sexta-feira, agosto 20, 2004

O momento

Esta e a minha ultima noite na Galiza. De todas as noites, a que mais me marcou foi a primeira. Na principal praca de Pontevedra decorria um concerto organizado pela Uxia chamado Cantos na Mare. Era um concerto que reunia numa praca quase toda a lusofonia: Galiza, Portugal (Joao Afonso, Zeca Medeiros, Filipa Pais, Maria Joao e Mario Laginha), Angola, Cabo Verde e Brasil, se nao me falha a memoria. As 3 ou 4 centenas de pessoas que assistiam, acompanhavam em coro o Joao Afonso, da mesma forma que acompanhavam a Uxia e cantaram e arrepiaram-se como eu com a fantastica interpretacao do Morte que Mataste Lira, cantado pela Uxia e pelo fabuloso Zeca Medeiros (cantor acoriano que eu nao conhecia e que tem um timbre que parece o Tom Waits). A finalizar, o momento mais incrivel: depois de varios encores, o concerto acabou; nas filas da frente um grupo grande de galegos levantou-se e cantou o Grandola e o Ao passar a ribeirinha... Foi uma impressionante celebracao da lusofonia. Foi o momento em que eu percebi que o Portugues e mais respeitado aqui do que em Portugal. Foi algo que demorei a digerir e me obrigou a pensar. Foi, sem duvida, o momento que mais me marcou. (Nota: escrever sem acentos e sem paragrafos esta-me a dar cabo da cabeca, mas, pelo telemovel, e o melhor que consigo fazer. As minhas desculpas a lingua portuguesa.)

2 Comments:

Blogger Nuno said...

Acho a voz do José Medeiros demasiado rouca mas, pelo resto do elenco, teria ido propositadamente a Pontevedra se estivesse por perto (leia-se Norte de Portugal) e soubesse do evento. Inveja...

10:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nao te vou dizer o tamanho do meu sorriso, pois ja comungava dessa certeza que agora te arrepia. Gabo-te a pachorra de escreveres, mesmo estando em ferias, e, num acto de solidariedade, tambem omiti voluntariamente os acentos. Beijos do sul
E kisses da baby

11:58 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home