quinta-feira, janeiro 19, 2006

Quem é o mais forte?

Todos nós conhecemos bem aquelas perguntas que já todos fizemos, enquanto crianças, do género «quem é que é o mais forte? o a ou o b?» ou «se o x e o y lutassem, quem é que ganhava?».

Ontem, no Discovery Channel, vi um programa feito por uns putos já grandinhos, mas ainda com a mesma atitude («o meu é que é o mais forte! vou-te ganhar!») que as crianças de 10 anos, mas com muitos mais meios à disposição e que com as suas experiências dão todo um novo significado e dimensão a estas questões!

Começam por identificar dois animais para o duelo. Depois dedicam-se a estudar as suas características para alimentar o modelo (pontos fortes, pontos fracos, técnicas, etc.), constroem versões mecânicas dos bichos para reproduzir e estudar alguns movimentos e, finalmente, constroem o modelo virtual que lhes permite simular o combate (muitas vezes improvável) entre as espécies escolhidas.

Ontem foi a vez do Tubarão Branco (modelo mecânico na foto) defrontar o Crocodilo de Água Salgada. Apesar de todo o potencial do tubarão, o crocodilo também tem os seus pontos (muito) fortes, como o facto de dar uma dentada com uma força de 1700 e tal quilos por cm2 em cerca de 0,4 segundos (contra cerca de 700 kg/cm2 do tubarão). A luta foi renhida, mas o tubarão acabou por ganhar (toma! eu estava pelo tubarão!), graças à melhor adaptação ao meio - o crocodilo, apesar da extraordinária adaptação ao mar, precisa de vir cá acima respirar -, mas ainda assim, ficou sem uma barbatana!


Ao que parece, isto faz parte de uma série de documentários chamados Animal Face-Off, que ainda por cima tem um jogo aqui, onde podemos nós pôr alguns animais frente a frente e saber quem é que ganharia!

2 Comments:

Blogger Nuno M Almeida said...

Questão bem levantada!

Nuno MA
http://www.arte-de-opinar.blogspot.com/

7:05 da tarde  
Blogger JTF said...

Ontem o hipopótamo ganhou ao tubarão touro!

11:41 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home