terça-feira, maio 03, 2005

Transfusões de sangue aprovadas em Espanha

O parlamento espanhol votou ontem por uma maioria de 178 votos contra 136 (15 abstenções) a lei sobre transfusões de sangue. Espanha torna-se assim no terceiro país a nível europeu a autorizar as transfusões de sangue.

Esta era já uma reivindicação antiga das associações espanholas reunidas em torno do movimento “Dar Sangue é dar vida” e constava no programa eleitoral do recente governo espanhol. "Uma medida histórica, há muito reivindicada pela maioria da sociedade, que coloca Espanha na vanguarda da luta pela vida", afirmou o primeiro-ministro do país vizinho.

No entanto, a medida está longe de ser pacífica. A Associação das Testemunhas de Jeová espanhola manifestou o seu profundo desagrado, classificando a medida como “contra-natura e promíscua, mesmo aberrante” sendo mais um passo no sentido da desagregação da sociedade. As Testemunhas de Jeová devem "abster-se de sangue", reforçou o porta-voz da Associação, apelando ainda “à insurreição da classe médica contra esta medida reveladora da decadência civilizacional em que o mundo ocidental se encontra, um mundo cada vez mais individualista e egoísta, onde o relativismo vai avançando e arrasando a verdade absoluta e a vontade de Deus”.

NOTA: Esta história absurda teria cabimento num continente europeu dominado por uma outra crença/interpretação religiosa. Vem isto a propósito da recente (cada vez menos) escolha de um papa ayatóllico. Espero poder desenvolver um pouco mais o meu raciocínio em breve.