segunda-feira, janeiro 03, 2005

Notas de Natal - 1 Ourense

A melhor ligação viária de Chaves para Viana é através da Galiza. A maior parte do caminho é em auto-estrada SCUT (sem portagens, portanto): a economia regional já sofre q.b. devido à sua situação periférica. Os únicos quilómetros que deixam a desejar são mesmo os que separam Chaves e Viana das respectivas fronteiras (Vila Verde e Valença), tão esburacados que até parece que estamos em Lisboa (não existem, no entanto, os carris dos eléctricos).

A passagem em Ourense serviu de pretexto para visitar uns amigos (eles estão por todo o lado) mas acabou também por permitir conhecer a Ponte do Milénio. A elipse que se vê na imagem e que liga os dois pilares permite o trânsito de peões e aí reside parte do seu encanto: subir aos pilares e desfrutar de uma vista sobre a cidade (mais pelo conceito em si que pela cidade, Ourense não merece um desvio sequer de 500 metros).



Em Ourense existem 5 pontes sobre o Minho. A mais antiga é romana, a mais recente é a do Milénio. Se clicardes aqui ides ter a um sítio com informação sobre todas essas pontes e com várias fotos sobre a do Milénio. Vale a pena o clique.