quinta-feira, novembro 03, 2005

Em dia de chuva...

... nada melhor que recordar o Verão. Sobretudo para alguém, como eu, que passa o Verão todo a ansiar pelo Outono e a recordar como este é agradavelmente fresco... Não gosto é da chuva! (Com perdão dos agricultores e das Águas de Portugal. Passo a corrigir: gosto muito da chuva, mas gostava que chovesse, essencialmente, onde precisamos mesmo dela)

Foi isto que desencadeou o processo mental que me levou a, finalmente, pôr no FotoBlog QnM algumas fotos que dão uma ideia do que foi o meu périplo pela Itália e pela Croácia este Verão.

Muito rapidamente, as principais impressões desta viagem foram:

Bologna - a cidade mais vivível onde estive nos últimos anos (desde Valladolid que não tinha voltado a sentir tão nitidamente o "eu podia viver aqui", ou o "aqui vou ser feliz", que nos últimos tempos se tornou mais popular).

Dubrovnik - é uma cidade lindíssima, cuja visita recomendo vivamente, mas que sofre de excesso de turistas, com tudo o que isso acarreta (preços altos e ruas over-crowded). Ainda assim, é obrigatório visitá-la!

Hvar - ilha próxima de Split, com uma vida muito animada e interessante, onde se come muito bem e onde se descansa melhor ainda. Parece-me um excelente destino de relax e praia, para intervalar uns dias de turismo urbano mais intenso pelo resto do país, numa cidade muito bem cuidada em termos de património cultural.

Trieste - a mim pareceu-me uma pequena Lisboa. Organizada entre o mar e as colinas, com uma grande praça aberta para o mar, ruas comerciais à volta... Tudo very familiar. Interessantíssimo o conflito litoral/interior, em apenas alguns km de terra: no litoral, a população é claramente urbana, italiana e de direita; no interior, ou seja, no topo da montanha, as comunidades da minoranza falam esloveno, são bastante rurais e fechadas sobre si próprias e são marcadamente de esquerda, pró-Tito. É a herança cultural de um território que é como um pequeno braço de terra italiana dentro do território esloveno e que já chegou quase até meio da Croácia.

Foi uma boa viagem. Recordá-la faz-me pensar que não sei nem onde, nem quando, vão ser as próximas férias à séria... Não sei se deprimir-me por, aparentemente, estarem ainda tão longe, ou se alegrar-me por poder voltar a começar o processo de planeamento da viagem.

Acho que opto pela segunda: para mim viajar é um prazer que não se esgota em si mesmo, mas antes algo que começa quando nos pomos a pensar nas hipóteses de destino e que só acaba já bem depois de voltarmos, quando acabamos de entender e deglutir tudo aquilo por que passámos.

Comecemos, então!

Argentina?... Chile?...
Ásia?...
Voltar a ir Europa fora?...
...
...

Final alternativo by k., que aperfeiçoa o original e que eu subscrevo:

para mim viajar é um prazer que não se esgota em si mesmo, mas antes algo que começa quando nos pomos a pensar nas hipóteses de destino e que não acaba nunca, porque nunca acabamos de entender e deglutir por completo tudo aquilo pelo que passámos.

E é talvez por isso que é tão bom: Porque perdura.

4 Comments:

Blogger LN said...

Nova Zelândia, evidentemente...

4:18 da tarde  
Blogger Ghibli said...

versão alternativa:

para mim viajar é um prazer que não se esgota em si mesmo, mas antes algo que começa quando nos pomos a pensar nas hipóteses de destino e que não acaba nunca, porque nunca acabamos de entender e deglutir por completo tudo aquilo pelo que passámos.

E é talvez por isso que é tão bom: Porque perdura.

4:19 da tarde  
Blogger JTF said...

... hum... 'tá bem! Concordo! Vou publicar o final alternativo como adenda ao post!

5:42 da tarde  
Blogger Delfim said...

Subscrevo o movimento!

2:53 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home