sexta-feira, outubro 01, 2004

A Tradição: Raízes e Sustentabilidade

Um grupo de cientistas fechou 5 macacos numa jaula, colocou no centro uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas.

Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas lançavam um jacto de água fria aos que estavam no chão.

Depois de um certo tempo, sempre que um macaco tentava subir a escada, os outros enchiam-no de pancada. Passado mais algum tempo, já nenhum dos macacos subia a escada, apesar da tentação ser grande.

Então, os cientistas substituiram 1 dos 5 macacos. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, sendo rapidamente retirado pelos outros, que o surraram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo desistiu de tentar subir a escada.

Um segundo macaco foi substituído, e passou-se o mesmo, tendo o primeiro substituto participado, com entusiasmo, na surra do novato.

Um terceiro foi trocado, e a história repetiu-se.

Um quarto e, finalmente o último dos veteranos foi substituido. Os cientistas ficaram, então, com um grupo de 5 macacos que, mesmo sem nunca ter tomado um banho frio, continuavam a bater nos que tentassem chegar às bananas.

Se fosse possível perguntar a um deles porque batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: "Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui..."

Bom dia!

P.S. Obrigado E.M.

1 Comments:

Blogger LN said...

Está-me a mim a parecer que queres levar um porradão de caixão à cova... Insurrecto!

12:10 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home