segunda-feira, setembro 04, 2006

Porque são as guerras inevitáveis?

“Não quero ver um único milionário feito nos Estados Unidos à custa da guerra, aproveitando-se deste desastre mundial.” As palavras do Presidente Franklin Roosevelt, à medida que os Estados Unidos entravam na Segunda Guerra Mundial. marcavam com uma ameaça o tom da participação americana.
Premonitórias palavras:
Guerras do século XXI garantem lucros recorde a empresas americanas
Pentágono distribuiu 269 mil milhões em contratos no ano passado.
Os Estados Unidos são, acima de tudo, um país subordinado aos princípios do mercado. Por isso mesmo, nas guerras no Afeganistão e no Iraque, em vez de confiar na lenta burocracia federal, a Casa Branca optou por confiar em empresas privadas para fornecer serviços, garantir a reconstrução e apoiar as tropas no terreno.
...
... a esmagadora maioria do dinheiro despendido desta forma por Washington tem ido directamente para meia dúzia de grandes empresas, como a KBR, uma subsidiária da Halliburton. Segundo Christian Miller, estas grandes empresas têm demonstrado uma enorme capacidade de “ineficácia, desperdício e incompetência”. Miller conta que a KBR facturou ao governo americano 200 milhões de dólares em refeições que nunca foram servidas e cobrou gasolina importada a 2,64 dólares por galão, ao mesmo tempo que uma agência do Departamento de Defesa estava a fazer exactamente o mesmo por menos de metade do preço. A KBR cobrou também 617 mil dólares para fornecer refrigerantes a 2500 soldados (à razão de 247 dólares por cabeça). Por outro lado, em 2005, os contratos do Pentágono renderam ao sector privado 269 mil milhões de dólares, contra 143 mil milhões em 2000.
...
... os directores-gerais que mais lucraram desde 11 de Setembro foram o da United Technologies (200 milhões de dólares), da Lockheed Martin (50milhões) e da Halliburton (49 milhões). Muito, se considerarmos que a ajuda europeia para a reconstrução do Líbano, aprovada esta semana pela UE, se cifra em 42 milhões de dólares.
por Nuno Guerreiro, em Nova Iorque, in Diário Económico, hoje
Afinal, para que é que andamos nós a gastar dinheiro com o ICEP, a API e outros que tais? Se eu mandasse punha todas essas funções em outsourcing no Pentágono: está mais que demonstrado que, apesar de estatal, o Pentágono é super-eficiente!