terça-feira, outubro 18, 2005

Igualdade? Era o que mais faltava!

Que alguns grupos e corporações nacionais se sintam nos dias que correm lesados pela retirada de direitos, regalias e benesses eu até entendo ainda que na maioria dos casos não concorde. Infelizmente não faltam por aí situações de mamadeira mascaradas (e descaradas!) de honorabilidade. Que centrais sindicais e partidos políticos cujo objectivo é a defesa dos trabalhadores (todos) sejam contra a igualdade de direitos desses mesmos trabalhadores é que me custa a entender. É verdade que o sistema nacional de saúde e a segurança social não são famosos. Mas em vez de defender a manutenção de um sistema de castas, por que não exigir a melhoria dos sistemas de acesso universal? Para fazer a (necessária e óbvia) diferenciação de trabalhadores existem os salários. Os sistemas de apoio social não deviam ter como objectivo substituir-se ou complementar as políticas remunerativas. Eu entendo-os como mecanismos de apoio à doença, à velhice e às situações de maior fragilidade dos indivíduos que não deveriam olhar ao rendimento dos beneficiários. Aliás, não é por isso mesmo que há tanta gente contra os sistemas privados?

É que eu tenho ouvido cada coisa que até fico com os cabelos em pé. Gente de esquerda? A minha esquerda não é a que defende o seu tacho a todo o custo. A minha esquerda tem preocupações que vão além do interesse próprio. A minha esquerda é mais igualitária e menos classista e defensora do status quo. Não é isso a direita? A minha esquerda propõe soluções e não problemas. Tenho muita pena que tenhamos chegado a este ponto.