quinta-feira, julho 07, 2005

ipsis verbis

Hoje somos todos ingleses

Um dos maiores perigos da guerra que está em curso são as pausas. Somos tentados a pensar que estamos em fase de tréguas e de repente os filhos da puta atacam. Essa falsa sensação provoca adormecimento e tolerância perante não só o inimigo, mas também com os seus aliados que vivem entre nós e que entre dois whiskies descobrem razões para estes actos de guerra.
Só podemos ser tolerantes com outros modos de vida quando não pretendem pôr em causa o nosso. Estamos em guerra e quem neste momento não está connosco, está contra nós.

[Pedro Marques Lopes]

n'O Acidental


Não tenho dúvidas que os assasinos que fizeram isto não merecem qualquer compaixão, compreensão ou qualquer outra coisa boa. Como não mereceram aqueles que perpetraram o 9/11 em Nova York e o 11-M em Madrid.
No entanto este 'nós' é que não estou muito bem a ver quem é que é.
Eu não estou em guerra, e portanto acho que estou contra esse 'nós' - as guerras travam-se entre nações. Mesmo que sejam árabes por trás destes bárbaros ataques, eu continuo a não estar em guerra com o mundo árabe. Estou, certamente, no encalço das organizações terroristas, sejam elas de onde forem, venham elas por onde vierem (esquerda, direita, extremas ou centro).