quarta-feira, setembro 29, 2004

A bandalheira que é Lisboa

Tem-me acontecido uma coisa estranha sempre que volto do Porto para Lisboa: não tenho muita vontade de regressar. Uma das razões prende-se com os 300 e poucos Km de auto-estrada. Será que não se pode encurtar a distância? A outra está relacionada com a bandalheira que Lisboa é: as ruas são sujas; os cafés são pirosos; as pastelarias um nojo; os passeios estão todos borrados; os passeios estão cheios de carros; os passeios estão todos destruídos e mal-tratados; os jardins são amontoados de ervas; as ruas são demasiado esburacadas; as caixas de saneamento vão-se tornando crateras à medida que se vão fazendo sucessivos asfaltamentos; os carris dos eléctricos continuam lá passados 20 anos; destroem-se prédios bonitos para construir edifícios pirosos como só um arquitecto de Lisboa podia desenhar (enquanto que na região do Porto se tem vindo a construir uma cidade esteticamente atraente); em resumo, o espaço público, em geral, mete nojo, mesmo nas áreas nobres (o Chiado e a Baixa até dão pena).

O que terá levado a que a capital seja uma das cidades mais abandalhadas do país?

Tenho desabafado.

17 Comments:

Blogger JTF said...

Caríssimo amigo,

Este é dos posts mais injustos que li nos últimos tempos.

Ao contrário do que afirmas, Lisboa (como todo o país) está notoriamente mais limpa que há uns anos! Julgo que dificilmente se pode contestar este facto, já que é algo bastante consensual.

Eu sinto-me particularmente à vontade para falar destas competições Porto/Lisboa, porque metade das minhas costelas são de uma cidade e a outra metade da outra (acho que as do Porto são as do lado esquerdo).

Se o comentário tivesse como referência outras cidades europeias, ou mesmo algumas portuguesas (a Madeira, p.e., está toda ela surpreendentemente limpa), eu não teria sentido qualquer necessidade de reagir. No entanto, não creio que nesta dimensão o Porto possa ser referência para qualquer tipo de comparação.

Senão vejamos:

1. o único sítio do país onde o trânsito é mais caótico do que em Lisboa, é no Porto;

2. a única cidade do país em que a paisagem urbana está dominada por paredes cobertas de mosaicos particularmente feios é o Porto;

3. todos os passeios do país estão cobertos de bosta de cão;

4. tanto no Porto como em Lisboa existem diversos cafés e pastelarias absolutamente fantásticos;

5. o Porto é uma cidade de amor/ódio, que divide e extrema opiniões, mas um dos argumentos mais frequentemente usados por quem a odeia é ser uma cidade escura e suja.

Eu adoro Lisboa, como adoro o Porto. Lisboa tem o Tejo, o Porto tem o Douro; Lisboa tem o Bairro Alto, o Porto tem a Ribeira; ambas são, em minha opinião, cidades consistentes e difíceis de digerir, que se entranham na pele e são impossíveis de deixar para trás.

Eu sinto Lisboa um pouco como Sabina sente Madrid e cada vez que alguém a achincalha sou atingido por uma profunda azia...

Significa isto que este teu post provocou uma ida à farmácia para comprar Kompensan e vai-me ainda obrigar a escrever um post a exaltar as virtudes do Olissipo, assim me inspirem as Tágides!

Desabafei...

4:46 da tarde  
Blogger Miguel Pinto said...

Ó amigo JTF,

Mas esta posta não queria entrar nesse jogo Porto-Lisboa no qual eu não entro. É só uma constatação do que se tem feito num lado e noutro (Vê a propósito o meu comentário ao post "Cóltura á moda do Porto").

Abraço,

Miguel

PS: Não te esqueças de pedir o recibo do kompensan para meter no irs...

5:19 da tarde  
Blogger Ghibli said...

Faço minhas cada uma das palavras do João(excluindo talvez a parte do Compensan!) e assino por baixo! Eu adoro o Porto, mas acreditas realmente naquilo que escreveste?

