segunda-feira, setembro 26, 2005

Do nível do debate político em Lisboa

A Manuel Maria Carrilho bastava-lhe associar Carmona Rodrigues a Santana Lopes e manter alguma calma para ganhar a presidência da CML. Era limpinho. A maioria dos lisboetas está cansada do rumo que Lisboa (não) tomou nos últimos quatro anos e uma campanha minimalista mas sóbria era suficiente.

Mas os dois principais protagonistas desta campanha – Carrilho e Carmona Rodrigues – envolveram-se numa confrontação com um nível tão baixo que muitos sentirão repugnância política em colocar a cruz na casinha do PS no próximo dia 9 de Outubro. Eu sou um deles.

Assistimos, assim, a um paradoxo: Lisboa é a cidade do país cuja população tem os níveis de qualificação e de formação mais elevados mas também deve ser aquela em que o nível do debate político é mais reles e mesquinho. Os eleitores gostariam com certeza de ver discutidas IDEIAS para a cidade num clima de maior civilidade mas os dois principais protagonistas não estão a fazer a vida fácil a quem vota na capital.

Se se assumir que os eleitores de direita são, por um lado, menos idealistas - e por conseguinte menos sensíveis à questão da forma que o debate toma - e têm, por outro lado, menos alternativas de voto que os seus vizinhos de esquerda, está-se mesmo a ver a quem beneficia esta peixeirada em que se tornou a campanha eleitoral em Lisboa: ao PSD que mais facilmente mantém a presidência da CML devido à fuga de votos do PS para o BE e para o PCP.

Restam menos de duas semanas a Carrilho para alterar o seu comportamento e tentar fazer mudar de opinião, se é que ainda é possível!, muitos lisboetas. Se o PS não conseguir alcançar a presidência da CML só existe um responsável: ele chama-se Carrilho!

2 Comments:

Blogger tinyGod said...

Nem mais. Carrilho já nada pode fazer... Ele é aquilo que é, e que já bem demonstrou em toda a pré-campanha! Já não precisa de disfarçar: Já perdeu...

O candidato apoiado pelo PSD é, de longe, aquele que reúne o melhor perfil técnico e político. E não se trata de uma escolha que deriva de ser de Direita ou Esquerda... Já só estamos a falar de puro "bom senso"!

8:07 da tarde  
Blogger Nuno said...

A Nogueira Pinto e o Rúben até são candidatos interessantes. O voto útil nem sempre é nos grandes, certo?

11:36 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home