à casa de banho. Mal saltámos do barco e pusemos os pés no areal vimos uma criança de cócoras com os músculos da cara arrepanhados e um olhar esgroviado. Mas bastava olhar para o lado para ver dezenas de pessoas a fazer o mesmo: abriam uma covinha na areia, agachavam-se e depois voltavam a tapá-la. O cheiro em toda aquela zona era pestilento.

As imagens românticas sobre aquele preciso local (existe ali uma capela muito bonita) que vi num documentário apresentado pelo Miguel Portas (este também está em todas) já depois de regressar não são suficientes para me fazer esquecer o fim abrupto da viagem. Aquelas pessoas animalizadas, aquele cheiro, aquela miséria, aquela falta de esperança, aquele ambiente de Idade Média... imagens e cheiros que me atormentam.

1 Comments:

Blogger JTF said...

Já me estou a passar com a merda dos comentários intrusivos a publicitar sites de viagra, make money now e outras bostas do género!

Estou mais tempo a apagar esta trampa do que a escrever no blog!

Alguém conhece remédio para isto?

5:43 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home