5:26 da tarde  
Blogger Miguel Pinto said...

Primeiro: quem és tu Ghibli???

Segundo: eu não disse que o porto é melhor que lisboa, nem nada que se pareça. Nem entro nessa discussão. Eu apenas chamei a atenção para um determinado aspecto, o cuidado com o espaço público, o planeamento, a apresentação.

E sim, mantenho o que disse. Em geral Lisboa é uma bandalheira (excepto zonas como a expo, avenida de roma e pouco mais)

5:35 da tarde  
Blogger JTF said...

A Ghibli é a Incrível Mesazul (ver links do queimado).

Eu não gostava que Lisboa fosse a Expo.

5:38 da tarde  
Blogger LN said...

Estimado Miguel Pinto,

Mas porque é que de cada vez que alguém te faz um comentário tu perguntas quem é que é? Andas inseguro ou tens medo que seja alguém do SIS? Não percebo, até porque esta filosofia dos blogs tem a vantagem do anonimato...

Quanto ao post, concordo que de facto o Porto está a caminhar numa direcção melhor do que a direcção que Lisboa trilha. Acho que está a ser feito um melhor trabalho na habitabilidade da cidade no Porto do que em Lisboa e João, o transito no Porto já não é pior do que em Lisboa... Para bem do Porto e continuidade de Lisboa...

Este humilde leitor (e Miguel, vê lá se não perguntas online quem é que é!),

LN

5:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá Mesa Azul,

Eu tb não gostava que Lisboa fosse a Expo (nem que Lisboa fosse o Porto) mas...

1. Gostava de ter um jardim/parque perto de casa como na expo;
2. Gostava de sair à rua e ter um passei largo sem carros como na expo;
3. Gostava que os vizinhos tb tivessem garagem para não apitarem uns aos outros à meia-noite quando querem tirar o carro (como no meu bairro);
4. Gostava que no meu bairro a CML se preocupasse com os canteiros e os espaços verdes como na expo;
5. Gostava de ter um bairro limpo como a expo;
6. Gostava de viver num bairro em que as dimensões e a volumetria fossem pensados como foram na expo.

Assim de repente são estas as coisas que me ocorrem. Mas até é capaz de haver mais. O problema da expo é que ainda não tem alma. Será que a avenida de roma era uma zona tão simpática como é agora quando foi rasgada?

Mas na Avenida de Roma já gostava de morar...

Miguel Pinto

5:58 da tarde  
Blogger Ghibli said...

Meu caro Miguel,

Eu também não disse que tu disseste isso! Simplesmente perguntei se acreditavas realmente que as duas cidades estavam assim tão diferentes? E até tens é razões para estar contente...já viste a quantidade de comments que tiveste?;) De qualquer maneira, prometo que o meu próximo comment vai ser mais positivo!
Boa viagem para o Porto!

P.S - Quem disse que não gostava que Lisboa fosse a Expo não fui eu, foi o JTF!:) Ah! E eu também gostava de todas essas coisas que disseste. E vou tentar lutar por isso...logo que me derem um emprego!!

6:04 da tarde  
Blogger JTF said...

Miguel: Fui eu que disse que não gostava que Lisboa fosse como a Expo. Eu gosto de cidades algo desordenadas - dá-lhes personalidade (e desordenadas não significa sujas e com carros em cima dos passeios).

LN: Mantenho que o trânsito no Porto é pior que em Lisboa. Pode haver menos trânsito, mas há mais buzinadelas, há mais tipos a meter-se à campeão, etc. Eu a conduzir no Porto sinto-me como se estivesse habituado a conduzir só numa aldeiazinha de 50 habitantes!...

LN e Mesa: O Miguel promete que nunca mais pergunta quem vocês são, na condição de a Mesa parar de andar para aí a escrever o meu nome nos comments todos que escreve!

:oD

10:55 da manhã  
Blogger Ghibli said...

