sexta-feira, maio 06, 2005

Os pequenininhos problemazinhos que emperram o país

Acabei de fazer seguir esta queixa dupla para o serviço de atendimento ao cliente da CP.



Tive de viajar ontem entre Lisboa e Aveiro. Comprei os bilhetes com três dias de antecedência mas na véspera da viagem fiquei a saber que teria de passar noutros sítios, sendo o automóvel o único meio a permiti-lo. Desloquei-me então à estação de Entrecampos para pedir o reembolso dos bilhetes.

QUEIXA 1
Surpresa: teria de ir à Estação do Oriente, onde os havia adquirido, para conseguir o reembolso. Ou seja, a comodidade que a viagem de comboio supostamente me iria permitir transformou-se num transtorno imenso (cerca de uma hora para trás e para a frente). O sistema informático da CP não é o mesmo em todas as estações? Que razão justifica este procedimento? O objectivo é fazer os clientes desistir de pedir o reembolso?

QUEIXA 2
O trajecto entre Entrecampos e o Oriente obriga à compra de um bilhete próprio uma vez que o meu passe para Lisboa não é válido nesse percurso. Mas que se passa? Como querem que as pessoas utilizem os transportes públicos se é tão complicado? Por que não avançar para uma integração tarifária completa e potenciar as sinergias existentes entre as várias redes de transporte existentes em Lisboa?


A CP tem feito um grande esforço de melhoria dos serviços mas parece que ainda falta tomar algumas medidas importantes (e simples!).