sexta-feira, outubro 21, 2005

O retorno de Cavaco

Goste-se ou não, Cavaco está muito perto de limpar as presidenciais à primeira volta. Está-o por duas razões fundamentais. A primeira é porque corresponde exactamente ao que os portugueses querem para a presidencia da República – fez o trabalho de casa e apresenta-se como o tipo que sabe de finanças, que não vai fazer cair nenhum governo só porque é da oposição, que não tem qualquer filiação com o partido, que até usa gravata vermelha quando é necessário, que sabe o que é a necessidade de estabilidade e que aposta, logo no discurso de abertura, nos jovens porque sabe que é o target onde tem menos apoiantes. A segunda razão prende-se com o facto de à esquerda não haver nada de novo – Soares está velho (e o povo compreende isso), Alegre é um idealista que escreve muito bem (já para presidente...), Jerónimo e Louçã esperam apenas o timming certo para desistirem em simultâneo.

O povo não é burro. Vota quando tem de votar em quem é melhor ou, pelo menos, menos mau. Santana é disso um exemplo – quando foi necessário pôr o Santana a andar o povo votou em Sócrates. É, claramente, este o caso. O povo compreende que para o país, mas até para Sócrates, é preferível ter Cavaco como presidente do que ter Soares e estou certo que o vão demonstrar nas urnas.

Eu vou votar em branco.

9 Comments:

Blogger JTF said...

Então não ias votar no Manuel João?

11:25 da manhã  
Blogger JTF said...

Reli e não percebi outra vez: se eu votar noutro gajo sou burro?

11:54 da manhã  
Blogger LN said...

1 - o problema do Manuel João é que tende a não ter as assinaturas necessárias.

2 - não, claro que não. Só que acho que o povo tende a votar no menos mau (não é burro, o povo, no sentido de saber qual é o melhor candidato). Isso não quer dizer que tu não possas votar num mau candidato.

12:16 da tarde  
Blogger LN said...

Aliás, nota que eu vou votar em branco (que também se enquadra na onda do 'outro gajo').

12:20 da tarde  
Blogger LN said...

E que, claro, não me considero burro... (pelo menos em demasia)

;-)

12:21 da tarde  
Blogger Delfim said...

Existe um perigo na messianização de Cavaco: ficarmos convencidos que ele vai resolver todos os problemas e que nós não vamos precisar também trabalhar no duro e fazer sacrifícios para ultrapassar esta conjuntura complicada.

Só não percebo a transição da tua análise, para o voto em branco... Alergia às 'massas'?...

12:45 da tarde  
Blogger LN said...

Lá porque eu ache que o Cavaco seja o menos mau de todos os que se perfilam, não quer dizer que eu ache que alguém que ele seja um bom candidato a PR. Daí o voto em branco - serve para mostrar que nenhum dos candidatos me serve.

12:49 da tarde  
Blogger tinyGod said...

Com uma Ode destas a Cavaco, podias terminar com a "cereja em cima do bolo" e depositar a tua confianca no seu primeiro mandato.

Era pelo menos um pouco mais coerente! :-)

1:22 da tarde  
Blogger LN said...

Repara que nem sempre o menos mau é alguma coisa de jeito... Como neste caso.

2:19 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home