segunda-feira, janeiro 17, 2005

Lisboa na vanguarda

O suplemento de Economia do Público de hoje conta-nos que "a juventude pobre britânica adoptou o padrão clássico da Burberry, fazendo mossa na imagem e nas vendas da marca."



" (...) a adopção do padrão beije com riscas brancas, pretas e vermelhas feita por esta juventude suburbana britânica, branca, pobre, com baixa formação académica e aparentemente sem quaisquer perspectivas de emprego (uma espécie de derivados de Eminem sem milhares de milhões de discos vendidos) terá tido a sua influência negativa. (...) O desafio agora lançado à Burberry é, também, um desafio de comunicação, dado o potencial de calamidade que o apadrinhamento feito pelos "chav" pode trazer a uma marca de elite. Com as suas calças de fato-de-treino e ténis e inúmeras peças de joalharia dourada barata e pelo menos uma tríade de peças com o padrão clássico da Burberry - tudo envergado ao mesmo tempo -, eles são a pura antítese da imagem da marca que assenta em fotografias de aristocratas e sofisticadíssimas 'top models' em piqueniques ou em animadíssimas festas em belas casas de campo."

Nas ruas de Lisboa o padrão da Burberry já em 1999 era mais popular que as velhotas vestidas de negro. Neste momento está fora de moda mesmo entre o pessoal que compra na Praça de Espanha. Mas parece que só em 2004 é que chegou a Londres.

A malta da contrafacção portuguesa está na vanguarda. Sampaio, parece-me que devias ter levado uns quantos à China.