quinta-feira, agosto 17, 2006

I'm in! Comboio connosco!

Se a emissão de CO2 fosse distribuida igualmente por todas as pessoas da Terra, cada pessoa emitiria em média anualmente, cerca de 3 toneladas de Co2. Tendo presente que aproximadamente 25% das emissões estão relacionadas (directamente ou indirectamente) com o transporte, aqui fica este gráfico com o número de quilómetros por ano a que cada um teria direito, em cada um dos principais meios de transporte.

Take a look.


Que não se vai deixar de viajar de avião por causa disso, parece-me óbvio. Mas menos óbvio parece-me o preço das viagens de avião comparativamente com as de comboio. Não deveria haver mais políticas de incentivo ao uso do comboio ou pelo menos taxas para os utilizadores do transporte aéreo, independentes do preço do vôo ou da companhia escolhida? Como as taxas de aeroporto, no fundo. Com um valor proporcional à extensão da viagem.

Porque quem paga estas emissões eu não sei, mas com o preço absurdamente baixo dos vôos, cheira-me que não é o consumidor.

E, secondo me, está mal.

4 Comments:

Blogger Delfim said...

E o burrito? Não tens gráficos com burritos?... :)

2:54 da tarde  
Blogger ttf said...

Gráficos não encontrei...mas neste link:

http://www.klorg.com/humor/burrito.html

Podem escolher ingredientes para um Burrito e o Vidente dos Burritos fala-vos de vós próprios...uma espécie de "Diz-me que burrito, dir-te-ei quem és"!

Parece-me bem...muito bem.

3:45 da tarde  
Blogger Ghibli said...

ena. vejo que ficaram sensibilizados com a questão...

3:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sem querer-me intrometer demasiado na questão... Espero que tenham noção que esses gráficos são um bocado para o faciosos... (nota: para quem não me conhece, desde já peço desculpa pelos erros ortográficos, a quem me conhece, já estaram habituados por este altura... :) )

De facto, as emissões deverão ser calculadas em primeiro lugar por passageiro km... Por exemplo, o comboio da linha do oeste, polui muito mais do que o da linha de Sintra... e nem é por ser diesel!! É por ir vazio!!

Nessas condições, um autocarro com motor de ultima geração é muitas vezes pouco mais poluente que o comboio... E se o autocarro for cheio e o comboio meio, então o autocarro é sem dúvida melhor!! Quanto ao carro, é igualmente discutivel... E não não estou a falar de veículos de hidrogénio... Peguem num prius, encham-no de gente, e vejam como a estatística fica bastante interessante!!

Quanto ao avião, peguemos no novo A380... O tal que se calhar vai ter que ser vendido às peças tipo monte você mesmo... Um avião desses, no longo curso, carregado de gente, tem poucas emissões per capita... é que os aviões poluem mesmo muito mas é essencialmente na descolagem... de resto até nem são maus de todo.... Cuidado com as estatísticas!!! O comboio nem sempre é assim tão verde..........

10:35 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home