segunda-feira, janeiro 24, 2005

O Socialismo Coreano e o Cabelo

O texto é todo ele tão significativo que nem me atrevo a cortá-lo. Vai na íntegra, mesmo! Ah: e também não o vou comentar! Palavras para quê?...

Cabelos Longos Prejudicam Gravemente o Regime da Coreia do Norte
Por JOÃO PACHECO
Segunda-feira, 24 de Janeiro de 2005

Imagine-se um país onde cabelos compridos são sinónimo de subversão. Nesse país a vida pode tornar-se complicada para qualquer cidadão menos frequentador de barbeiros ou cabeleireiros.

O país anti-cabeludos poderia ser o Afeganistão pós-talibã, mas de facto faz parte da lista dos "postos avançados de tirania" mencionados pela secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice: Coreia do Norte.

Para o regime do "Querido líder" Kim Jong-Il, o mais recente inimigo é o homem de cabelos compridos. Rádios, televisões e jornais oficiais denunciam indivíduos apanhados em público com cabelo fora da norma: homens com cabelo que ultrapasse cinco centímetros são considerados imorais. Salvo se tiverem mais de 50 anos e forem possuidores de uma careca, nesse caso merecerão o direito à inflação de cinco para sete centímetros de cabelo. Num programa televisivo são usadas imagens obtidas com câmara oculta em vários locais da capital, Pyongyang: na rua, num estádio, num barbeiro, numa paragem de autocarro, num restaurante e numa loja. Naquele programa, "Senso Comum", são dados os nomes e as moradas de alguns homens apanhados em flagrante com cabelo demasiado longo. O objectivo mediático consiste em humilhar cabeludos em particular para passar a mensagem a toda a sociedade.

A Coreia do Norte tem preocupações políticas muito próprias. Como é dito no programa televisivo "vestindo em sintonia com as emoções e o gosto do nosso povo", a aparência de um indivíduo está relacionada com a sua "ideologia" e o seu "estado mental." Por isso, acrescentam: "Uma aparência arrumada é importante para repelir as manobras dos nossos inimigos, que querem infiltrar ideias capitalistas corruptas." Até porque é necessário "estabelecer o estilo socialista da era do exército."

Na campanha mediática do Governo norte-coreano é ainda defendida uma teoria original: o cabelo longo tem efeitos prejudiciais para a inteligência. O cérebro dos cabeludos pode ser afectado, já que os nutrientes gastos pelo cabelo demasiado longo roubam a ração de energia que caberia ao cérebro. Mas mesmo sem referir a inteligência de Einstein ou dos membros do "Clube de Cientistas com Cabelo Abundante e Solto", há ainda um facto difícil de explicar: não consta que o próprio "Querido líder" tenha aderido à ideia de cortar o cabelo.

1 Comments:

Blogger Delfim said...

Esse artigo é simplesmente fantástico!!!

Relativamente ao teu último parágrafo ... estará o grande líder a sacrificar-se pelo seu povo, sujeitando-se ele próprio ao uso do cabelo comprido, permitindo o seu estudo, em prol do avanço da ciência e do bem estar do seu querido povo? Ou estarão muito discretamente a instalar-se dissidentes no regime, os quais desta forma subtil denominam o seu líder de imoral?...

5:32 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home