quarta-feira, agosto 17, 2005

Perguntas de nível zero (para as quais não tenho resposta)

1 - É tecnicamente possível reduzir a área ardida todos os anos em Portugal? Se sim, são necessários mais meios? Se sim, quanto custariam estes aos cofres estatais? Quais as medidas necessárias para implementar as acções necessárias a este objectivo?

2 - Qual o balanço do estado actual? Ganha-se ou perde-se dinheiro com os incêndios? Quem ganha e quem perde?

3 - Os fogos têm origem maioritariamente criminal? Se sim quem os mandatários? E qual o seu lucro?

4 - Quais as consequências a curto, médio e longo prazo dos fogos do ponto de vista económico, ambiental e de condições de vida humana e animal?

5 - Porque é que nenhum governo, desde que eu me lembro, fez a ponta de um corno (perdoem-me a linguagem) para inverter esta situação? Qual o lobby por trás de tudo isto?

6 - Quais os passo necessários a dar pela sociedade civil para que se consiga reverter esta situação, caso se note ser de relevância para o desenvolvimento a sobrevivência de Portugal?

Desde já grato por todas as contribuições que aqui cheguem,

LN

1 Comments:

Blogger Miguel Pinto said...

O que mais me chateia é que podemos já começar a fazer apostas para a área a queimar no próximo ano. Se tivéssemos previsões meteorológicas até os dias já sabíamos. Não se vai fazer nada, já se sabe. Este fds estive no Douro e até metia dó.

Não sei que te diga. Se a área ardida em Portugal é, em termos relativos (e até absolutos!!!) superior à de outros países com condições semelhantes (Espanha, França, Itália, Grécia) é porque alguma coisa corre mal aqui a ocidente...

11:33 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home