sexta-feira, fevereiro 11, 2005

Citando VPV

Estou há horas num grande dilema sobre se escrever isto ou não...

A verdade é que estou cansado de falar de Santana Lopes e que deixou de ser desafiante criticá-lo, por ser tão fácil...

Além disso, a cada dia que passa estou mais convencido que a crítica começa a ter o efeito contrário e, cada vez mais, a ajudar Santana a fazer o que ele mais gosta e aquilo em que ele é melhor: vitimizar-se e ganhar votos com isso!

No entanto e porque é um daqueles raríssimos momentos em que eu me identifico com algo escrito por Vasco Pulido Valente, aqui ficam, em jeito de celebração do momento, uns excertos seleccionados do artigo de hoje e o respectivo link. Se eu (por absurdo) fosse do PSD, estou certo que seria assim que eu estaria a pensar neste momento:

...
está ou não um militante ou dirigente de um partido, com muita ou pouca influência, obrigado a votar nele e, mais do que isso, a sustentar e apoiar qualquer política desse partido e qualquer candidato a primeiro-ministro, que o partido resolva apresentar? Ou, por outras palavras, quando um indivíduo se inscreve num partido, abdica por esse facto do seu juízo independente e da sua liberdade de acção, mesmo nas circunstâncias mais graves?
...
Santana levou o PSD para um populismo que nega tudo, quase tudo, o que ele até agora foi. Não chega isto para lhe fazer uma oposição pública e tentar que ele sofra uma derrota definitiva e clara em 20 de Fevereiro, permanecendo fiel, e porque se permanece fiel, ao PSD "histórico"?
...
Não vale a pena insistir no descrédito pessoal de Santana Lopes e, no descrédito, que ele naturalmente trouxe ao Governo e, por implicação, ao país. Basta imaginar o futuro do PSD com ele à frente. Para primeiro-ministro (uma hipótese absurda) já não tem, e de facto nunca teve, a autoridade e o prestígio, que o tornem aceitável ou, pelo menos, respeitado. O circo iria fatalmente continuar.
...
A lógica aconselha, portanto, um militante ou dirigente do PSD a não sustentar ou apoiar Santana e a não votar PSD. Parece paradoxal, mas não é. Nestas coisas não são raros comportamentos suicidas. Muitos partidos morreram por espírito partidário. O PSD não precisa de um "bom" resultado em 20 de Fevereiro, precisa de um resultado que o livre de Santana. E precisa de perceber isso a tempo.

Disse! E disse bem, digo eu!...

6 Comments:

Blogger tinyGod said...

O artigo é forte, pela simplicidade da lógica apresentada… Resta saber se:

Primeiro, os factos apresentados para defender essa lógica são totalmente objectivos e desprovidos de sentimentos anti-Santana.

Segundo, pergunto se votar no PSD será votar no Santana Lopes. Ou será que ainda se pode votar no PSD sem que isso represente uma linearidade de apoio incondicional a Santana. O PSD é muito mais que o seu líder e nunca se esgotará por “comportamentos suicidas”.

Por último, questiono-me sobre se Portugal precisa de um PSD com força na próxima legislatura ou se pode abdicar disso para “limpar” o seu líder.

...

8:04 da tarde  
Blogger mfc said...

Olha... aproveita o gozo, que ele vai desaparecer em breve!

10:51 da tarde  
Blogger mjm said...

A pastorinha foi para outros poisos e o homem não se sentiu c forças... Lá se fica sem crónica de costumes até o homem se recompor... E logo um homem que sente, um homem que sonha... tss tss

11:41 da tarde  
Blogger JTF said...

tiny: o importanto no artigo é precisamente o que abordas no segundo ponto. é possível votar psd sem apoiar santana, no entanto, o que o vpv defende é que apesar de possível é errado! e indesejável! a bem do próprio psd...

mfc: isto tinha que ter um lado menos positivo... lá teremos que pensar mais para escrever qualquer coisa...

mjm: AHAHAHAHAHAH....

12:11 da tarde  
Blogger Delfim said...

Pois, pois... Tenho impressão que com este discurso quem acaba por sair beneficiado é o CDS, que à custa do PSD se arrisca a ter uma excelente votação...

2:30 da tarde  
Blogger JTF said...

Concordo, Delfim. Essa é de facto a consequência mais lógica e provável deste raciocínio. E é um cenário bastante provável.

2:40 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home