quinta-feira, março 17, 2005

República das Bananas (pequeninas... as bananas grandes são Colombianas...)

Presidente do parlamento madeirense cede às pressões do PSD

PSD-Madeira abandonou os trabalhos parlamentares para evitar debate sobre
lei eleitoral
......................
Após suspensão do plenário para uma reunião da conferência de líderes parlamentares, Mendonça cedeu às pressões do PSD, cujo chefe de bancada, Jaime Ramos, abandonou aquele reunião convocada para ultrapassar o impasse. Em vez de usar a competência regimentalmente conferida à mesa, Mendonça submeteu a votação o pedido de correcção da ordem de trabalhos, obviamente rejeitado pela maioria, sem permitir aos outros partidos qualquer declaração de voto. "O senhor presidente não cumpre o que está no regimento, mas faz cumprir o que nele não está", acusou José Manuel Rodrigues (PP).
......................
o presidente do parlamento - que na Madeira passou a ser eleito por sessão legislativa, e não por legislatura, como nos restantes parlamentos, a partir do momento em que o primeiro presidente, Emanuel Rodrigues, procurou conduzir os trabalhos com isenção e independência - cedeu às pretensões do PSD, que quer protelar o debate do sistema eleitoral para avançar com a aprovação do projecto de revisão do Estatuto Político-Administrativo onde persiste em incluir, contrariando a jurisprudência do Tribunal Constitucional, as normas sobre o sistema eleitoral.
......................
Os sociais-democratas recusam o círculo único ou círculo regional de compensação, previsto na Constituição e defendido pelos outros partidos para melhor fazer corresponder as percentagens dos votos às dos mandatos, aceitam a redução do número de deputados para o mínimo de 41 (o que pode levar à exclusão de representantes do PCP e BE no futuro parlamento), mas alteram a configuração dos actuais 11 círculos concelhios agrupando-os em apenas seis, de modo a manter as distorções de que, em violação dos princípios de representação proporcional e de igualdade, têm beneficiado desde 1976.
Numa sessão verdadeiramente caótica, os partidos da oposição acabaram por retirar, uma a uma, todas suas as outras iniciativas, de modo a permitir o debate sobre a alteração do sistema eleitoral que, segundo a Lei Constitucional, deverá ser apresentada à AR até 18 de Abril. A sessão plenária prossegue hoje.
Comentários adicionais parecem-me perfeitamente desnecessários...