terça-feira, julho 11, 2006

Mails de serviço público

Feira do livro electrónico

A não perder esta iniciativa de 4 de Julho a 4 de Agosto.

São cerca de 330 mil obras em formato digital, em mais de 100 línguas, que poderão ser descarregadas gratuitamente, no âmbito da Feira Mundial do Livro Electrónico. O projecto começa no dia 4 de Julho e prolonga-se durante um mês. A feira assinala, este ano, o 35º aniversário da colocação do primeiro "e-book" (livro electrónico) na Internet. Tratava-se da "Declaração da Independência dos Estados Unidos", disponibilizada pelo fundador do Projecto Gutenberg, Michael Hart. O projecto, criado em 1971, tornou-se numa biblioteca universal de versões "online" de livros que já existem fisicamente.

Os livros electrónicos estão disponíveis gratuitamente, não pretendendo atropelar os direitos de autor. Há obras de domínio público, textos cujos direitos autorais expiraram, e outros que são autorizados a publicar pelo próprio autor.

A Feira Mundial do Livro Electrónico, que pretende "reduzir a ignorância e o analfabetismo", é organizada pelo Projecto Gutenberg e pela World eBook Library, uma das maiores bibliotecas digitais.