sexta-feira, agosto 05, 2005

A Bolsa para leigos

Lição 1

1 de Junho de 2005
Facto: Grupo PT, que é um grupo cujo core business são as telecomunicações, anuncia nova fase da estratégia de 3G da TMN, que implica o aumento do investimento em tecnologia e dos custos de angariação de clientes, com o objectivo de acelerar a cobertura do território e de atingir 1 milhão de clientes 3G no final de 2006.

2 de Junho de 2005
Consequência: Acções da PT caem mais de 5% para menos de 8€ (aqui e aqui).

Moral da Estória: Para os investidores, a perspectiva de que uma empresa aplique os seus recursos presentes no desenvolvimento do negócio, procurando aumentar o benefício futuro é mau.

Lição 2

2 de Agosto de 2005
Facto: No decurso do processo «Mensalão», o deputado Roberto Jefferson implicou a PT no caso (aqui a notícia com o desmentido da PT).

5 de Agosto de 2005
Consequência: Acções da PT sobem mais de 1% e são o principal impulsionador do PSI-20.

Moral da Estória: Para os investidores, a perspectiva de que uma empresa aplique os seus recursos presentes no desenvolvimento do negócio, procurando aumentar o benefício futuro é bom.

Nota: esta análise é independente de qualquer opinião sobre a culpabilidade ou inocência da empresa. Isso é com os tribunais... Pretende-se apenas caricaturar o que interessa e o que não interessa aos mercados...

3 Comments:

Blogger Delfim said...

O mercado considera porventura que o investimento em deputados brasileiros garante um retorno melhor que o investimento em novas tecnologias... :o))

3:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

3:47 da tarde  
Blogger JTF said...

O comment anterior, em que um anónimo americano colocou um número de telefone para vender títulos de MBA, Doutoramentos e Mestrados foi removido por motivos óbvios.

A liberdade de opinião no QnM é total.

A venda da banha da cobra é que não está autorizada, excepto se for meramente intelectual e gratuita (podem tentar impingir pontos de vista absurdos, desde que não cobrem por isso, mas não podem montar aqui uma banquinha com o vosso negócio).

Em suma, tudo tem limites! Estou certo, todos entenderão a ocorrência.

5:57 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home