segunda-feira, outubro 23, 2006

Indignações

Ontem houve um Sporting-Porto.

Empatámos... podiamos ter ganho... podia ter sido expulso não sei quem... whatever. Isso é conversa para o café, que eu estou disposto a ter no café com quem quiser.

No entanto, ontem aconteceu algo que eu considero substancial e que, infelizmente, a maior parte das pessoas considera tão normal que nem se apercebeu.

Ontem a equipa do FC Porto subiu ao relvado enquanto na instalação sonora passava, para gáudio das massas, o "cheira bem, cheira a Lisboa"! Ora, dado o contexto, isto foi uma recepção claramente ofensiva e, digo eu, fomentadora de comportamentos xenófobos. Que os energúmenos das claques passem o jogo todo a insultar «tripeiros» e «lampiões», estejam eles ou não em jogo, parece-me um fenómeno mais ou menos incontrolável, agora que o clube, oficialmente, entre no mesmo tipo de linguagem (ao mesmo tempo que diz às claques para não o fazerem), parece-me inqualificável!

Eu, enquanto indivíduo, senti-me profundamente envergonhado com este acontecimento, com o qual estou necessariamente implicado em termos colectivos. Foram os sportinguistas que puseram a música e a entoaram em coro.

Imagino os sportinguistas residentes no Porto...

E o mais grave é mesmo que isto, provavelmente, passe em claro e pareça normal a toda a gente...

O racismo é burrice mas o mais burro não é o racista
É o que pensa que o racismo não existe
O pior cego é o que não quer ver
E o racismo está dentro de você
Porque o racista na verdade é um tremendo babaca
Que assimila os preconceitos porque tem cabeça fraca
E desde sempre não para pra pensar
Nos conceitos que a sociedade insiste em lhe ensinar
E de pai pra filho o racismo passa
Em forma de piadas que teriam bem mais graça
Se não fossem o retrato da nossa ignorância
Transmitindo a discriminação desde a infância
E o que as crianças aprendem brincando
É nada mais nada menos do que a estupidez se propagando
Qualquer tipo de racismo não se justifica
Ninguém explica
Precisamos da lavagem cerebral pra acabar com esse lixo que é uma herança cultural
Todo mundo é racista mas não sabe a razão
Então eu digo meu irmão
Seja do povão ou da "elite"
Não participe
Pois como eu já disse racismo é burrice
Lavagem Cerebral - Gabriel O Pensador