quarta-feira, agosto 04, 2004

Portugal 2020

O Plano Estratégico Nacional de Combate aos Fogos a que tive acesso, é extremamente detalhado e preciso, ao contrário do que é costume em documentos portugueses. Tem inclusive fotos do modelo de paisagem a que se pretende chegar em pouco mais de uma década:



Terrenos sem fauna ou flora de qualquer espécie (à excepção de alguns ratos e baratas, espécies protegidas pelos ecologistas financeiros ocidentais) para permitir às cidades serem mais flexíveis e eficientes no seu processo natural de crescimento e aglutinação da envolvente.

Pretende-se com estas medidas dotar o país de capacidades ambientais que lhe permitam ser um dos principais pólos internacionais de investimento em áreas de ponta como a indústria nuclear e o tratamento de lixos perigosos.

Estima-se ainda neste estudo que o preço do barril de ar puro não ultrapasse o triplo dos barris de crude, o que permitirá que o salário mínimo dê para respirar 2 semanas.

Nota 1: Foto retirada de uma genial curta metragem dos Monty Python chamada The Crimson Permanent Assurance.
Nota 2: Obviamente, todo o texto é ficção pura, incluindo o Plano Estratégico Nacional de Combate aos Fogos, que eu nem sei se existe. Aliás... espero mesmo que não exista! Pelo menos, se não existir, a catástrofe em que vivemos tem explicação. Se existe e deu nisto é deplorável!