terça-feira, julho 12, 2005

Economia e ambiente

Uma economia só é sustentável a prazo se for ecologicamente equilibrada.

Isto tanto é verdade se olharmos para o problema do ponto de vista de um ecologista, como se o fizermos do ponto de vista do contabilista. Porquê?

O défice da balança comercial com os países fora da União Europeia agravou-se 34,7 por cento, para 2159,4 milhões de euros, entre Janeiro e Maio de 2005, face a período homólogo, devido, principalmente, ao efeito da importação de combustíveis mais caros que há um ano, refere hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

As importações aumentaram 14,7 por cento, para 4469 milhões de euros, em virtude do forte aumento (mais 57,7 por cento) das compras de combustíveis minerais, enquanto as exportações registaram um crescimento de apenas 0,7 por cento, para 2309 milhões de euros.

Portugal tem uma frente de Mar muito significativa, tem alguns rios com bons caudais, tem Sol todo o ano e tem Vento suficiente para poder pensar em explorá-lo. As fontes de energia renováveis existem e permitem-nos gozar de uma independência face às flutuações do preço do petróleo bastante confortável. Para isso é necessário que exista uma estratégia para as explorar.

Nos próximos dias vamos tentar voltar a este tema, para aprofundar como poderiamos explorar cada uma destas fontes de energia e para tentar perceber os tipos de aplicação possíveis e que impactos é que daí poderiam advir.