quinta-feira, outubro 07, 2004

A nova geração

Durante muito tempo a nova geração de “políticos” era sebastianicamente esperada como a única solução para Portugal poder sair do atoleiro em que aparentemente estava. Aparentemente, porque parece que agora consertaram a marcha-atrás.

Mas esta “nova geração” (Santana, Mexia, o meu amigo Morais Sarmento e outros que tal) conseguiu dividir o PSD e de que maneira!! Os mais-velhos começaram a demarcar-se dos mais-novos. Começou logo em Junho com as recusas de alguns ministros como a Teresa Gouveia ou a Ferreira Leite em participarem no novo governo e o pé-de-vento feito, entre outros, pelo Pacheco Pereira, pelo Marcelo ou pelo José Manuel Fernandes (uma petite provocação). Já se lhe vieram somar o Marques Mendes e, hoje à tarde, o Cavaco.

Os coitados dos mais-velhos não querem ficar colados à imagem destes tipos mais-novos mas parece-me que o PSD não volta a ganhar eleições antes de 2010 (ou 2014, aqui já depende do Sócrates) e nessa altura os mais-velhos já devem ter arrumado as botas a um canto. Excluem-se o Cavaco e o Marcelo, que pretendem ir para Belém antes disso.

Afinal, como é que se vai fazer a tal “transição geracional” no PSD? Quem vem aí? A JSD? Não se pode saltar mais um bocado?

Nunca apreciei por aí além o PSD mas isto preocupa-me. Eu não gosto de arrogantes. Mas trapaceiros, incompetentes e pessoas de mau carácter no governo do meu país é que se dispensam mesmo.