Eu não me importo que me perguntem quem eu sou (eu própria, embora não pergunte, tenho curiosidade se saber quem são os meus anónimos)...agora importo-me é que me chamem MESA! Mas que raio de nome é esse? E se é por estar no nome do blog, porque é que não me chamam antes INCRÍVEL ?! :))) Vejam lá se eu vos começo a chamar LEITE CREME!!!

Assinado: aquela que não chamará mais o João de João, na blogosfera,

Incrível Ghibli

2:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Recorde de postas!!!!!!!!!

1º Peço desculpa por ter confundido um comentário do JTF com a Ghibli (??);
2º Ghibli, chamei-te Mesa e não Ghibli porque tens um diminutivo complicadíssimo; mas vou esforçar-me por escrevê-lo correctamente (mas não ainda neste comentário);
3º Tenho curiosidade de saber quem são os meus comentadores; quem não se quiser assumir não é obrigado a isso (até por razões óbvias...) mas gosto de imaginar a cara das pessoas a quem respondo: agora já sei que sois os amigos viseenses do João, fico curioso por vos conhecer, as referências são boas apesar de ter ouvido dizer que não conheceis a Abelha Maia nem os Estrumpfes;
4º Ontem encontrei-me em sigilo com o JTF mas nem discutimos esta questão, somos ambos uns cobardes e ninguém quis abrir as hostilidades.

beijos e abraços,

Espero continuar a contar com os vossos comentários,

Miguel

3:20 da tarde  
Blogger JTF said...

Eu acho que isto é post para bater o record do Barnabé!

Deixa-os picar com a dos estrunfes e já se vê!

:D

3:29 da tarde  
Blogger Ghibli said...

É CLARO que eu vou ter que me picar com o dos estrumpfes!! Quer dizer: quem é que podia ter inventado uma coisa tão absurda como essa? Quem é que pode não saber quem são os Estrumpfes e a Abelha Maia, verdadeiros Ícones Geracionais dos nossos idos anos 80?? Ah??!! Pois é, meu sportinguista fascista: estás determinado a acabar com a minha (já se si fraca) reputação...mas isto...isto foi um golpe baixo!!

3:57 da tarde  
Blogger JTF said...

Na realidade o que eu disse que me tinha impressionado que vocês não conhecessem foi mesmo os AC/DC e o Thunderstruck...

Mas, atendendo a que num dia tão importante como o de hoje, me acabas de chamar sportinguista fascista, então mereces qualquer tipo de difamação...

Aliás, aproveito para dizer que a Ghibli tem por hábito no seu blog apagar comentários que lhe sejam desfavoráveis e clamar pela inocência do acto, sempre alegadamente fortuito. Isto revela claramente estarmos em presença de uma fascizóide empedernida, capaz de qualquer tipo de acto para coartar a liberdade de terceiros.

5:25 da tarde  
Blogger Miguel Pinto said...

Ai eram os AC/DC?

Olha, baralhei-me...

Não queria lançar confusão mas por mim ficais à vontade...

Miguel

6:06 da tarde  
Blogger Ghibli said...

Para veres como eu não sou fascista, ó fascista, vou-te desejar boa sorte para hoje! E como essa história dos AC/DC só pode ser provocação para baterem o record da peixeirada blogosférica ;) vou ignorar essa parte. Quanto à fascizóide empedernida...bem...mmm...acho também vou ignorar essa parte...afinal de contas tu tens quase o dobro do meu tamanho...e toda a gente sabe que as pessoas maiores são mais inteligentes (principalmente se têm alguma tendência para impor as suas opiniões de forma agressiva!!)

Amiguinhos, então, não é? ;))

6:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

como se ve que eras do norte,sou de Lisboa e prefiro mil vezes Lisboa e nao o Porto.
Lisboa é uma cidade cosmopolitana e nao a compares com o porto.
Sois uns parolos ok.
Nao digas disparates e deixa de ser rilipollas e atrasado.

Saludos

1:18 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home