Cross-selling
Se uma empresa aproveita um contacto com um consumidor para lhe tentar vender um produto que não o inicialmente procurado isso chama-se cross-selling. Assim, se eu for a um banco fazer um depósito a prazo e me tentarem vender um seguro de vida isso é cross-selling. Se eu for aos Correios enviar uma carta e me tentarem vender um postal de boas festas isso é cross-selling. A empresa tenta aproveitar os seus canais de venda para, a um custo reduzido, fazer com que o cliente lhe compre outros produtos e, desse modo, aumentar a facturação. Já que nos estamos a tornar num blogue didáctico vamos lá a um exemplo real.
Só o logotipo já assusta, não é?
A história começa numa Sexta-feira do mês de Novembro. Chegámos a casa e nenhum dos televisores tinha sinal. Como já era tarde para perguntar aos vizinhos se tinham o mesmo problema, decidimos ligar directamente para a TV Cabo, a empresa mais incompetente e desorganizada do inqualificável grupo PT. Foi-nos dito que não havia registo de outras participações semelhantes naquela área. Como o prédio está em obras, atribuímos o problema a algum erro (mais um!) dos trolhas que nos infernizam a vida.
Mas na manhã seguinte ficámos a suspeitar que a história afinal devia ser outra. O vizinho do lado disse-nos que na tarde anterior tinham estado a instalar TV Cabo em casa dele. Ligámos para a linha de atendimento ao cliente, explicámos o sucedido, e disseram-nos que seria enviado o piquete. Ao fim da tarde apareceu um senhor de mãos a abanar (nem uma chave de fendas levava!) que depois de quase rebentar com uma caixa se foi embora sem resolver o problema. No dia seguinte, também ao fim da tarde, apareceu outro técnico que descobriu e remediou a situação. Um fim-de-semana inteiro enfiado em casa sem TV. E só na Segunda-feira seguinte é que tudo se solucionou convenientemente.
O problema – segurem-se – é que a equipa que instalou o serviço no vizinho do lado na Sexta-feira não esteve com meias medidas: sacou o cabo de nossa casa para a do lado e já está. Assim, limpinho, com a maior das latas.
Passado uns dias chegou a factura da TV Cabo. Segurem-se outra vez: incluía 25 euros de deslocação da equipa. Mais um telefonema para a linha de atendimento ao cliente. Tudo se voltou a resolver.
Mais uns dias e chegou... a factura do telefone. Qual a relação de tudo isto com o cross-selling? As chamadas para a TV Cabo totalizavam 11 euros mais IVA. Toma lá que é para aprenderes!
Só o logotipo já assusta, não é?
A história começa numa Sexta-feira do mês de Novembro. Chegámos a casa e nenhum dos televisores tinha sinal. Como já era tarde para perguntar aos vizinhos se tinham o mesmo problema, decidimos ligar directamente para a TV Cabo, a empresa mais incompetente e desorganizada do inqualificável grupo PT. Foi-nos dito que não havia registo de outras participações semelhantes naquela área. Como o prédio está em obras, atribuímos o problema a algum erro (mais um!) dos trolhas que nos infernizam a vida.
Mas na manhã seguinte ficámos a suspeitar que a história afinal devia ser outra. O vizinho do lado disse-nos que na tarde anterior tinham estado a instalar TV Cabo em casa dele. Ligámos para a linha de atendimento ao cliente, explicámos o sucedido, e disseram-nos que seria enviado o piquete. Ao fim da tarde apareceu um senhor de mãos a abanar (nem uma chave de fendas levava!) que depois de quase rebentar com uma caixa se foi embora sem resolver o problema. No dia seguinte, também ao fim da tarde, apareceu outro técnico que descobriu e remediou a situação. Um fim-de-semana inteiro enfiado em casa sem TV. E só na Segunda-feira seguinte é que tudo se solucionou convenientemente.
O problema – segurem-se – é que a equipa que instalou o serviço no vizinho do lado na Sexta-feira não esteve com meias medidas: sacou o cabo de nossa casa para a do lado e já está. Assim, limpinho, com a maior das latas.
Passado uns dias chegou a factura da TV Cabo. Segurem-se outra vez: incluía 25 euros de deslocação da equipa. Mais um telefonema para a linha de atendimento ao cliente. Tudo se voltou a resolver.
Mais uns dias e chegou... a factura do telefone. Qual a relação de tudo isto com o cross-selling? As chamadas para a TV Cabo totalizavam 11 euros mais IVA. Toma lá que é para aprenderes!
7 Comments:
ehehe!!ehehe!!ehehe!! :)) muito engraçado... (não tanto para ti, imagino! :))
tenho uma dúvida: se fores a um restaurante, pedires coelho eles te tentarem dar gato, isso pode ser considerado cross-selling? :)) Ou implica o conhecimento da manobra por parte do consumidor?
(É imperativo conhecer bem as premissas para interiorizar correctamente o conceito! ;))
Não, não,
Seria cross-selling se para além da refeição te conseguissem enfiar um vinho que não contavas beber ou se levasses um produto qualquer para casa (nos restaurantes serra da estrela, por exemplo, vendem queijos, compotas, pão e essas coisas todas para fora).
Mas bem, eu não sou de gestão e posso estar a cometer algum erro. Se alguém achar que me deve corrigir que faça o favor.
Em Gestão, desde que vendas, podes-lhe chamar o que quiseres! :D
mas então tens que rever a tua definição porque este exemplo é exactamente "aproveitar um contacto com um consumidor para lhe tentar vender um produto que não o inicialmente procurado"! :))
mas como diz o desescrupuloso do JTF, desde que venda...! :)
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
'Tás gaga ou a tua sala tem eco?
AI! Bem, bem...ora é porque apago os comments ora é porque não apago... :/ Em que é que ficamos?!! :S
E que culpa tenho eu que os comments funcionem mal, hã?? HÃ??! :S
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