segunda-feira, janeiro 10, 2005

Creative Commons

Católica e INTELI Adaptam Licenças Creative Commons a Portugal
Por REVOLUÇÃO DIGITAL NOS DIREITOS DE AUTOR
Segunda-feira, 10 de Janeiro de 2005

Por oposição ao "Copyright", que protege todas as produções intelectuais no momento em que surgem, as licenças CC permitem a terceiros recriar obras originais facilitando a difusão de produções criativas, promovendo a utilização do conhecimento e facilitando o processo de inovação.


(...) Foi lançado em 2001, por iniciativa de Lessig, o projecto Creative Commons (CC), que visava abranger um conjunto de bens culturais sob uma licença jurídica que permita a livre circulação e a recriação das obras. O objectivo é expandir a quantidade de obras disponíveis, permitindo criar outras com base em originais. Isso foi feito através do desenvolvimento de licenças que permitem regular o acesso às obras sob condições mais flexíveis, dispensando a necessidade de intermediários. A iniciativa resultou nas licenças CC que permitem proteger os direitos dos autores interessados em distribuir as suas obras livremente, ou restringir apenas em parte o seu uso por terceiros. O objectivo é promover a existência de bens criativos acessíveis a todos. Por oposição ao "Copyright", que protege todas as produções intelectuais no momento em que surgem, as licenças CC permitem aos criadores autorizar de forma simples o uso das suas obras por terceiros, nomeadamente indicando nas "webpages" os termos da licença, evitando as burocracias inerentes às licenças de direitos de autor, dispensando o envolvimento de advogados, ou qualquer contacto entre o autor e o utilizador dessas produções. Existem diversas modalidades de licença, cada uma concedendo direitos e deveres específicos.

(...)

1 Comments:

Blogger molin said...

Caros rapazes, peço desde já desculpa por usar este vosso espaço, mas tenho um favor grande a pedir-vos:

Tenho um amigo a quem um grupo de pessoas está a organizar uma surpresa. Ele é fantástico com toda a gente, pois ajuda meio-mundo na blogosfera a iniciar-se nos blogs (ok, vocês fazem parte da metade que ele não ajudou...) e hiper-mega bestial com a malta toda.

Ora, a surpresa consiste em cada um de nós (do grupo de amigos) escrever um texto dedicado a ele e com um link para o blog dele.

É óbvio que eu não vos vou pedir que façam isso no vosso blog, mas o que queria mesmo é que, hoje, terça-feira, dia 11 de Janeiro, que fossem ao blog dele deixar um pequeno comentário, a dizer da vossa justiça. Ou se gostam, ou se não gostam, ou porque estão a fazer o favor a alguém (a mim, neste vosso caso) ou porque ouviram falar de uma mega-rave no blog dele e resolveram ir lá dar um salto para ver se tava boa onda.

Qualquer coisa, inventem. O que vocês quiserem. Até podem lá ir dizer que o molin é o gajo mais chato à face da terra. Pode ser. Mas peço-vos que vão lá para lhe dar uma força e que comentem no blog dele.

Pormenor sem importância: o blog é...

http://edynet.blogspot.comO nome dele é Eduardo.

JTF, tu já o deves ter visto no blog a comentar. Ele é espectacular. Vai lá dar um saltinho e faz-me esse favor. Please...

Abraço a todos e desculpem o abuso!

12:03 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home