quarta-feira, agosto 11, 2004

O valor da História no trabalho de Prospecção

Se há coisa que é geralmente aceite acerca do valor de estudar a História é que a partir dela podemos colher ensinamentos para o futuro.

Esses ensinamentos podem ser usados de várias maneiras, nomeadamente para corrigir erros ou para melhorar o que de bem se fez. Outras duas hipóteses frequentemente verificadas são ignorar a História ou optar por incorrer deliberadamente nos mesmos erros, apesar dos sinais em contrário.

Os factos revelados na notícia que acabo de ler parecem englobar-se numa destas duas últimas hipóteses (pelo menos eu quero pensar que eles não acham que isto seja uma das duas primeiras hipóteses...):

O Pentágono pediu ao Congresso dos EUA o desbloqueamento de um fundo de 500 milhões de dólares para armar uma rede de "milícias amigas" em todo o mundo, com o objectivo de repelir as forças consideradas inimigas.

Depois dos investimentos feitos nas décadas de 60, 70, 80 e 90 em alguns dos personagens mais afáveis da História (como Pinochet, Noriega, Bin Laden, os Talibans ou Saddam Hussein), desta vez vão avançar para o apoio massivo a milícias de todo o mundo!

No passado os investimentos eram mais focalizados em grupos específicos, com áreas de acção bem delimitadas. Hoje, talvez condicionados pelo fenómeno da globalização, preferem generalizar os apoios a todas as "milícias amigas", de forma a garantir que surgirão nas próximas décadas personagens tão ou mais marcantes como os que surgiram nas décadas anteriores.

Os critérios de atribuição destas ajudas não foram divulgados, nem foram ainda indicadas quais as forças ou as zonas geográficas que serão privilegiadas. No entanto, uma coisa é certa: mais tarde ou mais cedo essas milícias passarão de amigas a inimigas e outras serão armadas para as combater (ver ex. Taliban - Aliança do Norte ou o conflito Irão - Iraque).

Entretanto, as empresas de armamento norte-americanas já devem ter interrompido as férias de Verão para refazer os planos de negócio e replanear a produção...

1 Comments:

Anonymous kizin said...

=D

1:08 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home